Treze, Rio Branco e CBF celebram a paz

Um acordo firmado entre a CBF, o Treze e o Rio Branco na noite desta terça-feira, durante uma audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal, deve por fim à briga jurídica que envolvia a Série C do Campeonato Brasileiro e que se arrastava há mais de um ano. Dono várias liminares que o colocavam na competição nacional e excluíam o clube acreano da competição nacional, o clube paraibano aceitou retirar todas as ações na justiça. A medida permitiu que o Rio Branco fosse incluído na Série C, mas o Treze só fez isto depois de receber garantias judiciais de que o Alvinegro não vai ser excluído do campeonato. CBF e Rio Branco também aceitaram encerrar suas respectivas ações e com a conciliação o caso é arquivado. As informações foram repassadas pela assessoria de imprensa do STF.

O acordo teve a mediação do ministro Luiz Fux, do STF, que é o relator da Reclamação 14.247, que tratava justamente sobre o caso no Supremo. Assim, a Série C de 2013, segundo o acordo, vai ser jogada com a participação de 21 clubes, sendo incluído o Rio Branco no Grupo A, ao lado de Treze e de mais nove clubes anteriormente confirmados.

Este aumento no número de vagas, contudo, só vai acontecer neste ano. Isto porque, ainda segundo o acordo, a Série C de 2013 vai rebaixar cinco clubes, e não quatro como era anteriormente previsto. Assim, a competição voltará a ter apenas 20 clubes em 2014. A única questão ainda não fechada é sobre o quinto rebaixado. O Treze quer que seja o pior antepenúltimo colocado por índice técnico, independente de que grupo ele está. A CBF, contudo, argumentou que não sabe se o regulamento da competição permite este expediente. Ela ficou de analisar melhor o caso, mas defendeu que o quinto rebaixado saia necessariamente do Grupo A, onde estão Treze e Rio Branco. Se esta tese prevalecer, seriam três rebaixados no Grupo A e dois rebaixados no Grupo B. (Do Globo Esporte) 

6 comentários em “Treze, Rio Branco e CBF celebram a paz

  1. Fica a lição: vale a pena, sim, entrar na justiça comum. E é vitória certa devido à lentidão dos tribunais. O Treze venceu, apesar de todos à época dizerem que ele seria destruído pela CBF, multado, suspenso, eliminado do futebol por não sei quantos anos. Diziam até que a FIFA suspenderia o futebol brasileiro, blefe grostesco. Não sofreu punição nenhuma e ainda se impôs diante da CBF! Parabéns ao Treze!

    Curtir

  2. A porteira está aberta e qualquer agremiação que se sentir lesada poderá usar a justiça comum para preservar os seus direitos.
    Acho ainda que o caso do Treze foi vergonhoso pois no frigir dos ovos o Araguaina foi quem saiu prejudicado!

    Curtir

  3. Tenho a impressão que o torcedor do Paysandú faz toda essa força negativa em torno da incorporação do Remo a série D, justamente porque abre a possibilidade do Remo subir de série e eles temerosos pela descida, ou seja, se enfrentarem futuramente na série C de 2014.

    Curtir

Deixe uma resposta