
Joaquim Barbosa, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu voto a Fernando Haddad neste sábado (27). Pelo Twitter, Barbosa anunciou: “Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei em Fernando Haddad”.
Desde que deixou o Supremo, Barbosa foi apontado inúmeras vezes como um possível candidato. Este ano, chegou a filiar-se ao PSB, mas no fim de maio anunciou que razões pessoas o levaram a desistir da candidatura. Sondado pelo PDT e pelo PT, o partido acabou optando pela neutralidade no primeiro turno.
Joaquim Barbosa foi presidente do STF entre 2012 e 2014 e figura de destaque nacional durante o julgamento do chamado ‘Mensalão’. Antes, de ingressar no Supremo, foi procurador do Ministério Público Federal por quase duas décadas.
Redes
Durante a manhã deste sábado, hashtags dos dois candidatos chegaram aos assuntos mais comentados no Twitter mundial. Apoiadores de Bolsonaro fizeram circular a hashtag“MudaBrasil17” e os de Haddad tuitavam “ViraVotoHaddad13”. (Com informações do Terra, UOL e Sul21)