Melhores do Parazão de todos os tempos

No dia da abertura do centésimo Campeonato Paraense, apresento aqui uma seleção pessoal (com titulares e reservas) dos melhores jogadores que vi em ação na competição, desde os idos de 1973:

Goleiro – Dico (Edson Cimento)

Lateral-direito – Rosemiro (Aldo)

Zagueiro central – Belterra (Marajó)

Quarto zagueiro – João Tavares (Dutra)

Lateral-esquerdo – Cuca (Paulo Robson)

Volante – Aderson (Charles)

Volante – Sandro (Antenor) 

Meia-armador – Geovani (Artur)

Atacante – Alcino (Bené)

Atacante – Bira (Chico Spina)

Atacante – Mesquita (Júlio César)

Técnico – Joubert Meira (Givanildo Oliveira)

73 comentários em “Melhores do Parazão de todos os tempos

    1. É, amigo Cláudio, Aderson foi um volante moderno, jogando ao lado do irmão Mego ali na meiúca daquele timaço do Remo da metade dos anos 70. Mais ou menos no mesmo período, o Paissandu tinha o Patrulheiro, mas era inferior ao doutor.

      Curtir

  1. Longe de mim querer discordar desta lista, mas imagino que João Tavares e Dutra deveriam jogar muito para barrarem o Chico Monte Alegre.
    Já o Giovani em termos de futebol paraense, não foi lá essas coisas não e era muito criticado por ser lento pela imprensa, por isso até hoje guarda mágoas.

    * Aquiles Fernando, o velho cabo ou cabinho merece uma menção honrosa, pois é o jogador que mais marcou gols em um só parazão ( 1987 ) 34 gols, onde foi o artilheiro do Brasil.

    Curtir

    1. Édson, respeito sua opinião quanto ao Chico, que era meio estabanado nas saídas de bola. Prefiro o Pagani, de estilo mais refinado. Cabinho era um jogador comum, bem abaixo de atacantes como Edil, Moreira, Vandick e Ageu Sabiá, que não estão na lista.

      Curtir

  2. Gerson e amigos, quanto ao 1º tempo:
    1- Penso que essa vai ser a tônica dos jogos desse campeonato: Jogadores correndo o tempo todo desordenadamente, times sem conjunto e, o que se vê, são muitos erros de passes e jogo muito ruim;
    2- Como todo todo jogo de pelada, o time do Paysandu, se preocupa em marcar aqueles jogadores que poderiam fazer essa bola chegar com qualidade na frente: Ratinho, marcado pelo Billy e, o Soares sendo acompanhado pelo Neto. O Cametá, coloca o Capanema, no Robinho, só que penso que o jogador Cametaense, já está lesionado, pelo cansaço muscular, é o que deu para perceber daqui, pois foi largando o Robinho aos poucos, fazendo ele aparecer no jogo;
    3- Não gostei do time do Cametá, taticamente e, do Paysandu, menos ainda;
    4- Gostei, e muito do Rafael Paty, como é bom jogador e, muito perigoso dentro da área.
    5- Ratinho e Soares, não estão no melhor de sua forma física e, com isso, o Cametá não rende. Nem é tanto pela marcação, que é falha;

    – Paysandu terá que mudar muito para esse campeonato e, se fosse o Cacaio, tiraria o Capanema e, colocaria o Marcelo Maciel;
    – O Cametá, se atrapalha sozinho, pelo péssimo condicionamento físico e, poderá se complicar, perante os garotos do Papão.
    Vamos ao 2º tempo.

    Curtir

    1. Amigo Cláudio, o nível geral da partida foi sofrível, com muitos passes errados e visível desorganização dos dois lados. Mas gostei da movimentação dos moleques do Paissandu, principalmente de Iago e Luan. Héliton exagerou em alguns lances e o time parecia nervoso, ansioso demais nas finalizações. Tende a crescer no jogo.

      Curtir

  3. O Gerson meu amigo, como pode estar nesta lista o Sandro? E o Agnaldo não parece não? Alias.. cade o Dema? na minha opinião bem melhor que o Rogerio Belém. O Rei Artur tb muito superior ao Giovani Bem, é minha opinião.

    Curtir

    1. Questão de opinião, Agenor. Eu prefiro o Sandro, que foi muito mais jogador que Seu Boneco. Mas listas são feitas para isso mesmo: provocar debate, atiçar discussões, puxar pela memória.

      Curtir

  4. Sinceramente Gerson Nogueira como vc mesmo costuma dizer opinião é opinião entretanto escolher 90% de remista nesta seleção me dá a quase certeza de vc ser remista.estou certo ou errado?

    Curtir

    1. Camarada, sua avaliação só é compreensível obviamente porque parte de um observador pouco atento do nosso futebol. Para seu conhecimento, dos 22 atletas citados mais da metade defendeu tanto Remo quanto Paissandu, sendo difícil dizer quem é de um lado ou de outro. Minha lista é técnica, baseada no que eu vi em campo, mas naturalmente não é perfeita, nem definitiva. Faça a sua também.

      Curtir

  5. Fim de jogo Paysandu 1 x 2 Cametá – Sem essa de dizer que perdeu vários gols. Uma coisa é isso acontecer e vc mandar no jogo taticamente e, outra, foi o que aconteceu, hoje, que os gols perdidos, foram pelo Cametá ter facilitado as coisas, por ter jogadores importantes mal preparados fisicamentes. O Paysandu é muito grande e, seus torcedores, não merecem isso. Se essa comissão não tem condições de contratar um bom técnico, procurem outra comissão, que tenha, mas não pode continuar do jeito que está.
    – É a mnha opinião.

    Curtir

  6. Como diz o nobre baionense lista é PURA SUBJETIVIDADE.Na minha entrariam Reginaldo no gol,Marcos na zaga, Patrulheiro, Chico Spina de titulares e na reserva cito o Almeida da Tuna em minha opinião tbm não acho que Mego mereça estar na minha lista. Aderson sim.Charles merece ser titular em minha lista.Roberto bacuri tbm entra na minha lista na reseva,enfim.Quanto ao jogo do PAPÃO sinceramente torci para que o Cametá não perdesse, sério.Somente assim os dirigentes acordarão para a realidade.Sem centro de treinamento, com muitos valores jovens e sem TÉCNICO não vai amigos.A melhor coisa que aconteceu para o Paissandu foi perder esse jogo.

    Curtir

  7. Gerson, acho que vc não viu o Quarenta, Castilho e Oliveira jogarem, e se for contar só o paraense o Bené ( que segundo o Carlos Ferreira é o maior goleador somando todos os campeanatos que disputou) e foi muito mais jogador do que o Alcino (que jogava dopado). Agora, comparar e dizer que o Artur chegou aos pés do Giovani é “brincadeira”. E o “seu boneco” no lugar do Sandro, égua! E nesta lista faltou o Robgol.
    A minha seleção: Castilho, Oliveira, Belterra, J. Tavares e Oliveira Pipoca; Sandro, Mesquita, Quarenta, Giovani; Bira e Bené.

    Curtir

    1. Na apresentação do post, amigo Otávio, deixei claro que a escolha se baseia nos jogadores que vi atuando. Infelizmente, não tive a sorte de ver Quarenta, Paulo Tavares, Oliveira, Jorge Baleia, Jorge de Castro e tantas outras feras.

      Curtir

  8. É verdade Roge´rio quanto ao LOP .Sinceramente torço para o Paissandu perder de novo a próxima partida.
    Ainda sobre a lista Mesquita( jogava muito o atual engenheiro responsável pelo Mangueirão) se jogasse atualmente seria um segundo atacante.Tá certo o escriba roqueiro.
    Mas e o Dario peito de aço ?Robgol?e Marinho lateral direito que jogou muito no Remo e depois no PAPÃO honrando o manto sagrado bicolor ,fazendo um gol de cabeça contra o clube azulino no primeiro rexPa pelo papão?Rsrsrsrs este tópico ainda vai render muito amigo sr.Gerson .

    Curtir

  9. Em tempo, o Dico deve ter !,70 m e ficou consagrado pelo fato do João Avelino mandar diminuir as traves do Baenão, por isso a fama, agora, era um goleiro arrojado, O Cimento sim, era goleiro técnico e plástico.

    Curtir

  10. Ficou claro que o Gerson não pretendeu eleger os melhorers de todos os tempos. Estabeleceu critérios limitando-se aos que viu jogar, diferentemente dos que elegeram a Seleção Paraense do Século (XX) que deixaram de fora o Vevé figurante em todas as escalações da Seleção Brasileira de Todos os Tempos.
    Vevé, no Flamengo foi inigualável ponta esquerda. O saudoso Edyr
    falava maravilhas desse ponteiro que brilou no Remo

    Curtir

  11. Tem gente mordida só porque o negão motora fez um gol de bunda no time dele, aí vem falar mal da pessoa sem nem conhecê-la. Deixem o fanatismo de lado e sigam por outro caminho.

    Curtir

  12. Otávio o bloggueiro roqueiro citou que sua lista seria de 73 para cá.Mas concordo com vc. Quarentinha,Bené , Patrulheiro e outros não podem ficar fora de qualquer lista.Quanto a Alcino é uma injustiça coloca´-lo em uma lista de ” melhores”. E os amigos sabem que sou justo em minhas opiniões.Não é porque ele era do Remo.Tanto que no post elogio o Mesquita.Vandick, Dario , Robgol, foram muito melhores, Bené então nem se fala.mas o escriba se refere aos jogadores que ele viu de 73 para cá.Eu tbm não vi muitos de antes de 76, mas de ouvir falar e pela imprensa.Goleiros por exemplo , por mais que Dico tenha sido arrojado, Edson Cimento e Reginaldo foram melhores, sem falar em Fávaro.

    Curtir

    1. André, respeito toda e qualquer opinião, até porque listas dificilmente despertam unanimidade. Postei a minha lista para motivar todos aqui a fazerem as suas também. Em tempo: a seleção não é dos melhores de todos os tempos, mas apenas daqueles que vi jogar. Como já expliquei abaixo, infelizmente não vi Quarenta, Amoroso, Quarentinha, Quiba, Jorge de Castro, Assis e Oliveira em ação. Charles brilhou no Flamengo, mas no Paissandu teve curta passagem. Rogério, tecnicamente, foi um grande jogador.

      Curtir

  13. Atenção Sr. Gerson Nogueira e participantes deste blog, da mesma forma que opinião não se discute, se faz necessário exclarecer os critétérios ou motivos que levamos em conta ao formarmos uma opinião a respeito de um assunto polêmico que tem diversidades de opiniões, com objetivo de não aumentar a polêmica e a opinião torne apenas uma mera opinião ou façamos alguma injustiça na escolha, como essa do melhor time do paraense de todos os tempos. E na minha modesta opinião para eleger o melhor time do parazão de todos os tempos é necessário todo um critério de avaliação do jogador como tempo, espaço, conquista, profissionalismo, carisma com a torcida paraense ou que tenha chamado atenção da maioria por todas essas virtudes, pois foram tantos bons jogadores que é dificil que não cometamos injustiça. E levando em conta todos esses critérios, a minha seleção de todos os tempo é a seguinte, sem medo de errar, porém ja observo que essa escolha é desde 1977 quando eu ja me entendia no futebol. Desse ano para trás não posso opinar sobre jogadores porque não vi jogarem. Eis a minha seleção titular e os reservas entre parenteses não esquecendo que esta seleçao e so do campeonato paraense mas se fosse do futebol paraense de todos os tempos, concerteza ela seria outra bem diferente: Dico ( Edson Cimento), Marinho ( aldo) , Dutra, Ademilton ( Belterra), Luis Florêncio ( Pedrinho) Aderson (Sandro) , Welber ( Arthur), Mesquita ( Mêgo) Chico Spina ( Cabinho), Bira( Wandik) Julio Cesar( Lupercinio) Técnico Givanildo Oliveira. verifiquem que esse time atuou muito tempo e bem no Campenato paraense, teve muitas conquistas, carisma de todas as torcidas, profissionalismo e as torcidas REXPA queriam esses jogadores em suas equipes. A maioria jogos nos três grandes de Belém, conquistou titulos, vários representam o interior do pará porque vieram de lá, e em matéria de espaço físico atuaram bem sem reclamar em todos os estádios Mangueirão, Curuzu, Baenão, Souza e estádios do interior do Pará . Tô Certo ou Tô Errado.
    SDS a todos

    Curtir

  14. Gerson Nogueira, aproveitando esse bom tema do blog, tenho como sugestão que informasses, por ande andam os ex grandes atletas do futebol paraense, se ja faleceram, se estão vivos e bem ou não, em quais times do futebol paraense atuaram por quanto tempo e os títulos que conquistaram. Tenho certeza que os frequentadores deste blog iam gostar.

    Curtir

  15. Prezado Gerson,

    Penso que terás de readequar ou refazer a escalação de seu time, pois seu escrete está com 12 jogadores!!!!rsrs

    Abraço,
    Israel Pegado

    Curtir

  16. Gerson sua seleção é muito boa, mas acho que Paulo Róbson não era lateral esquerdo, se não estou enganado, jogou na posição apenas na decisão do campeonato de 1982 quando César Moraes surpeendeu todo mundo e o lançou na posição.

    Sobre alguns jogadores que jogaram nos dois maiores rivais, não posso deixar de lembrar de Mesquita.

    Excelente profissional que numa troca envolvendo o zagueiro Marcos, foi jogar na Curuzu e demonstrou o mesmo profissionalismo de quando jogava no Clube do Remo.

    Até hoje, como torcedor do Paysandu, sinto um pouco de inveja daquele timaço do Remo de 1977.

    Grande abraço.

    Curtir

  17. Concordo que o Rogério Belém foi técnicamente um bom jogador, mais não podemos comparar um jogador apenas na técnica que o mesmo tinha, se o mais importante são as conquistas com o mesmo conseguio ao longo de sua carreira.
    Façamos uma breve comparação entre ele (Rogério) com o (Welber) que nem figurou na lista. Ambos as suas começaram carreiras em nossos clubes locais, o primeiro começou no Remo de forma brilhante, ate ser vendido salve o engano para o São Paulo FC, mais obteve sucesso e transferiu-se para o Gremio de Porto Alegre, onde ate conseguio jogar umas partidas no time titular, mais sem nenhum grande brilho e depois partiu para jogar no exterior, onde virou um nômade em vários paizes do baixo escalão futebolistico ate retornar a nossa terra e vestir a camisa do Papão, mais praticamente em fim de carreira não conseguio acrescentar muita coisa em seu retorno.
    Já o “serelepe” Welber foi mais além! Poís o meia de sorriso fácil despontou na Tuna Luso e transferiu-se para o Remo, onde conseguio manter um futebol de alto-nível ate ser envolvido em uma transferência nebulosa para o Papão, onde o mesmo conseguio ganhar tudo o que um jogador da terra possa sonhar um dia em sua carreira. Como você mesmo sabe Gerson, o mesmo teve um papel importantissimo na Libertadores da America com a camisa bicolor, para depois chamar a atenção de outros clubes do eixo-sul do Brasil, onde transferiu-se para o São Paulo e devido a inumeras contusões e problemas de relacionamento com o então todo poderoso Rogério Ceni, acarretaram com sua saída do clube.

    Então amigo Gerson, apenas queria fazer esse comparativo de forma saúdavel entre nossos craques, para mostrar que tivemos e temos tantas coisas boas dentro do nosso estado, sem necessidade de ter de buscar jogadores em outros centros.

    Curtir

  18. Faltou nesta lista o “risadinha” Luciano Viana, atacante matador nunca perdeu pro Paysandú e o Luisinho das arábias, tem mas nomes se “puxar” pela memória vem mais…

    Curtir

  19. Edson Cimemto foi muito melhor que o Dico. Ronaldo, da Tuna, foi um grande zagueiro tambem, muito mas centrado que o Dutra. Aldo era igual ao Rosemiro, com mais vitalidade fisica. Na lateral esquerda o melhor foi o Paulo Robson.

    Curtir

  20. Não é por nada não, mas tem gente que ousa tirar o Alcino da lista? O Negão Motora é considerado por muitos o maior ídolo do Clube do Remo. Em apenas cinco anos pelo Leão Azul ele foi tricampeão invicto, campeão do Norte e Nordeste, três vezes artilheiro do Parazão, maior artilheiro do Remo em Campeonatos Brasileiros, um ídolo que se identificava com a torcida, inclusive entrando na lista extensa dos melhores jogadores da história do Brasil. Quando foi para o Grêmio em 1976, foi cogominanado como “Alcino – a estrela de Belém”, pelo torcedor símbolo do tricolor gaúcho, Paulo Sant’anna, além de fazer gols históricos como no Flamengo de Zico, o gol de bunda no Paysandu, entre tantos outros. Mas como cada um tem a sua opinião…

    Curtir

  21. Sem querer polemizar, mas o Alcino “ídolo” da torcida do Remo, morreu a míngua, sem nunca ter sidi homenageado, e foi até barrado no Baenão em dias de jogos, frequentava os bares da Curuzu, aonde era bem recebido pelos ex-atletas bicolores que alí frequentam. Agora, uma pergunta, ele fez gol de “bunda” em quem?

    Curtir

  22. Atenção senhores OTAVIO SANTOS e fcfcsantos7@gmail.com verifique em meus comentários que utilizei um conjunto de critérios para avaliar os atletas e escollher a minha seleção, nos quais todos que escolhi se enquadraram nestes critérios. Quem ficou de fora é porque não se enquadrou em todos os critérios ou ficou em terceira e quarta opções porque a seleção são 11 titulares e 11 reservas infelismente. No caso do Alcino, ainda vi jogar inclusive no Paysandu, mas este ficou mesmo de fora da minha seleção porque não se enquadrou no critério profissionalismo e carisma com a maioria de torcedores de todo o Pará. Ainda que tenha sido o maior ídolo do Remo de todos os tempos mas vc mesmo verificou que ele ficou esquecido em matéria de homenagens por todos, inclusive do REMO. Porém deixei de fora outras craques do paraense que numa terceira opção entrariam tranquilos na minha seleção. São eles: Edil, Ageu Sabia, Dema, Jorginho da Tunha, Charles Guerreiro, Leonidas, Luisinho das Arabias, Mazinho, Luiz Fernando, Ondino, Marcos, Oberdam, etc.
    SDS

    Curtir

    1. Edilson, a discordância é normal quanto à seleção de jogadores que atuaram em épocas distintas. Acaba sendo uma escolha extremamente pessoal e é inevitável que surjam discrepâncias. Na minha lista, que se baseia em nomes que vi jogando, fui obrigado a preterir grandes atletas. Selecionei os que me encheram os olhos pelo talento e a competência em suas posições. Clemer, Paulo Vítor, Bracalli, François e Reginaldo foram indiscutivelmente grandes goleiros, mas sempre me impressionei com a elasticidade e senso de colocação de Dico, um baixinho que fechava o gol do Remo. Na zaga, Pagani era brilhante, Dutra, Mendes, Chico M. Alegre, Marajó, Albano, China e Ari foram muito bons, mas não era possível escalar todos. Na lateral direita, Marinho foi um excepcional jogador, assim como Aldo, Mura e Augusto, mas Rosemiro foi um craque acima de qualquer discussão. Na lateral, Luiz Florêncio foi muito bom, assim como Paulo Robson, mas Cuca foi superior. No meio-campo, o problema é ainda maior, pois tivemos uma infinidade de bons valores, casos de Elias, Oberdan, R.Bacuri, Ondino, Dema, Edésio, Alberto, Bosco, Patrulheiro, Alencar, Carlitinho, Agnaldo, Mego, Vélber. Para o ataque, outro sufoco. Claro que é injusto deixar de fora nomes como Neves, Júlio (Uri Gheller) César, Vandick, Ageu, Roberto Diabo Louro, Lupercínio, Edil, Caíto, Careca, Zé Ilídio, Moreira, Da Costa etc. Enfim, listas são polêmicas mesmo e dificilmente agradam a todos.

      Curtir

  23. Respeitar o adversário é preciso.Alcino não merece nem reserva , muitos foram melhores que ele.Tecnicamente e profissionalmente deixou a desejar.Arrependia-se mortalmente de ter desrespeitado uma instituição com o seu famoso gol de bumbum.O ato só demontrou o quanto ele era tolo e arrogante e em nome de uma rivalidade entre torcedores que não deve ser levada para a cabeça do jogador fez aquele ato que é pura diversão para os menos esclareciodos e a certeza de quanto o PAISSANDU é grande e merece respeito.Como alguém disse aí Alcino confessava que se sentia melhor na Curuzu . Ainda há os Diegos barros e Marcianos que insistem em fazer declarações levianas de amor a um clube e de ódio ao maior rival.Uma coisa deveriam aprender com esses lutadores de UFC e MMA . Respeitar o rival SEMPRE.
    O cara tá zonzo levou chutes e socos , quebrou o nariz e ainda vai lá abraça o rival e diz ‘ congratulations “.

    Curtir

  24. Quanta dor de cotovelo, quando Nilson Diabo quebrou a perna de um jogador do remo, vcs tolos o revenciaram, mas recente o “idolo” Robgol teve seu nome elameado onde nem os porcos gostariam de estar, e ainda teve o infeliz do albertinho com sua atitude infantil e covarde, pois o jogo era contra a Tuna, se fosse contra o remo não faria a tolice que fez, portanto Edson 9 x 0, vc é tão infeliz e covarde quanto estes atletas que sitei, já com relação ao negão motora, sempre foi tratado bem, nunca teve seus salários atrasados, apenas meus amigos ele não soube guardar o que ganhou penso eu, depois fica difícil uma instituição como o Remo ainda ter que cuidar de um atleta que não soube se cuidar fora de campo.

    Curtir

  25. Muito boa a lista, e, claro, não foi elaborada para ser unanimidade. Eu, por exemplo, não colocaria Geovani em nenhuma seleção paraense. Também estranhei a ausência do Neves, o melhor ponteiro que já militou no nosso futebol. Mas fiquei surpreso, mesmo, em saber que o colunista não teve a felicidade de ver o Quarentinha jogar, uma vez que ele foi contemporâneo do Bené e do João tavares. Eu tive esta sorte, ele já em final de carreira, e eu era garotinho, e posso dizer, como remista, que aquele baixinho foi motivo de muita infelicidade para nós. Um verdadeiro bailarino no trato com a redonda.

    Curtir

  26. Acho que poderiamos lançar várias lista com jogadore da nossa terra e com jogadores que vieram de outros estados, mais fizeram sucesso com as camisas dos nossos clubes.
    Agora analizando mais a lista, posso compreender que o Gerson apenas colocou os seus eleitos, assim como cada um de noís participantes desse blogue, temos os nossos preferidos. Nunca teremos uma lista unânime devido aos inumeros craques que desfilaram seus dons futebolisticos em nosso querido e únido estado do Pará.

    Curtir

  27. Gerson, já fiz a minha seleção, mas se for pra escalar 12, colocaria o Nevasca ou o Robgol, este o melhor centro avante dos últimos 10 anos por aqui.

    Curtir

  28. Acompanho o futebol paraense desde os meus 8 anos (1987). Assim, vou listar os melhores que eu vi jogar:

    Goleiro: Luiz Carlos
    L.Direito: Marcelo (Paulo Cruz)
    Zagueiro: Belterra
    Zagueiro: Chico Monte Alegre (Sergio)
    L. Esquerdo: Pedrinho (Luis Fernando)
    Volante: Rogerinho (Agnaldo)
    Volante: Sandro
    Meio-campo: Jóbson (Alberto)
    Meio-campo: Welber (Artur)
    Atacante: Edil (Dadinho)
    Atacante: Róbson (Cabinho)

    Curtir

  29. Com referência ao comentário (formação da seleção de todos os tempos, acima) Inclua no último time formado o zagueiro PAGANI para completar a zaga, pois esqueci de incluí-lo.
    Um abraço João Sá Filho

    Curtir

  30. voces se esqueceram de Florisvaldo mega goleiro, um ponta esquerda que acabava o tempo todo Joao Gadelha, Luciano Viana, Jorge Luiz meio campo que jogou na coisa que pegou gooooooool de bunda do Alcinao da portela. viva os jogadores que humilham os adversários.

    Curtir

  31. Este é o meu melhor CLUBE DO REMO (PARÁ) de todos os tempos: 1. DICO (Frederico Schniti Neto – 1971-1980); 2. ROSEMIRO (Rosemiro Correia de Souza – 1973-1975); 3. BELTERRA (Jorge Wilson Whangon Coelho – 1989-1997); 4. DUTRA (José Dutra dos Santos -1972;1975-1980); 5. ADERSON (José Aderson Lobão Barroso – 1975-1979 ); 6. CUCA (Elias das Graças Travassos – 1972-1976;1979-1981); 7. MESQUITA (Raimundo Nonato Mesquita – 1973-1982;1985); 8. AGNALDO ( José Agnaldo de Jesus – 1991-1997); 9. ALCINO (Alcino Neves dos Santos Filho – 1972-1975); 10. ARTUR (Artur Duarte de Oliveira – 1992-1993;2004); 11. BIRA (Ubiratan Silva do Espírito Santo – 1977-1978;1985;1988).

    Curtir

Deixe uma resposta