A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, expressou nesta quarta-feira (03/07) “indignação e repúdio” ao bloqueio imposto por países europeus ao avião do presidente da Bolívia, Evo Morales, nesta terça-feira (02/07), quando o mandatário retornava de Moscou para La Paz. Após o episódio – condenado pela Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e a maioria dos países da América Latina -, o governo boliviano opinou que o bloqueio havia sido orquestrado por Washington, devido à suspeita de que o ex-consultor da CIA Edward Snowden estivesse na aeronave. Os EUA negaram a proibição.
Para Dilma, a suspeita sobre a presença de Snowden, “além de fantasiosa, é grave desrespeito ao Direito e às práticas internacionais e às normas civilizadas de convivência entre as nações”, Segundo ela, a proibição de sobrevoo “acarretou, o que é mais grave, risco de vida para o dirigente boliviano e seus colaboradores”, complementando que “o constrangimento ao Presidente Morales atinge não só à Bolívia, mas a toda América Latina”.
Na nota, Dilma ainda sublinhou a contradição na postura dos países europeus, levada a cabo após reclamarem da espionagem de seus funcionários por Washington, no âmbito do programa denunciado por Snowden. “O Governo brasileiro expressa sua mais ampla solidariedade ao Presidente Evo Morales e encaminhará iniciativas em todas instâncias multilaterais, especialmente em nosso Continente, para que situações como essa nunca mais se repitam”, conclui Dilma. (Do Opera Mundi)
Os gringos vão bancar os donos do mundo até quando.
Alemanha, França e Portugal devem lembrar-se que quem muito se abaixa o cú lhe aparece. (perdoem o chulo)
CurtirCurtir
Adivinhem quem está por trás das manifestações no Brasil! Tem uma viagem pra Miami pra quem acertar.
CurtirCurtir
Realmente tem gringo, o que não tira o valor dos protestos.
A PF bem que poderia investigar isso. Eles não esconderam a cara na Internet.
GRINGOS, GO HOME AND STAY THERE!!!!!!!!!
CurtirCurtir