Pintura de Joseph Léon Righini, grande desenhista e professor italiano radicado no Brasil desde 1856. Fixou-se no Maranhão e no Pará. Em 1867, foi publicada por Conrad Wiegandt a série de litografias “Panorama do Pará em Doze Vistas”. Righini produziu um raro álbum de 12 gravuras de Belém. A obra acima, retratando o Theatro da Paz em 1867, pertence à Biblioteca Guita de José Mindlin, e foi gentilmente cedida ao Centro de Memória. A digitalização das imagens foi feita por Lucia Mindlin Loeb, com apoio da Pró-Reitoria da Administração da UFPA.

Interessante que era um palácio no meio do nada.
CurtirCurtir
Sim, é interessante notar também que não havia calçamento das ruas, mas o theatro já lá estava, imponente.
CurtirCurtir
Basta pensar um pouco, para entendermos que o calçamento só viria depois, com a chegada dos primeiros automóveis, provavelmente.
CurtirCurtir
De todas as fotos, gravuras etc… esta foi a que mais me surpreendeu, quando vi sem ler o comentário veio em mente o Teatro da Paz, mas pensei também: no meio do nada? E ao ler o comentário completou-se a surpresa. Sempre imponente desde sua construção! E até hoje mantém sua imponência no centro da capital! Lindo!!!
CurtirCurtir
Foi justamente este aspecto que também chamou minha atenção, amigo Miguel. Incrível como o TP foi erguido praticamente em meio à floresta.
CurtirCurtir
Hoje o que aparece antes de qualquer obra é a placa de quanto se vai gastar. E passa anos e não se constroe nada, só a placa.
CurtirCurtir
É, gente…… Mas dá o que pensar que no meio do nada ele cumpria sua função. Pensar que por ele passaram os maiores do mundo nas
artes cênicas.
Hoje…….
CurtirCurtir
Por que Teatro da Paz, Alguém sabe?
CurtirCurtir
O nome dele original era Teatro Nossa Senhora da Paz.
Mas o Bispo Dom macedo costa pediu pra que se retirasse o Nossa senhora, já que seria indigno que num lugar onde havia apresentação mundanas, podesse levar o nome de Nossa Senhora. Ficando tão somente Teatro da Paz.
Em Manaus temos o Teatro Amazonas, que assim como o nosso foi construido na época de ouro, na verdade na é poca da borracha.
Teatro da Paz ——-Belém 1869.
Teatro Amazonas—Manaus 1898.
CurtirCurtir
Queria ter um filho assim sabido. Obrigado Edson.
CurtirCurtir
Amigo Diogo o único bar que eu gosto é o Bar do Parque, o Gerson fica devendo um ” O passado é uma temporada ” sobre esse nosso pequeno cartão postal.
Mesmo sendo evangélico, uma vez defendí que o mesmo deveria vender sua cerveja, pois nunca ví na vida um bar que não venda este tipo de bebida, aliás alí é um lugar muito chique, quem é o “doido” que vai beber lá até cair?
Falo isso porque queriam proibir o citado a comercializar este produto.
CurtirCurtir
Duas coisas eu não entendi; O Theatro da paz nunca teve essa espécie de andar em cima do telhado, ou teve? Como essa gravura foi feita em 1867 se ele começou a ser construído em 1969? inclusive, o projeto inicial do theatro – pelo menos na fachada – era completamente diferente do que ficou pronto em 1874, devido a mudança constante de construtores/engenheiros.
Se alguém tirar essas dúvidas…
CurtirCurtir
Será que minhas dúvidas chegaram aí?
CurtirCurtir
linda gravura
CurtirCurtir