“Isso foi uma brincadeira que fiz após ter sido campeão da Copa do Mundo de 2002. Tinha aquela Copa dos Campeões e o vencedor jogaria a Libertadores. O Corinthians havia sido campeão da Copa do Brasil e já estávamos na competição. Só que éramos campeões do Torneio Rio-São Paulo e fomos disputar só para encher linguiça. Acho que jogaríamos contra o Fluminense e veio o papo de que eles não entrariam em campo por causa de uma greve. Brincando com o Ricardinho, Fábio Luciano, Deivid e Gil, me perguntaram se recebia no Flamengo. Só que tinha um cara gravando o bate-papo. Aí, falei: “Pagavam nada. Eles fingiam que pagavam. E eu que jogava”. Mandaram isso para todos os meios de comunicação e tive que falar. Convoquei uma coletiva no Corinthians e expliquei que não tinha dado entrevista para ninguém, mas que tinha falado mesmo que o Flamengo não pagava”, completou o ex-jogador Vampeta, neste sábado, em Atibaia, ao visitar o hotel que hospeda o Vasco na cidade.
A frase a que Vampeta se refere ficou célebre e tornou-se mais importante que o futebol mediano do ex-volante. O que poucos sabem é que foi pronunciada provavelmente em Belém, durante a Copa dos Campeões de 2002. E o repórter que gravou a conversa foi ninguém menos que o nosso Paulo Bad Boy Fernando, da Rádio Clube do Pará.
lingua maior do que seu futebol… vampeta realmente soltou essa frase que se encaixa perfeitamente nos conceitos do atual futebol do brasil!
CurtirCurtir
Honestamente, não gostei da fama e do ibope que essa frase conseguiuno futebol porque a partir dela, o profissionalismo no futebol se acabou deverasmente. Os exemplos estão em todos os centros do futebol brasileiro porém que está mais padecendo com isso são os clubes pequenos e médios os quais não tem estrura, peso da camisa, de torcida, da mídia e nem servem muito como vitrine para motivar jogadores a fim de pelo menos compensar os salários atrasados e os caras não fingirem que jogam. So esclarecendo, por exemplo um Flamengo da vida pode estar com salário atrasado mas tem todos esses ingredientes para motivar jogadores. Mas num clube pequeno esse problema é sério mesmo. Basta atrasar 2 meses de salário que os caras começam a fingir que estão jogando. Isso a gente so vai saber quando somos eliminadas em casa pelos Palmas do Tocantins e os Salgueiros da vida. Remo e Paysanudu que o digam.
CurtirCurtir
O Gersão só pode está de brincadeira, Vampeta foi mediano? Pera lá!
Vampeta foi um dos principais responsáveis pelo melhor momento da história do Corinthians, onde sua melhor fase confunde-se com o auge do clube. Volante moderno, com boa marcação e sabendo driblar, Vampeta foi precursor desse estilo de jogo no Brasil, ou conseguimos citar outro jogador na posição com o estilo de jogo?
Campeão Brasileiro 98 e 99, Paulista 99 e 01, Mundial 2000 e 2002, Foi titular durante as eliminatórias para 2002, titular na Inter de Milao e tudo isso não sendo um profissional 100%, imaginem se fosse.
CurtirCurtir
Bom, amigo Marcelo, talvez você mesmo esteja fornecendo os motivos para tão generosa análise do futebol vampetiano: a alma corintiana. É compreensível essa posição, pois aí entra a paixão clubística a manchar a avaliação de cunho técnico. No Corinthians, ele foi utilíssimo. Mas, em comparação com outros jogadores da posição como Falcão, Cerezo, Andrade, César Sampaio, Mazinho, Carlos Alberto Pintinho e o próprio Dunga, não dá para considerar Vampeta um craque, no máximo um Biro-Biro mais moreno e cheio de manha. E olha que nem estou citando gente do porte de Clodoaldo e Zito, porque aí seria covardia. Você menciona esses galardões todos da carreira de Vampeta, inclusive a discutível passagem pela seleção de 2002, mas esquece de citar que o próprio Vampeta também foi “distinguido” como o pior estrangeiro do futebol italiano nesse período na Inter de Milão. Considero Vampeta, assim como tantos outros boleiros limitados, um cara de muita sorte, beneficiados pela mãe grande que é o futebol brasileiro dos últimos tempos.
CurtirCurtir
E verdade caro Edilson, se não pagar esses caras em dia, logo logo eles começam a fazer corpo mole. Ta certo que eles apenas estão requisitando os seus salários, mais vale lembrar também que o nome deles está em jogo e podemos saber como e a personalidade de cada um destes mal-caraters de cara.
CurtirCurtir
Também acho o vampeta um jogador mediano, com mais língua do que futebol. A parte da entrevista mais interessante é a que se refere à desimportância da Copa dos Campeões. Ficou nítido o desinteresse dos clubes em relação a esse torneio inventado pela CBF para garantir a vaga para mais um grande na Libertadores. Aproveitou-se bem o PSC e transforma esse título em efeméride nacional. Comparo esse títilo ao ganho pelo Corínthians naquele mundial interclubes fajuto também inventado. Só o Corínthians dava importãncia aquele torneio. Ultimamente, eles tem se conformado que aquela compeitção foi uma fraude e nem comemoram mas aquilo. Prova é que eles sonham com a Libertadores. A Copa dos Campeões virou um mantra para a imprensa (aliás, esse é o seu papel também) e para a torcida local. Nacionalmente, um torneio extinto sem importância. Uma dessas aberrações criadas pela CBF. Conversei ultimamente com cruzeirenses amigos e perguntei para eles qual foi a maior frustração deles em relação à história do time. Nenhum citou a perda do tal torneio. Aliás, nem a conquista da Recopa eles comemoram. A eliminação da Libertadores esse ano foi a maior frustração deles de todos os tempos. A conquista nacional do Coritiba em 1985 e do Bahia em 1988, foram sim conquistas históricas que fuiraram o bloqueio dos grandes. Nessa mesma condição,pode se considerar também as conquistas da Copa do Brasil pelas equipes de médio porte. Essa é a história. O resto, ufanismo provinciano.
CurtirCurtir
Amigo Cássio, o folclórico Vampeta é titular absoluto daquele time de grandes sortudos do futebol brasileiro, como Denilson, Caio (hoje comentarista da Globo), Deco, Felipe Melo, Robinho, Júlio Batista, Doni, Zé Elias, Conca, Kleberson, Anderson Polga, Vagner Love e alguns outros. Todos medianos, mas ganhando salários de craque e enganando durante muito tempo.
CurtirCurtir
Gerson, essa tua lista de jogadores medianos ou comuns que receberam altos salários e tidos como grandes craques do futebol brasileiro e da seleção, está faltando o nome de alguns que acho que vais concordar comigo quando digo que foram mestres na arte de anganar . São eles: EMERSON e GILBERTO SILVA eram de dar dor de dente em serrote, mas foram titulares da S Canarinho durante muito tempo.
CurtirCurtir
Edilson, boas lembranças. Emerson e Gilberto Silva são titulares daquela lista de sortudos. Silva segue enganando até hoje.
CurtirCurtir
A copa dos campeões pode ter sido esnobada por jogadores medianos , mas não por times grandes.
Eles sabiam que era um atalho para a Libertadores.E quanto ao Paissandu e sua vitória no torneio, deve sim ser relembrada como um feito histórico de um time do norte que derrubou Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense, e outros grandes do futebol brasileiro.O resto é inveja de torcedor paraense azulino que volta e meia quer fazer menção ao título de CAMPEÃO DOS CAMPEÕES que somente o PAPÃO tem.Amigo cássio sem hostilização , mas até pelo seu nível deveria já ter absorvido que esse titulo é histórico e merecido pelo bicolor do Norte e que faz o PAPÃO ser referencia na amazônia.
CurtirCurtir