Goleada não pode iludir

Por Gerson Nogueira

A goleada que o Remo aplicou no Náutico reflete exclusivamente o esforço a determinação do time no segundo tempo. Os primeiros 45 minutos foram arrastados e difíceis de assistir, com o time paraense pouco superior ao atrapalhado visitante, que quase abriu o placar aos 39 minutos em seu único ataque até então.

As chances do Remo se limitavam aos escanteios e a algumas tentativas isoladas de Fábio Oliveira e Ratinho. Os laterais não conseguiam participar das jogadas ofensivas e Reis recuava em excesso, longe do posicionamento mostrado em Rio Branco na vitória sobre o Atlético-AC. A afobação para fazer logo o gol também se manifestava na maioria dos ataques.

No segundo tempo, Edson Gaúcho resolveu reforçar o meio-campo. Botou Chiquita em campo e tirou Fábio Oliveira. Instalou-se o caos no time, pois a meia cancha continuou como antes e o ataque perdeu seu homem de referência. Por sorte, André acertou um cabeceio e abriu o placar.

Para corrigir a mexida errada, o técnico substituiu o inoperante Ávalos por Cassiano e Laionel por Mendes. Ratinho, então, começou a aparecer mais para o jogo, mostrando desembaraço. Veio o segundo gol, em pênalti que provocou a expulsão de um defensor do Náutico.

Com a vantagem numérica e a vitória parcial, o Remo passou a tocar a bola, valorizando o domínio territorial. Surgiram também boas manobras pela direita com Cassiano e Dida. O terceiro gol veio logo em seguida em tentativa isolada de Ratinho, que disparou um chute forte de fora da área, enganando o goleiro Stanley.

Outras chances apareceram, mas Cassiano e Diego Barros erraram nas finalizações. O Náutico, mesmo com um homem a menos e sinais de esgotamento físico, continuou ameaçando e até criou dois lances de muito perigo com o atacante Robgol. Aos 40 minutos, em mais uma arrancada que envolveu quase todo o setor de criação e ataque, o Remo fechou o placar. Depois de um cruzamento da direita, André passou de cabeça para Mendes fuzilar a meta de Stanley.

O placar de 4 a 0, festejado pela torcida, não pode criar falsas ilusões. Contra um time tecnicamente inferior, o Remo poderia ter disparado uma goleada até maior se jogasse com mais criatividade desde o início e o ataque não errasse tanto. Ao mesmo tempo, as limitações do ataque adversário não impediram que a defesa cometesse seguidas falhas, evidenciando o crônico problema localizado no miolo da zaga.

————————————————————–

A vitória foi suada, garantida já no apagar das luzes, como diziam os locutores de antigamente. O resultado, porém, foi suficiente para recolocar o Paissandu no G4 do grupo A da Série C. O time mostrou também uma distribuição diferente em campo, com alguns jogadores que tinham sido esquecidos por Roberval Davino.

Ocorre que alguns, como Harisson e Leandrinho, não aproveitaram a oportunidade e tiveram atuação decepcionante. O gol de César, abrindo o placar no Mangueirão, assustou o Paissandu e irritou sua desconfiada torcida.

Somente no segundo tempo, em duas jogadas rápidas, a vitória se confirmou. Antes, porém, mais sustos para a galera. Leandro Cearense e Evandro tiveram chances de matar o jogo. Dalton e Fábio Sanches salvaram bolas que tinham endereço certo.

Como técnico interino, Lecheva não pode ser responsabilizado pelo mau começo do time, mas é fato que andou se equivocando nas mexidas. Kiros entrou no segundo tempo e nada acrescentou ao ataque. Pantico, idem.

————————————————————–

Fazia muito tempo que não se tinha notícia de uma surra tão impiedosa sofrida pelo Águia em torneios nacionais. A goleada de 5 a 1, ontem, em Lucas do Rio Verde, deixa o time em posição aflitiva na tabela de classificação e quebra a imagem vencedora que o Azulão de Marabá sempre ostentou.

O gol de Carlão deu a impressão de que o Águia poderia surpreender o líder da chave. Mesmo empatando o primeiro tempo, o jogo parecia normal. A casa começou a cair a partir do terceiro gol, escancarando as fragilidades da equipe. O resultado foi atípico, mas evidencia problemas que devem ser corrigidos de imediato.

————————————————————–

A vexatória atuação brasileira na final olímpica do futebol, sábado, reabre o debate sobre o comprometimento dos jogadores da Seleção Brasileira. Surpreendidos por um esforçadíssimo time mexicano, os jogadores brasileiros não sabiam como e o que fazer para sair da arapuca. Um filme ruim que a gente vê se repetir a cada grande competição desde a Copa de 2006.

Quando deu sinais de que poderia acertar o passo, a poucos minutos do fim, a zaga cochilou num escanteio e ficou olhando Peralta marcar o segundo gol. Hulk diminuiu o prejuízo, mas era tarde. Oscar, no minuto final, podia ter empatado, mas cabeceou errado.

Erros individuais e um espantoso apagão tático podem ser apontados como as causas de mais uma decepção brasileira em Olimpíadas. Não se pode esquecer, contudo, que nosso principal jogador e esperança de craque, Neymar, voltou a desaparecer num jogo decisivo. Talvez isso seja mais preocupante que a própria derrota.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta segunda-feira, 13)

15 comentários em “Goleada não pode iludir

  1. Gerson e amigos, após o jogo do Remo, ontem, escutei alguns comentários, criticando a entrada do Edu Chiquita no lugar do Fábio. Eu mesmo, nos comentários aqui do blog, também queria a entrada do Chiquita, no lugar do Laionel, que não tinha funcionado no 1º tempo, mas não quer dizer que por ele ter entrado no lugar do Fábio, a mexida tenha sido errada. Aliás, a mexida surtiu muito efeito e, só não foi melhor, porque o Laionel não estava realmente no dia dele, apenas isso, por isso, foi substituido por Mendes.

    – Pelo que escutei nas rádios, ontem, dá pra perceber que, algumas pessoas quando o téc não faz o que eles querem, dizem que o técnico mexeu mal, isso e aquilo. Não é por aí, pois tem coisas que só o técnico sabe, pois é ele que treina o time. Edu Chiquita não jogou nada no jogo anterior, o que fez com que o Édson, acertadamente o trocasse pelo Laionel, que foi contratado para ser titular, mas não rendeu e, isso só se sabe, depois que ele jogar, antes disso, é impossível.

    – Como está jogando o Ratinho e, de atacante, com o Édson Gaúcho, hein…

    – O Remo vai precisar qualificar mais seu elenco, se quiser subir, caso contrário…

    – Givanildo Oliveira, chega hoje, 12hs à nossa capital, depois de mais uma lambança da diretoria. Uma coisa é certa, se o técnico pedir uma contratação A e os dirigentes, por não terem dinheiro, derem a ele a contratação D, como fizeram com o Davino, nem Giva dará jeito no Papão, infelizmente.

    – Melhor aguardar as Olimpíadas Rio 2016, te dizer, mas foi muita moleza do Vôlei e do Futebol, Masculinos…

    É a minha opinião.

    Curtir

    1. Amigo Edson, questionei a entrada do Chiquita no lugar do F.Oliveira, pois deixou o ataque sem um homem de referência. Gaúcho, porém, corrigiu rápido botando o Mendes no lugar do Laionel.

      Curtir

  2. Na chave A-01 da série D, chave do Remo, ao contrário do que muita gente está falando, o REMO NÃO ESTÁ CLASSIFICADO, depois dessa vitória do Vilhena, ontem.

    03 times disputam 2 vagas:
    Remo – 13 ptos – 2 jogos por fazer
    Vilhena – 9 ptos – 3 jogos por fazer( 2 contra o atlético-AC 1 em casa e outro fora)
    Atlético-AC – 7 ptos – 4 jogos por fazer(2 contra o Vilhena,…)

    Se nesses 2 confrontos diretos, cada um ganhar seu jogo em casa, o Vilhena vai a 12 ptos, faltando 1 jogo, podendo chegar a 15. O atlético, vai a 10 pontos, faltando 2 jogos, podendo chegar a 16 ptos e, com isso, passariam o Remo, que ficaria em 3º, com 13 ptos.

    – Se esses palpites se confirmarem, o Remo terá que vencer mais uma, para se classificar, ou terá que vencer uma e, empatar a outra, para garantir a classificação e o 1º lugar do grupo.
    O pior resultado desses 2 confrontos diretos entre Vilhena x Atlético, seria um dos dois vencer as duas partidas , o melhor para o Remo, seria empate, nas duas partidas.

    Atlético-AC x Vilhena, no Acre, jogam quarta, 15/08 – 20:30hs

    É a minha opinião.

    Curtir

  3. Sustentar que a goleada decorreu exclusivamente do esforço dos jogadores no segundo tempo, salvo melhor juízo, significa dizer que o triunfo não resultou das medidas adotadas pelo treinador. CONCORDO.

    Com a entrada do Chiquita me pareceu ter ocorrido alguma melhora na ligação, MESMO esta tendo ficado algo embolada com o acúmulo decorrente da superposição do Chiquita com o Laionel. Mas CONCORDO plenamente que a subtração do homem de referência foi um equívoco.

    De fato, nada ma is frágil que o sistema defensivo do Remo. Tomara que o novo contratado consiga qualificar esta defesa. Interessante que segundo se divulga o treinador supostamente não conhece o atleta. Será que este pode ser um sintoma de que o zagueirão pode dar certo?

    Aliás, a defesa que já claudicava, ficou pior quando perdeu um volante que foi compor a zaga. A ideia, a princípio, me pareceu boa… Adversário fraco, desfalcado, cansado, inferiorizado numericamente pela expulsão, cumpria mesmo abrir mão de um volante e colocar mais um atacante, o Cassiano. Mas, acho que foi uma experiência malograda, não qualificou o ataque e quase sacrifica o saldo de gols. Nem pensar em repeti-la contra adversário um pouquinho mais forte, pode significar derrota certa.

    Ah, um detalhe: ontem o Dida que apareceu muito bem na ala direita, teve um rendimento aquém do esperado na conclusão da jogada. Foi mais de uma dezena de escanteios e outros tantos cruzamentos nas várias vezes em que desceu muito bem pela ala direita e quase tudo se perdeu em cruzamentos a meia altura facilmente rechaçados pela fraca zaga dos adversários. o Gaúcho precisa treinar mais esta jogada.

    Quanto ao Laionel, valeu pela experiência. Mas, se ele é tudo isso que o treinador diz que é, e se tem potencial para inspirar tanta confiança no treinador (e tomara que tenha mesmo) tem de aguardar mais um pouco até condicionar-se melhor, pelos dois jogos que fez ainda se mostra um pouco distantes do mínimo que se espera de um jogador com o cartel com o qual foi anunciado. Afinal, fazê-lo entrar assim de cara além de deixá-lo exposto à ira da torcida ainda sacrifica o aprimoramento e consolidação do futebol do Chiquita.

    Curtir

  4. SO’ DOIS NOMES PODEM SACUDIR PRA MELHOR A SELECAO BRASILEIRA, MURICI E FELIPAO. QUANTO AO MAIS QUERIDO DO NORTE, NAO VAI MELHORAR COM AVALOS NUNCA.

    Curtir

  5. Claudio Santos, ontem a alteração com a entrada do chiquita atá podia ter acontecido, mas nunca no lugar do fabio, pois com isso o remo ficou totalmente perdido em campo. Depois, ao corrigir a alteração com a entrada do mendes (o cassiano só entrou pq o jogador do nautico foi expulso) mas não deveria ter saido o laionel. Os comentários do rui guimaraes ontem parecia que ele nunca tinha visto jogo de futebol e o jogo só fluia por conta do laionel e quem foi muito mal ontem foi o reis que não conseguia dar sequencia a nenhuma jogada. Quanto dizer que o chiquita melhorou o time é ignorar que o time do nautico estava morto em campo e nem mais conseguia sair pro ataque por isso a ideia que o time melhorou.
    Dois pontos a evidenciar ainda. O entrada do cassiano foi mal feita já que tirou o Avalos que estava bem no jogo de ontem e com a saida dele o André foi recompor a zaga e com isso o jonathan tinha de funcionar como 1º volante e todos já sabemos com o jonathan não consegue fazer esta função e por isso que no fim do jogo o nautico ainda perdeu 2 gols. Outra coisa é o escanteio a favor do remo. Os jogadores que não vão para a área ficam muito mal posicionado e sempre dão a opção de contra-ataque, a chance referida na matéria não foi culpa da zaga e sim de um rebote de escanteio que no sistema defensivo estavam reis, jonathan e aldivan. Se o edson gaucho não treinar isso podemos ser surpreendidos.

    Curtir

  6. Já cheguei a pensar que Muricy seria o melhor. Mas acho que, pela
    maior experiência, dirigindo Br e Portugal, em duas copas, mais uma Euro, acho que Filipão é melhor para assumir do que Muricy. Acho que o lado bom da derrota de sábado é que Mano cairá fora e a também a porrada pode servir a Neymar e seus colegas a amadurecerem. Impressionante como o Br, em todos os níveis, enrrola-se quando fica em desvantagem no placar.

    Fiquei contente em ver mais um golaço do Romarinho. Acho que é uma grande promessa para o ataque em 2016. Acho que ele tem pode ser o famoso homem-gol que o Br precisa.

    Curtir

  7. Alan, desconfio que o Reis não sai deste time desde o campeonato paraense porque mesmo quando está muito mal do ponto de vista técnico (o que não foi o caso ontem, mesmo ele não tendo repetido a atuação lá do Acre) ele corre bastante e auxilia deveras o combate no meio de campo. E ontem com todo aquele sol que fez no primeiro tempo (e o calor que ainda remanesceu no segundo, depois que o sol baixou), o Reis era o único que ainda tinha gás para cumprir marcação com alguma eficiência.

    Não vi esta fluência toda no jogo do Laionel. O que vi foi falta de rítmo, muitos passes errados e cansaço no primeiro tempo. E no segundo ele embolando com o Chiquita no pouco tempo que ainda permaneceu em campo, e mais cansaço ainda. Além do mal desempenho (natural para quem ainda não adquiriu rítmo nem a forma física ideal e jogou sob aquela lua), creio que ele foi substituído porque estava cansado.

    De fato, os jogadores do Nautico estavam mortos de cansados. Mas, acho que isto não diminui a importância do Chiquita na melhora do desempenho do Remo. Uma que os jogadores azulinos também estavam muito cansados. Duas que mesmo cansados, no segundo tempo os jogadores do Nautico além de vencerem várias vezes o duelo defensivo com os jogadores do Remo quando ficavam no mano a mano, ainda chegaram duas ou três vezes com muito perigo no gol azulino. Acredito que o Laionel, no futuro (se der tempo), talvez venha a ser muito útil para o Remo, inclusive porque é jovem. Mas, no momento, ele ainda não está habilitado para tomar o lugar do Chiquita ou do Reis neste time do Remo.

    Quanto à substituição do Ávalos pelo Cassiano também achei que não surtiu o efeito esperado. Não qualificou o ataque e acabou fragilizando ainda mais a defesa. Mas, neste caso achei que a tentativa foi válida. Afinal, o Remo precisava cuidar do saldo de gols, contava com o apoio da torcida, e de outro lado, o adversário não era muito qualificado, estava desfalcado, cansado e com um homem a menos. O fato de não ter dado certo, só reforça a procedência do título da Coluna quando diz que a “goleada não pode iludir”.

    Curtir

  8. São essas coisas que eu não entendo! O Remo massacra o simplório time do Naútico, e a imprenas diz que o Remo não jogou nada. Por outro lado, o Sampaio massacra o simplório Santos, e a mesma imprensa, mesmo se ter visto o Sampaio jogar, já coloca o mesmo como favorito contra um possivél encontro contra o Clube do Remo. Sem ter medo de ser feliz, digo que o Remo vai conquistar uma vaga para a série C do brasileiro, e posteriormente a isso, vai brigar pelo título da competição. O mais querido, está adquirindo um preparo fisico muito bom,o entrosamento vai acontecendo naturalmente, o jogador Laionel, entrou bem contra o Atlético do Acre, e ontem enquanto teve gás, mostrou ser um jogador que muito vai contribuir com o mais querido, Temos evoluindo, jogadores como o Diego Barrros, que ontem foi muito bem, presisamos sim melhorar o lado esquerdo, onde nem Paulinho nem Aldivan, mantém uma regularidade, e o mais importante, se o Marcelão entrar no lugar do Avalos, e jogar o que esperamos dele, se resolve o problema da zaga azulina. E uma observação, apesar da imprensa estar fazendo uma certa pressão, para que o Igor , entre na zaga do Remo, Eu que já vi ele jogar varias e varias vez\es digo, que ele ainda não o jogador, para solucionar o problema da nossa defensiva. Diferentemente de Da Silva, que emplacou de imediato, Igor tem que melhorar muito seu futebol se quiser um dia ser titular no Clube do Remo.

    Curtir

    1. Rocildo, baseei meu comentário na atuação do Remo contra um adversário fraco, com banco de reservas incompleto e visivelmente preocupado apenas em se defender. A vitória é sempre importante, mas não deve servir para esconder os problemas.

      Curtir

  9. O Remo tem 13 pontos em 6 jogos, com 4 vitórias, 1 empate e uma derrota. Marcou 17 gols, sofreu 11, saldo de 6.

    Sampaio tem 15 pontos em 5 jogos, portanto venceu todos seus adversários, marcou 20 gols e sofreu 2, seu saldo é de 18.

    Portanto o bolivia tem o melhor aproveitamento das 4 divisões.

    Isso não quer dizer que se cruzar com o Remo, o time paraense, não elimine o time do Maranhão.

    Então caro Rocildo a imprensa não está de toda errada.

    Curtir

  10. Mesmo sem conhecer o futebol que o Sampaio está jogando, tampouco dos adversários que ele está vencendo com muita tranquilidade, acredito que ele não seja esta maravilha toda. Afinal, os clubes que integrama série C e D estão aí porque realmente vem jogando um futebol de baixo nível, independentemente d’alguns ostentarem tradição respeitável.

    Todavia, também me preocupo deveras com o futuro do Remo na competição, mais exatamente com as possibilidades de acesso do Leão. Tenho acompanhado o desenrolar da competição e vejo o quanto time vem se ressentindo de várias deficiências, as quais começam na diretoria, passam pela comissão técnica e vão terminar melancolicamente no desempenho dos jogadores no gramado. Enfim, o problema não é o Sampaio eventualmente ter um time bom…

    Noutras palavras, a julgar pelo jogo de ontem por exemplo, mesmo que o Sampaio seja um time tão fraco quanto estes que integram a chave do Clube do Remo, tenho que o acesso é missão complicadíssima de cumprir, e o título algo quase impossível. E se o Sampaio for tudo isso que a imprensa prega baseada só nos números, tanto pior.

    Bom, mas não importam as dificuldades e as decorrentes preocupações. O fato é que sigo torcendo e colaborando nas bilheterias para que melhores tempos cheguem para o Leão.

    Curtir

  11. Há muito tempo eu não me arrisco a torcer para um selecionado brasileiro, a última vez que eu me lembre, foi em 2002 e só. Após isso, a nossa seleção foi só fiasco encima de fiasco, com Dunga e agora com o Mano. Algo precisa ser mudado urgentemente, caso contrário a 13° colocação que a nossa seleção ostenta no ranking ficará ate de bom tamanho pelos jogadores que são convocados e pelo futebol demonstrado dentro de campo.

    Curtir

Deixe uma resposta