Só a vitória tranquiliza

Por Gerson Nogueira

bol_ter_090713_11.psCom oito pontos ganhos em sete rodadas, o Paissandu faz uma campanha abaixo das expectativas do seu torcedor, até mesmo pelos adversários que enfrentou até o momento. Exceto pela Chapecoense, líder isolada da competição, e pelo Paraná, o Papão encarou oponentes tecnicamente inferiores – casos de ASA, América-RN, Guaratinguetá, Ceará e Atlético-GO. Tinha, portanto, condições plenas de estar a esta altura desfrutando de situação mais cômoda na tábua de classificação.

O 12º lugar aparentemente não é desesperador, mas na prática representa uma posição perigosa, pois o Paissandu está a apenas um ponto do primeiro time situado na chamada zona da morte. O Ceará, 17º colocado, tem 7 pontos ganhos.

Por essa razão, a vitória é o único resultado interessante no embate desta noite contra o São Caetano, na Curuzu. Além das dificuldades momentâneas na tabela, o Papão precisa assegurar os pontos disputados em casa. Qualquer competição por pontos corridos impõe como regra que os times mandantes pontuem.

O próprio Givanildo Oliveira, em 2001, garantiu a conquista do segundo título nacional do clube com uma campanha centrada na eficiência caseira. Só empatou uma partida disputada na Curuzu, vencendo todas as demais. Fora de casa, só empates e derrotas.

Diante do São Caetano, um ex-emergente de respeito, o dilema do Paissandu está na obrigação de marcar os três pontos jogando de um jeito que agrade e tranquilize seu torcedor. Contra o Guaratinguetá, apesar da vitória, a torcida deixou o estádio preocupada. Com razão.

O setor defensivo permitiu que o Guará, mesmo com visíveis limitações, marcasse três gols e criasse inúmeras situações de perigo. A insegurança se concentrou nos dois beques estreantes, Fábio Sanches e Jean. Hoje à noite, ambos voltam a começar jogando, prestigiados por Givanildo, mas sabem que esta pode ser a última chance. Outro que estará sob análise rigorosa é o lateral-esquerdo Janilson, ainda devendo uma atuação convincente.

O time traz outra mudança importante. O goleiro Marcelo finalmente estreia, depois de longa expectativa e de muitas críticas ao ex-titular. No meio-de-campo, duas alterações: Ricardo Capanema substitui Vânderson, para dar mais força e velocidade à marcação, e Diego Barbosa entra no lugar de Eduardo Ramos, suspenso.

Capanema é nome quase unânime para cuidar da proteção à zaga. Barbosa vem credenciado pela boa atuação como ala esquerdo improvisado no segundo tempo diante do Guaratinguetá. No ataque, Givanildo prestigia os grandes nomes da última partida: Iarley e Careca.

———————————————————-

Série D: perspectiva de uma longa batalha

Enquanto os advogados Walber Mota e Vanessa Egla, que representam o torcedor Wendell Figueiredo, na ação movida contra a CBF pela inclusão do Remo na Série D, aguardam uma solução negociada com a entidade, a Procuradoria do STJD agiu em sentido contrário, ontem à tarde. O procurador Paulo Schmidt denuncia o clube por ter, supostamente, usado torcedores para recorrer à Justiça Comum. A movimentação do tribunal visa, obviamente, intimidar os autores da ação, induzindo-os a desistir.

Pela disposição manifestada até aqui é improvável que o trio recue. Para isso, contribui muito o exemplo da luta travada pelo Treze da Paraíba no ano passado para permanecer na Série C. Contra todas as previsões, o clube paraibano disputou o campeonato e ainda foi “premiado” este ano com a celebração de um acordo arbitrado por ministro do STF.

Ao contrário do Treze, que não tinha direito ao acesso, o torcedor Wendell Figueiredo usa como base de argumentação o Estatuto do Torcedor, comprovando que a Federação Rondoniense de Futebol descumpriu todos os prazos estabelecidos pela própria CBF para indicação de representantes à Série D, fato público e notório.

A liminar obtida na Comarca de Ananindeua continua valendo e impedindo a realização de jogos pelo grupo A1, onde se encontra o Genus de Rondônia, até que o mérito da causa seja julgado. Caso a CBF não aceite negociar uma saída amigável, o mais provável é que a competição acabe inviabilizada. Quanto à ameaça do STJD, há um vício de origem: a não comprovação de que o Remo é o patrocinador da ação judicial.

———————————————————-

Renúncia abre transição remista

A confirmação da renúncia de Sérgio Cabeça à presidência do Remo abre caminho para um processo de transição para as eleições diretas em 2014. O vice Zeca Pirão, agora investido de poder e legitimidade, tem a oportunidade única de firmar as bases para a reconstrução do clube.

O começo, obviamente, deve ser o saneamento das finanças. E não é possível sanear um clube endividado como o Remo sem acordos judiciais. Isto foi encaminhado ontem em audiência com alguns dos principais credores do clube, representantes de jogadores que foram beneficiados com milionárias indenizações.

A quase confirmada cessão da problemática área do Carrossel por aluguel de 20 anos pode significar o começo da recuperação, com a quitação dos débitos trabalhistas e a criação de uma receita mensal de R$ 150 mil capaz de dar fôlego aos projetos imediatos do novo presidente.

A conferir.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 09)

34 comentários em “Só a vitória tranquiliza

  1. Gerson e amigos, penso que a série B, por ser um campeonato longo, todos os times vão perder pontos em casa e o Paysandu, não será a exceção.. Vejam o Joinvile, por exemplo, que vinha invicto dentro de casa, vencendo todos os jogos, e perdeu o último jogo para o Sport, dentro de seus domínios..
    Num campeonato longo, você tem que ter um time competitivo, capaz de ir buscar pontos fora, compensando os que você perdeu em casa.. Giva, é muito bom nisso.

    – Hoje, acredito em mais uma vitória do Paysandu, só esperando que os erros de posicionamento e marcação, não se repitam…

    – Giva posiciona o Capanema, à frente da zaga e dá liberdade aos alas, desde que saia um de cada vez e não os 2 ao mesmo tempo, com foi no jogo passado, por isso, Vanderson não aguentou, como não aguentou o Capanema também, apesar de ter mais fôlego e por isso ganhou a posição.

    -Com Capanema à frente da zaga, os dois volantes jogam em linha vertical(com o Zé Antônio, mais à frente), logo, precisam que os meias também marquem, ao lado do Zé, e os alas fechem, numa linha de marcação, para que o time não leve sufoco, como no jogo contra o Guaratinguetá…

    – Todos os times que vierem aqui enfrentar o Papão, jogarão em seus erros, logo, não pode dar mole. Quanto menos errar, mais tranquila será a vitória, pois o poder de fogo do time, está excelente, até agora, nas mãos do Giva..

    Papão: 3 x 0

    Curtir

  2. Sinceramente eu não acredito no sucesso da ação remista, podem até usar estatutos do torcedor ou do consumidor mas quanto a prazo acredito que seja direito o promotor do campeonato pode dilatar os prazos para inscrição, e se, de fato houvesse desistência da vaga por parte de Rondônia esta seria repassada ao Remo!
    Mas seria bom termos mais um paraense brigando no brasileiro mesmo sendo pescado por meios extra campo!

    Curtir

  3. Sinceramente, não vejo com bons olhos o Pirão na presidência do Remo, até porque o mesmo vinha atuando, pois o cabeça era somente um ícone.

    O movimento dos torcedores tem que continuar, exigir as eleições diretas para esse ano.

    Série D melhor desistir, e pensar na estruturação do clube e na melhor estratégia de aluguel do Carrossel.

    Outra coisa, esse Paragominas será igual a Cameta, São Raimundo e demais, porém gostaria que um jogo fosse perdido por WO por greve dos jogadores, mais não deve acontecer.

    Curtir

  4. Com o Pirão o Remo vai afundar ainda mais, ele é um LOP piorado!! Anotem o que estou falando, O Remo irá afundar ainda mais. Esses advogados que entraram com uma ação para tentar incluir o Remo na série D, deveriam desistir dessa ação e ajudar o clube de outra forma, mas não, estão indo no papo do Pirão. Que vergonhoso, se eu fosse advogado teria vergonha de entrar com uma ação dessa.

    Curtir

  5. Inicialmente vendido como uma minuta de um clube-empresa, o tal PFC está a demonstrar que o “instinto animal” do nosso empresariado só desperta quando lhe é aplicada aquela injeção de recursos públicos. Triste!

    Curtir

  6. Gerson,

    A classe jornalistica, os clubes, os políticos paraenses e os dirigentes do Remo não vão se pronunciar sobre essa informação que a FPF está ajudando a CBF nesse imbróglio contra o Clube do Remo? Isso é o maior de todos os absurdos que essa federação já fez contra um de seus associados. É inadmissível que tenhamos uma federação que, não obstante receber uma boa quantia em dinheiro desse mesmo associado através de rendas de jogos resolve, contra todos os argumentos e contra todos os fatos, escancarar sua raiva e desejo de acabar com um dos maiores clubes do Norte e Nordeste desse país. Será que apenas a torcida do Remo acha essa conduta um inadmissível?

    Curtir

    1. Mas não é nenhuma novidade, amigo Rogério. Desde sempre, a FPF é uma entidade que atua contra os interesses dos clubes ditos maiores. Há uma razão específica: o voto dos grandes é proporcionalmente igual ao de qualquer emergente de fachada, como a fraude chamada Santa Cruz de Cuiarana.

      Curtir

  7. Para mim esta soando como chantagem esta tentativa de inclusão do time paraense na série D, pois certas declarações do tipo, se não incluir o Remo eu vou continuar melando o campeonato!
    Dá um tempo gente não é o fim do mundo ficar fora de campeonato nacional. O fim será cada dia que passa aumentar a dívida do clube com empréstimos financeiros e ainda mantendo no plantel jogadores que poderiam ser negociados com outros clubes e que poderiam receber algo e troca pelas negociações!

    Curtir

  8. A situação do grande Bicolor Amazônico como mostra o texto o coloca apenas a 1 ponto do Z4(toc-toc-toc), e a 5 do almejado G4. Ou seja, vencer é imprescindível hoje e também contra o Boa na sequência!
    Papão 3 x 0!

    Curtir

  9. Será que é o paragominas de rondonia ?

    Série D: Genus avisa que vai recorrer contra liminar de torcedores do Remo
    Time rondoniense foi impedido de jogar contra o Nacional-AM no último domingo. Diretoria do clube alega prejuízos: ‘Perdemos dois patrocinadores’.

    Curtir

  10. Como está no S. Caetano, Cláudio ?! Não estou tão confiante que será essa moleza toda, de dar de 3 x 0 no S. Caetano. Acho que será um jogo difícil, em geral.

    Curtir

  11. Amigos, o dr valber mota publicou uma nota a onde responsabilizar o paysandu, e toda sua diretoria por tudo de ruim que esta acontecendo no caso seri D.
    Que prove ou sera apenas um desabafo de um advogado, querendo se promover e ja achando descupa pelo resultados.
    Vamos aguardar.

    Curtir

  12. Uma situação estranha tambem,
    ainda nenhum reporte ou setorista apresentou o heroi remista, da causa seri D.
    neuhma foto, endereço, entrevista, etc… enfim nada,nada,nada
    eu hein…..

    Curtir

  13. Oliveira, Você está muito mal informado. Quanto a você Acácio, devo dizer que tem muito mais torcedor e dirigente do paysandú preocupado com o Remo de com o seu próprio time. Basta ver nos comentários que fazem.

    Curtir

  14. Esse jogo vale muito mais pelo apelo fianceiro que ostenta, que pelos proprios 3 pontos disputados. Esplico: É que além da enorme renda que deverá ocorrer nesse jogo, se o Paysandu ganhar, concerteza deverá ocorrer um dos maisores publicos e renda dessa copa Brasil 2013 entre Pasandu e atletico do paraná , em aproximedamente uns 800 mil. Se perder essa renda se ruduzirá menos da metade, pois conheço a caracteristica da nação bicolor de não apoiar fracassos Então é bom que esses jogadores ganhem o são caetano de quelquer modo. No mais os tres pontos ganhos não poderá dar certeza de acesso a serie A, assim se perder não poderá dar certeza de rebaixamento porque falta muita rodada. so fico triste é com o pensamento pequeno do wandick, pois esse era jogo pro mangueirão. sem dúvida

    Curtir

  15. Acacio, esta na rede as acusações muito seria que o dr Varbel, faz a todos os diretores (do presidente ate ao bode ).
    Rogerio, descupe aonde estou mal informado ?, peço que esclareça a desiformação.
    Obrigado.

    Curtir

  16. Certo Gerson, mas eu só não aceito a passividade dos meios de comunicação e personalidades em geral quanto a esse tipo de ação da FPF, por essas e outras é que perdemos a oportunidade de sermos sub-sede da copa do mundo. Quanto ao nosso amigo Gustavo Alcantâra, gostei do frase dele, pelo menos é original, assim, quando eles perderem a primeira para o Remo em 2014, já podem dizer que foram derrotados por um fantasma, pois a desculpa de compra de jogo já está manjada mesmo!

    Curtir

  17. Oliveira, você quer pedir autógrafo pro torcedor do Remo, por que esse interesse todo em conhecê-lo? Já não lhe basta torcer pro seu time? Precisa saber o que ocorre com o adversário também? Quanto ao Dr. Valber Motta falar sobre os diretores do paysandú, todo o mundo esportivo sabe que existem diretores desse time tramando contra o Remo, inclusive na operação rondônia eles agiram por debaixo dos panos. É muito ódio no coração mesmo, vou te contar.

    Curtir

  18. VAGA se ganha em campo !!! O que estes torcedores estão fazendo é uma desmoralização do Futebol Paraense aos olhos da Imprensa esportiva do País !!! Honrem sua camisa é deixem o futebol no lugar devido: NO CAMPO !!!
    PS: O Vandick tem coisas muito mais importantes para fazer do que ficar se preocupando com o “cachorro de Peruca” Abraços a TUTB

    Curtir

Deixe uma resposta