
Depois do tri campeonato em 83/84/85, e com a ascensão de Eurico Miranda, o Flu passou a ser mero coadjuvante no campeonato carioca.
Nos 34 anos seguintes, vencemos apenas 2 campeonatos em finais contra os grandes do Rio, 95 contra o Flamengo e 2012 contra o Botafogo. Nesse meio tempo tivemos o caixão em 2012 contra o Americano e 2005 contra o Volta Redonda, com aquele gol espirita do Antônio Carlos no último minuto.
Em 85 eu estava com 24 anos, não perdia um jogo do Flu. E de lá pra cá o que a nossa geração de tricolores cinquentões, quarentões, se acostumou a ver foi um time totalmente submisso fora das 4 linhas.
Cansamos de ir ao maraca ver o Flu ser roubado nos anos seguintes em campeonatos cariocas, e isso foi aos poucos afastando esta geração de tricolores acostumados aos títulos ano sim, ano não, 69/71/73/75/76/80/83/84/84, do maraca.
As novas gerações passaram a dar mais valor ao brasileiro, a copa do Brasil, a Libertadores, e o campeonato carioca passou a ser colocado de lado.
Poucas horas antes do Fla x Flu de hoje, cruzei com um amigo sócio e conselheiro do clube que perguntou se eu ia ao maraca, e de bate pronto, respondi que tinha perdido o tesão, em ver jogos do Flu no carioca por causa da roubalheira ( e também pela saúde).
Quando eu vi o Marcelo de Lima Henrique se dirigir ao monitor do VAR depois do gol anulado (com um minuto de jogo), confesso sequer saber qual foi a causa da anulação do gol, parecia ser por conta de um impedimento, já que o lance seguiu, e o bandeira só levantou o mastro assim que a jogada foi concluída, pensei no pior e comecei a sentir um mal estar. Precisei tomar uma losartana de 50 fora da hora, tirei o som ta TV, não dava pra engolir os caras da Globo/Sportv falando que os jogadores tinham que manter a calma. Começar um Fla X Flu decisivo dessa forma com Marcelo de Lima Henrique de Juiz.
Nojo do que virou o Carioca, são duas da manhã e não consigo pegar no sono, e depois não sabem por que a nossa torcida se afastou dos estádios. (Texto postado no Facebook e enviado pelo amigo Valdo Souza)
De fato, ter Marcelo de Lima Henrique como apitador em jogo do Flamengo é garantia plena de insegurança hehe…