Por Gerson Nogueira
Bastaram 15 minutos para perceber que Magnum pode ser a peça que faltava para resolver a equação do setor de meia-cancha do Remo. Ainda visivelmente fora de forma, ele assumiu as ações e coordenou os avanços do time em busca do empate. O passe continua impecável e a falta de ritmo foi compensada pelo bom posicionamento.
Sinomar Naves, que ainda não acertou na formação do setor criativo da equipe, deve ter sua tarefa facilitada a partir de agora. Só precisa não cair na tentação de inventar. Magnum entrou no lugar de Betinho, que se contundiu, mas o ideal é que ambos se complementem na execução das tarefas de ligação com o ataque.
Valorizado pela breve presença de Magnum e a grande movimentação dos times, apesar da falta de energia elétrica no segundo tempo, Cametá e Remo fizeram ontem o melhor jogo do campeonato. O placar espelhou o equilíbrio reinante na maior parte do confronto, embora os azulinos tenham sido superiores ao longo do primeiro tempo.

Depois de abrir o escore quando era dominado, o Cametá mostrou rapidez e objetividade. Cacaio explora três peças fundamentais: Soares arma e Rafael Paty é o homem de referência, tendo Jailson como o atacante que sai da área. Ratinho, ainda está fora de sintonia, pode vir a ter utilidade mais à frente. Com retaguarda forte e bons volantes (Paulo de Tarso e Ricardo Capanema), a equipe torna-se difícil de ser batida.
Quando o assunto é organização tática, aí a coisa muda de figura. O Cametá, como os demais participantes do Parazão, aposta tudo na correria, nas ligações diretas e nas bolas paradas. Por enquanto, está dando certo.
Depois de arrancar o empate (com Marciano) logo no começo do 2º tempo, o Remo fraquejou lá atrás e permitiu a Soares acertar tiro certeiro, no canto direito de Jamilton. A igualdade final só veio depois do apagão. Evandro, que já havia feito muito, saiu em falso e facilitou o cabeceio de Rodrigo Aires, que não havia feito nada em campo. Coisas da vida.
Cassiano, que entrou na etapa final substituindo a Aldivan, vai precisar jogar muito para justificar a condição de reforço. Ontem, seu comportamento foi caótico. Corria sem direção, trombava com os beques e não completava nenhuma jogada. Difícil acreditar que Jaime, que permanece segregado ao banco de reservas, consiga ser pior. (Fotos: THIAGO ARAÚJO/Bola)
Nad tem muitas dúvidas na cabeça para armar o time que encara o Águia hoje, em Marabá. No gol, Ronaldo por ser substituído por Paulo Rafael. As indefinições na defesa referem-se ao sistema a ser utilizado, com boas chances de Vânderson continuar como referência, ao lado de Tiago e Darlan. No ataque, Bartola deve ser lançado desde o começo ao lado de Luan ou Juba. Por mais que não admita, Nad vai usar um esquema cauteloso no Zinho Oliveira.
A ascensão do Águia na competição, com base na qualidade dos laterais Júlio Ferrari e Rayro e na linha ofensiva (Branco e Valdanes), preocupa o comandante bicolor.
Turma do chinelinho não pode se queixar da crise. Adriano ex-Imperador continua na gandaia – e no Corinthians. Valdívia virou titular intocável no Palmeiras de Felipão. Kléber Gladiador já é quase dono do Grêmio. Jóbson ganha nova oportunidade no Botafogo. Wagner Love é repatriado a peso de ouro pelo Flamengo. Só falta mesmo alguém dar uma força para The One Carlos Alberto, que ainda não arranjou um time para enganar.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quarta-feira, 25)

Gerson, felicito-o pelo comentário e principalmente pelo titulo. Depois disso tudo que for dito será redundancia.
CurtirCurtir
Gerson, esqueceste de mencionar o chinelinho-mor Roger do Cruzeiro.
CurtirCurtir
Éguaaa, camarada Luís, de fato o papa da chinelagem é o grande Roger. Realmente foi uma injustiça, mas farei menção a ele amanhã.
CurtirCurtir
pelo menos vc Gerson é consciente em admitir isso, foi o melhor jogo do campeonato.
CurtirCurtir
Gerson, Domingo, dependendo do resultado do jogo de hoje entre Águia e Paysandú, poderemos ver um clássico com apenas uma torcida, porque se o Paysandú perder para o Águia a “fiel” (?) não comparecerá.
CurtirCurtir
Gerson e amigos, depois de quase nem dormir direito com as explicações do Sinomar, que a cada jogo, é capaz de superar Rolando Lero, com facilidade, penso que foi um jogo corrido, com o Cametá muito melhor no 2º tempo, quando Soares entrou no jogo e, caiu de produção, quando esse mesmo Soares, saiu(expulso) do jogo.
– O Remo, a continuar sendo ajudado por zagueiros e goleiros em todos os jogos, tá com pinta de “campeão da sorte”. Te dizer, mas a saída do Evandro….
– Quanto ao Magno, penso que ele deveria ser incluído nos chinelinhos, acima. Melhor aguardar mais um pouco.
– Quanto ao melhor jogo desse campeonato, até aqui, penso que foi Remo x Águia, no Baenão.
-Uma das explicações do Sinomar: “Coloquei o Cassiano, para jogar com o Balu e o Panda e foi por lá que saiu o gol de empate”. Ah, tá.
– Quem sabe o Evandro não se preocupou tanto com o Cassiano, que esqueceu de pegar a bola…. Te contar…
– É a minha opinião.
CurtirCurtir
Quanto ao jogo de ontem, pra mim, incontroversa, só a atuação caótica do Cassiano e a equivocada opção por ele em detrimento do Jaime. Por exemplo o Rodrigo Aires me pareceu ter feito mais do que o gol, além de boas jogadas no primeiro tempo, e uma arrumada de peito e com o estilo para o Marciano no segundo tempo, também fez (cometeu) uma indiscrição na entrevista ao final do jogo ao dizer que jogar com o Marciano é melhor porque o Joãozinho o deixa muito isolado.
CurtirCurtir
Palpite para a conclusão da rodada: Aguia 4 x 0 Gayssandu.
CurtirCurtir
Penso que o equilíbrio que falta ao Grande Bicolor Amazônico, para dosar o excesso de juventude desse time, seria, enquanto não chegam os “experientes”, a inversão de prioridades na escalação das posições carentes, durante o jogo, senão vejamos; o que costumeiramente se faz é botar a molecada prá iniciar o jogo e se não der certo, vai mudando o time, no decorrer do jogo, inserindo os mais experientes. Porque então não escalar, logo de cara, os mais experientes e, a medida que o jogo vai passando, inserir os mais jovens; entendo que, dessa forma, isso aliviaria muito, a responsa que está sobre os ombros da molecada, que lhes impede de render o esperado como sabemos, pois o torcedor, quer resultados imediatos e os cartolas, não sabem segurar essa pressão, daí, os descaminhos administrativos e consequentemente, os vexames…
CurtirCurtir
Na minha opinião, o Cametá não ganhou o jogo, porque o Cacaio foi medroso. Engraçado que esses técnicos, se foi expulso um Meia, tem que colocar outro meia, se um atacante,…. . Naquele momento do jogo, ele perdeu o Soares e, faria a mudança com a entrada do M.Maciel no lugar do Paty(contundido), já que o Remo foi todo pra cima e abria lá atrás. Com dois homens abertos na frente, poderia ter matado o jogo. Melhor que colocar um volante, com mais de 15 min, ainda de jogo e trazer o Remo pracima dele e, ainda, saber que o Panda estava morto fisicamente.
CurtirCurtir
O título da coluna bem que poderia ser O MENOS RUIM JOGO DO TORNEIO, pois o que vi ontem é muito pouco para uma competição de nível como se espera.
São dois times esforçados e talvez por força disso sejam o líder e vice desse campeonato maia-boca.
Quanto a hoje e a domingo, prefiro esperar a bola rolar, pois quem conhece um pouquinho que seja de futebol sabe que as coisas se decidem lá dentro.
CurtirCurtir
O Remo mostrou uma boa evolução desde o ultimo jogo para este. O Rodrigo Ayres finalmente desencantou e inclusive foi considerado o melhor em campo pela radio clube. Acho que ele finalmente encontrou o companheiro de ataque (Marciano).Alias como o ataque melhora com o Marciano articulando as jogadas ali na frente, acho que ja ta mais que provado que ele deve ser titular. Essa dupla de ataque foi a melhor que o Remo colocou até agora no campeonato, se eu fosse o Sinomar eu manteria para o RExPA. Critiquei muito o Ayres mas pelo o que ele fez ontem merece uma segunda chance. E não foi só por causa do gol que ele fez, vi no minimo uns 2 lances de chutes desferidos por ele que ou passaram rente ao gol, ou obrigou o Evandro a fazer boa defesa. O Remo ainda precisa melhorar, mas acredito que esteja no caminho certo. Pro paraense ta bom.
CurtirCurtir
Prezado Claudio, pelo jeito vc ficará insone. Não aconselho vc assistir o BBB porque aí é sair da insonia para entrar no pesadelo.
CurtirCurtir
Gerson
Achoque o Rodrigo Aires fez bem mais no jogo que o gol,foi sua melhor partida,concordo que o Jaime seria uma opção em vez do Cassiano.Tenho dificuldades de gostar do Betinho,as vezes ele erra jogadas simples e em alguns momentos ele meio que se perde no jogo,penso que temos que valorizar o jogador da base,mais quando ele vai mal não dá para passar a mão na cabeça,torço por ele,mais acho que falta mais alguma coisa no seu futebol.Dentro da realidade do nosso futebol esse realmente foi um bom jogo.
CurtirCurtir
Amigos Silas, Marcelo, Claudio, Tavernard, Maciel e Agenor: o jogo desta noite pode ser um divisor de águas para o Paissandu e para o próprio campeonato. Se vencer, renasce na competição e entra na briga para ir às semifinais. Em caso de derrota, o técnico balança e o time virá cambaleante para o Re-Pa. Por isso, creio que o empate em Marabá é excelente resultado para o Papão e para o clássico de domingo.
CurtirCurtir
Claudio
Gostar do Sinomar eu até entendo,mais dizer que se o remo for campeão,vai ser o “campeão da sorte” é exagero.
CurtirCurtir
Companheiro Marcelo Gomes,
Não acho ser exagero do Claudio chamar o Remo de “campeão da sorte”.
Só consigo acompanhar as rodadas pela net, especificamente por esse blog, e só leio relatos de que o Leão tem jogado mal. Hoje leio o título dessa matéria do Gerson… se foi o melhor jogo e o remo conseguiu “arrancar” um empate… é pura sorte como eu havia comentado já ao fim da 3ª rodada, quando ele ganhou o Independente que vinha muuuuuito melhor no jogo até a saída do Gian.
No entanto, ainda acredito que o Galo Elétrico da minha cidade vai conseguir se recuperar e terá a última vaga na semifinal desse primeiro turo.
Palpite: Remo, Cametá e Águia já estarão na semifinal depois do empate do Payssandu hj em Marabá…rsrs.
Abraços a todos os conterrâneos.
Klésio Santos
Paraense no MT (de olho no Parazão)
CurtirCurtir
Klésio, o fato de o Remo ter arrancado empate meio na sorte não desqualifica o jogo, que em termos de movimentação (repito) foi o melhor do campeonato até agora.
CurtirCurtir
em tempo:
primeiro turno.
CurtirCurtir
Na minha opnião de bicolor, se o Remo sagrar-se campeão regional deste ano, será mais por incompetência dos rivais, mais precisamente do Paysandu. Que não fez um planejamento tão logo o campeonato nacional de 2011 terminou e, mandou embora um serie de jogadores que não conseguiram produzir nada ao clube.
– Neste ínicio de ano o Papão montou um time, recheado de jogadores da base, com a inclusão de alguns remanecentes do ano passado, mais sem possuir um comando técnico mais qualificado, vem se arrastando neste sofrivel campeonato regional.
– Vejo o Remo depois do empate de ontem, como virtual candidato ao titulo do primeiro turno. O único que ainda podia e ainda poderá incômoda-lo é o Cametá.
– Posso ate enganar-me no próximo domingo, mais se levarmos em consideração os atuais momentos de Remo e Paysandu, o
Remo tem tudo para sair festejando a primeira vitória contra o Paysandu. O que resta ao jovem time bicolor e a superação de seus jogadores, frente ao clube do Remo que possui um melhor entrosamento e melhor prepado físico que os bicolores.
* Mais clássico e clássico e, todos nos sabemos que não há favoritos neste momento.
CurtirCurtir
De todos os comentários ontem que ouvi (Carlos Ferreira na CBN, João Cunha na Radio Clube) e lendo as coluna de hoje, não vi mencionarem a excelente estratégia do Sinomar em efetuar a marcação no seu campo do adversário. No inicio do jogo de ontem o Clube do Remo não conseguio achar essa marcação pois o Cametá jogava com muita velocidade, mas no momento em que o Remo conseguio marcar corretamente , inclusive os atacantes fazem essa marcação em cima dos zagueiro adversários, o time começou a mandar no jogo. Lógico que essa marcação exige um bom preparo físico, o que o Remos esta tendo, mas se continuar a efetuar esse tipo de marcação em todos os jogos vai ser muito difícil um time ganhar do Remo. Pode até acontecer, como ontem quase aconteceu, mas continuando a ser eficiente no ataque com Marciano e algum parceiro e o restante do Time efetuando a mesma marcação, não digo que seja imbatível nesse nosso campeonato que os times são de regular pra fracos, mas será muito difícil baterem o Time de Periçá.
CurtirCurtir
E o apito amigo, decisivo, na expulsão do Soares, o melhor jogador em campo. E a falha suspeita do Evandro no segundo gol. Te contar! Também achei que foi o jogo mais equilibrado do campeonato, Mas, o “menos pior” jogo, na minha opinião, foi Paysandu 1 x 2 Cametá, dos que ví.
CurtirCurtir
Égua, Otávio, aí é fanatismo. O jogo Cametá e PSC foi muito ruim e o PSC, mesmo desordenado, ainda foi melhor, pois o Cametá ganhou em dois lances fortuitos.
CurtirCurtir
Deputado, não disse que o jogo PSC x Cametá tenha sido o melhor jogo, então onde está o fanatismo? Fanatismo é achar que o seu, ou o meu time está com a bola toda, quando nenhum está! Se eu gostei daquele jogo, respeite minha opinião.
CurtirCurtir
Égua, será amigo Vinícios. Te dizer….
CurtirCurtir
Em tempo: Vinicius
CurtirCurtir
Gostei do título e do texto principalmente, para quem estava esperando melhores partidas, onde parece que houve uma evolução no futebol das equipes principalmente no clube do Remo, gostei do comentário do amigo VINICIUS, tive essa mesma analise no jogo, o Sinomar está fazendo uma marcação eficiente lá na frente no campo do adversário isso dificulta as jogadas, ontem o unico lugar onde a marcação estava fraca era a lateral direita, o Souza recebia toda hora a bola com liberdade para avançar e foi por onde o Cametá criava as principais jogadas, no mais a marcação estava quase perfeita, isso facilitou as investidas do Leão ao ataque onde chegava com perigo principalmente com o Aldivan, que se melhorasse o passe o time poderia sair com a vitória ainda no primeiro tempo. Depois do jogo de ontem e com a evolução da equipe, vejo como uma das favoritas do primeiro turno, pois é uma equipe que não se entrega em momento algum nos jogos, isso sem contar que o principal reforço entrou no jogo pouco tempo e ainda acima do peso, mesmo assim mostrou que não perdeu a qualidade do passe e posicionamento, acredtio que no Re x pa ele possa mostrar mais um pouco pq foi a melhor contratação do Leão. Rodrigo Ayres critiquei muito esse jogador, mas ontem foi quem deu mais trabalho a defesa do Cametá, levou perigo pelo uma três vezes além do gol é claro, aquele chute de fora da area no primeiro tempo foi estilo aos grandes goleadores, ele já tinha tentando esse chute em outros jogos, espero que ele continua assim e cresça junto com a equipe, será que o Sinomar será bicampeão Paraense esse ano, só os grandes tecnicos conseguem ser bicampeões, uma vez campeão pode ser sorte, mas bicampeão é por meritos.
CurtirCurtir