
A população de Baião está em festa nesta quarta-feira (30). O município, originário de um povoado fundado em 1694 pelo português e sesmeiro Antônio Baião, completa hoje 325 anos de existência. Como em 30 de outubro de 1779, o capitão-general e governador Fernando da Costa de Athayde Teive deu ao lugar o nome de Baião, em homenagem ao fundador, a data oficial da cidade passou a ser 30 de outubro.
Em 1833, o conselho do governador da Província, nas sessões de 10 a 17 de maio, promulgou uma resolução elevando a localidade à categoria de vila, recebendo a denominação de Nova Vila de Santo Antônio do Tocantins.

À época, o município era o maior do Estado. Tinha grande extensão territorial, indo das cercanias de Cametá até os limites onde hoje se localiza Marabá. Baião fica a uma altitude de 30 metros, com população estimada em 46.416 habitantes (Censo do IBGE de 2018). Possui área de 3.758,273 km², ficando a 240 km de Belém.
Desde 1979, o aniversário da cidade é comemorado no dia 30 de outubro com grande festa popular na praça principal da cidade, em frente à igreja do padroeiro, Santo Antonio.

Baião é um dos mais antigos municípios do Pará e um dos mais importantes do Baixo Tocantins, localizado às margens do rio. Com uma população simples, formada em grande parte por pescadores e pequeno agricultores, a cidade mantém um jeito rústico e bucólico. Praias, igarapés e ilhas são alguns de seus encantos mais apreciados.

- Baião foi um dos maiores municípios do mundo, tendo uma extensão maior que países como a Holanda, por exemplo. Cidades como Marabá, Mocajuba, Tucuruí e Conceição do Araguaia fizeram parte do território baionense antes dos processos de emancipação.
- Baião foi o segundo município do Pará a ter água encanada, instalando seu sistema logo após a implantação na capital, Belém. Uma caixa d’água histórica pode ser visitada ao lado do mercado municipal, na estrada da Encanação.
- Baião é um dos municípios paraenses com maior número de remanescentes de quilombos, tendo comunidades (Umarizal, Matacurá, Joana Peres, Calados e Arequembaua) que preservam a cultura dos seus antepassados.
- Baião tem o terminal mais moderno e funcional da região, construído em 2010 e inaugurado em 2011. Possui também a Unidade de Educação Infantil mais moderna da região.
- Não há certeza quanto à origem do nome ‘Baião’. Pode ter sido escolhido por ser sobrenome de seu fundador ou porque Antonio Baião era natural de Baião, em Portugal.
Parabéns ao mais importante filho e embaixador do Botafogo, em Baião !!!!
CurtirCurtir