
O ator Harry Dean Stanton, conhecido por atuar nos filmes “Alien” e “Paris, Texas” e na série “Twin Peaks”, morreu nesta sexta-feira (15) aos 91 anos. Stanton estava internado em um hospital de Los Angeles (EUA) e faleceu de causas naturais. A notícia da morte do ator foi confirmada à imprensa internacional por meio de seu empresário, John Kelly.
Stanton é parceiro de longa data do cineasta David Lynch e apareceu no filme “Coração Selvagem” (1990) e na série “Twin Peaks”, incluindo a temporada que estreou em 2017, além do longa originado a partir do programa.

Ele também era um grande amigo do ator Jack Nicholson. Os dois, inclusive, chegaram a morar juntos na década de 1960. “Lucky” foi seu último trabalho nos cinemas e irá estrear postumamente no fim de setembro. A trama conta a “jornada espiritual de um velho ateísta e os personagens peculiares que habitam sua cidade desconhecida no deserto”. O longa tem a participação de David Lynch.

Filho de um agricultor, Stanton nasceu em 1926 numa zona rural do estado do Kentucky. Serviu como cozinheiro na Marinha norte-americana durante o conflito do Pacífico na Segunda Guerra Mundial, e, depois de regressado, estudou jornalismo mas não terminou o curso. Queria ser escritor e músico mas acabou por seguir pelo caminho da representação, onde, iniciando o seu caminho com alguns papéis secundários, foi ganhando destaque até que passou a ser um dos favoritos de alguns dos mais notáveis realizadores de Hollywood.
Com uma carreira de 60 anos, Harry Dean Stanton conta com 236 créditos referenciados em filmes ou séries de televisão, tendo trabalhado com realizadores como Ridley Scott (Alien), John Carpenter (Fuga de Nova Iorque, Christine), Francis Ford Coppola (Do Fundo do Coração), Wim Wenders (Paris, Texas), Martin Scorsese (A Última Tentação de Cristo) ou David Lynch (Coração Selvagem, Uma História Simples). (Do G1, Público e Folha SP)