Por André Barcinski
Será essa a pior edição do Oscar?
A safra de filmes hollywoodianos de 2011 foi tão ruim que a Academia não conseguiu nem selecionar o máximo de dez candidatos para o prêmio de melhor filme. Escolheram só nove, incluindo uma das coisas mais ridículas já perpetradas em celulóide, “Cavalo de Guerra”, e o dramalhão “Extremely Loud and Incredibly Close”, que foi malhado pela crítica. O ano foi tão ruim que “Kung Fu Panda 2” foi indicado ao prêmio de melhor animação. Vou repetir bem devagar, pra ninguém achar que me enganei: Kung.. Fu.. Panda.. Parte dois… foi indicado… a um… Oscar. Um OSCAR, capisce?
Achei que nunca conseguiriam superar 1995, quando a disputa ficou entre “Coração Valente”, “Apollo 13”, “Babe, o Porquinho Atrapalhado”, “O Carteiro e o Poeta” e “Razão e Sensibilidade”. Ou 1998, com “Shakespeare Apaixonado”, “A Vida é Bela”, “O Resgate do Soldado Ryan”, “Elizabeth” e “Além da Linha Vermelha”. E que tal 2008, com “Quem Quer ser Um Milionário?”, “Milk – A Voz da Igualdade”, “Frost/Nixon”, “O Leitor” e “Benjamin Button”? De lascar.
Ainda não vi “O Artista” e “Hugo”, então não quero opinar sobre a safra 2011. Mas não estou lá muito otimista. Para piorar, conseguiram esnobar Albert Brooks, que está fantástico no papel do mafioso em “Drive”, e Michael Fassbender, uma revelação como o viciado em sexo de “Shame”. E trouxeram de volta Billy Crystal para apresentar o prêmio. Socorro.
Não é de hoje que o cinema americano está em crise. Só faz continuações, filmes em 3D e adaptações de quadrinhos. Se o Oscar, que na teoria é o melhor de Hollywood, está nessa lama, imagine o cinema mais comercial?
Quem já ganhou e vai recer o premio amanhã em Davos é a Vale do Rio Doce. vinte e cinco mil votos conferiram à Vale o Oscar da Vergonha. Procurem saber porque.
CurtirCurtir
O Globo de Ouro que era uma prévia do Oscar de um tempo pra cá tambem nao é mais o mesmo…
CurtirCurtir
Sr. Tavernard Neves
O sr. poderia dar uma dica de onde pesquisar para saber desse “prêmio” da Vale?
Encontrei assuntos sobre o festival de
Davos mas nada que falasse sobre a Vale.
Agradeço.
CurtirCurtir
O cinema vai acabar , assim como lojas de locação de filmes já acabaram.Em breve não se precisará de atores para filmes.
CurtirCurtir
Sr. Luiz Fernando, a matéria está no ar desde o dia 26, os sites de pesquiza lhe orientarão.
CurtirCurtir
ehehee, e olha que o Gersão nem completou o texto do André Barcinski citando Carlinhos Brawm. Te dizer …..
CurtirCurtir
O Artista vai ganha, barbada.
CurtirCurtir
Não vi ainda O Artista, mas ouvi excelentes referências sobre o filme, e também sobre Hugo, de Martin Scorsese.
CurtirCurtir