12 comentários em “Entreouvido no Congresso…

  1. Com o fim do financiamento privado (pessoas jurídicas) das campanhas políticas, o que vai mudar é só o preço da malfeitoria e o momento oportuno do pagamento. Agora, deixará de haver a “taxa cinema” onde havia o pagamento antecipado. E as tais mp’s cujo motivo inspirador das respectivas edições estão sob investigação, servem de forte indício.

    Com o financiamento público surge um enorme descabimento: o cidadão que já paga o salário dos parlamentares para que estes “parlamentem” em prol de uma minoria detentora do poder econômico, vai agora ter que pagar também a própria campanha dos candidatos.

    Amigo Elton, há algum tempo já venho falando aqui no Blog que o governo vem aplicando a estratégia abordada na matéria do link que você postou.

    Curtir

    1. Amigo Oliveira, tudo neste momento é mera especulação. Na verdade, era previsível esse movimento da velha mídia, aliada e cúmplice de Cunha (vide o silêncio ensurdecedor no caso das contas suíças, só divulgadas depois de quatro longos dias). A ideia é lançar o desgaste do pulha no governo e, claro, em Lula, o alvo de sempre. O problema é que soa inverossímil por um motivo bem simples: Cunha virou um cadáver político, será cassado (provas contundentes na Suíça e na Lava Jato) e corre o sério risco de ser preso. Por que, justo agora, o governo iria propor um acordo a ele? É questão de lógica apenas.

      Curtir

  2. É, amigo Gerson, se for tudo uma questão de lógica, o histórico da política brasileira, em geral, e dos políticos governantes nos 12 últimos anos, em especial, verossimilhança é o que não falta a respaldar i que você chama de especulação. Evidência nesse sentido é que por muito menos do que pesa contra o c u n h a já houve denúncia acatada no Supremo, e prisão preventiva determinada pelo M o r o e confirmada pelo Supremo. A propósito, o link que eu postei está muito longe de ser da velha midia (muito ao contrário), mas é de teor idêntico ao que a velha midia já vem publicando há muito tempo. Ou seja, a suposta especulação já tá no domínio público, não podendo mais ser posta na costa larga do partidarismo midiático.

    Curtir

  3. É verdade, amigo Elton.

    Dia destes eu estava assistindo a um video relativo ao pedido de abertura de processo de impedimento do fhc feito pelo pt. O pedido ocorreu logo no início do segundo mandato do fhc. Na ocasião, o m i c h e l t e m e r presidia a Câmara. Ele, o temer, rejeitou o pedido. Houve o recurso ao plenário (recurso semelhante a este que agora o governo petista diz que ofende a Constituição). O recurso não foi acolhido.

    Interessante foi ver os papéis invertidos. Por exemplo, o D i r c e u, acusando o fhc de abuso; e o A é c i o acusando o p t de não aceitar ter perdido a eleição.

    Quer dizer, como vc diz, atualmente, só se inverteram os personagens. Mas, o enredo segue o mesmo.

    Quanto ao Nosso Mais Querido, que ele seja abençoado no domingo. Pro bem do Clube, dos jogadores, e do Inigualável Fenômeno.

    Curtir

  4. Eu não acredito no fim do financiamento privado para as campanhas eleitorais. Está muito longe, ou jamais haverá, o dia em que no Brasil acabarão o jeitinho brasileiro e sua parceira impunidade…!!!

    Curtir

Deixe uma resposta