Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn

Meu Jesus amado , assisti ontem.Fiquei pensativo.Postei antes da luta que Lyoto e seu estilo evasivo não daria certo.Não compreeendo de luta, nunca lutei, nunca brigueina rua , nem na escola, sempre paciente e calmo,vencia as ‘ arengas ‘ com palavras.Mas não sou nem um tolo.Eu tbm não estava no BRASIL QUANDO Getúlio era presidente , mas sei.Tbm não estava em Belém quando Barata era governador , mas EU SEI.
Então, eu SEI que Lyoto tem esse estilo,mais apropriado para jogos olimpicos .Mas para uma violencia explicita onde vale “quase’ tudo .Não dá.Ele dsmaiou nos braços do oponente.Pior do que essa foto foi contatar que ele não se entregou batendo os tapinhas de desistencia no rival e desmaiou.poderia ter quebrado o pescoço.Que coisa absurda.Mas não se engane nobre baionense , isso tá longe de parar.Envolve muito dinheiro, fama , poder.Em múltiplos segmentos.
CurtirCurtir
Essa foi a primeira grande peia que o lyoto pegou.
vai ser difícil tirar o cinturão dessa jon jones.
o cara é sinistro.
CurtirCurtir
MMA é esporte sim, UFC não. no UFC tem muita politicagem e não existe uma ordem clara para disputar um cinturão, tudo depende do Dana White. Sobre a luta de ontem, a envergadura do Jon Jones é a grande vantagem que este possui e para vencer isso é necessario ser rápido como o lyoto conseguiu ser durante o 1º round. Porém, na MINHA OPNIÃO o lyoto não sabe absorver golpes e quando o JJ acertou umzinho o lyoto sentiu e não conseguiu manter a sua estratégia de contra golpe e o final todos sabemos.
Com relação ao fato de desmaiar, o lyoto tinha a opção de bater e assim a luta seria encerrada, mas preferiu não fazer, assim como fez o minotauro tbm não fez e o adversário quebrou seu braço. É da cabeça de cada um, existem diversos exemplos no mundo das lutas.
CurtirCurtir
Concordo contigo Breno, o MMA e um esporte sim! Para os desavisados, ou para aqueles que pensam que a vida e bela, fica o recado – para se vencer na vida, sempre teremos de “lutar” seja em qual modalidade for. Em relação ao sangue no rosto do baiano/paraense Lyoto, faz parte do espetáculo, onde em outras lutas consideradas como esporte também existem, tipo no: kickboxe, boxe, Taekundo, kung fu, maui tai, caratê, capoeira…
Sobre a luta, pensei que ontem o reinado do excepicional lutador americano Jon Jones, iria acabar contra o nosso Lyoto, ate o primeiro Round, o nosso dragão manteve-se dentro de sua estratégia de luta, sempre fazendo uso de seu caratê, onde sempre entrava golpeando em velocidade, e saia muito mais rápido ainda. No entando, quando o grandalhão encurtou a distância, o negócio fedeu para o Machida, infelizmente não vejo ninguém para para o campeão americano, talvez se ele se aventurar a mudar de categoria, possa enfrentar o Anderson “spider” Silva, talvez este homem possa parar o Jon “Bones” Jones.
CurtirCurtir
O Jon Jones acertou o baiano errado. eras!
CurtirCurtir
E teve o outro que ainda quebrou o braço em pleno combate.
E como já era esperado, começam a se abrir “escolas” para esta modalidade, ou seja ensinar os jovens a dar porrada.
Te dizer hein!
CurtirCurtir
Com todo respeito a quem aprecia esse MMA, mas na minha opinião, isso não é e nunca será esporte. Te dizer……. – Estou no Celular
CurtirCurtir
Depois que o Ganso assumiu ser remista , caiu em rendimento técnico e se contundiu, operou, se contundiu de novo.Ou seja uma coisa não tem a ver com outra.Respeito quem gosta , mas afirmar que isso é esporte , que tirar sangue de outra pessoa, e por pouco tirar-lhe a vida é esporte , é mesmo muito subjtivo e essencialmente individual.Te dizer.
CurtirCurtir
Respeito a quem não gosta de lutas, mais se o MMA não pode se chamado de esporte, o BOXE, CARATÊ, TAEKUNDO, KUNG FU, AIKIDO, CAPOEIRA.
Como eu disse acima, respeito à quem não goste e não ache esporte, mais ao mesmo tempo cobro respeito aos que acham o MMA como um esporte (mesmo que seja violento) mais e um esporte, por conter mais regras que qualquer outra modalidade de luta.
– Quem não gosta de ver SANGUE, que vire vegetáriano! Brincadeira, todos tem o direito de achar o que quizer, mais tem de respeitar o direito dos outros, pois o livre arbitrio deve ser usado nestas horas.
Para mim, e melhor assistir a lutas de MMA, doque apoiar politicos corruptos, ou ser favoravel a guerras, ou a programas nucleares.
Fica minha mensagem!
CurtirCurtir
Caro André, respeito quem goste, afinal há gosto pra tudo, não é mesmo? Mas, por gentileza, não vamos chamar essa carnificina de esporte. Competições esportivas têm outro perfil e outra finalidade. No vale-tudo, também chamado de MMA, o ojetivo é massacrar o oponente. O americano que fatura bilhões com esse negócio já anda falando, cinicamente, em incluir o vale-tudo na Olimpíada. Te dizer…
CurtirCurtir
Acho que o JON JONES, deveria dar uns cacetes em todos os politicos separatistas e corruptos de nosso estado! Creio, que não ficaria nenhum inteiro, pois todos tem o um pé ou os dois na sujeirada…Politicos, jamais deveriam ser chamados por este termo e, sim por salafrários, bandidos e pilantras.
CurtirCurtir
Não prfissional da Educação Física, mas penso que é preciso estabelecer a diferença conceitual entre práticas esportivas e lutas. Na essência está a competição e a vitória que acompanham esportistas e contendadores desde a Antiguidade Clássica. Sob um olhar sociológico, a competição é um processo social que comporta um aparente caráter associativo. Como a violência comporta um caráter destrutivo nas relações humanas, ainda que mascaradas pela competição, logo fica fica difícil considerar a prática em tela, sob diversos nomes, como esporte. Isso vale também ao boxe. Em relação às lutas orientais, estão enquadradas na mesma condição das lutas greco-romanas e a esgrima, estas, sim, práticas esportivas.
CurtirCurtir
Verdade Cássio, falaste tudo! O povo tem de saber diferenciar as coisas. Se eu sou uma pessoa violenta, que gosta de bater nas outras pessoas. Me mando para lutar um “vale-tudo” ou MMA, onde poderei soltar toda minha irá contra meu adversário, ou então receber em troca a mesma coisa do meu oponente. Mais isso, tem de acontecer dentro do ringue de luta, ou no “octagon” mediante as regras de disputa.
Vali-tudo ou MMA, so podem ser considerados violentos, se forem práticados fora de suas arenas de lutas e contra pessoas comuns, pois um lutador de qualquer que seja a arte marcial, pode ser considerado uma arma letal, a um cidadão comum e pácifico, mais contra outro lutador, o expoentes chegam a ser os mesmo.
Um vez já disse aqui – já fui atleta marcial ate os meus 23 anos. Onde pratiquei Judô (faixa roxa), Capoeira (cordel verde e amarelo), Caratê (faixa marron), e Jiu-jitsu (faixa azul) hoje estou com 35 anos, no mais completo sedentarismo, mais não porisso que eu não lembre mais de nada, muito pelo contrário, me lembro de quase tudo o que um dia prátiquei. Porém nunca tive de usar meus conhecimentos de luta, contra alguma pessoa! Mesmo que se necessário, tivesse de usar. Pensaria duas ou três vezes antes de qualquer coisa.
No caso de incluir o MMA, como modalidade olimpica eu concordo com você. Acho que o MMA, já enfrenta muitos preconceitos que jamais serão entendidos.
O caratê e o Jiu-jitsu, que à muito tempo tentam ser considerados esportes olimpicos, ainda não foram contemplados com tal graça, acho que o MMA, tem de ficar como está e pronto.
CurtirCurtir
Nas Olimpíadas não por favor ( meu medo é que o dinheiro pesa nesta hora )!
Enquanto isso o futebol de salão não consegue ser incluído.
Amigo André vc já presenciou um linchamento?
Não fica longe disso, viu!?
CurtirCurtir
Sinceramente amigos ,mas André compreendo sua boa vontade e respeito sua opinião, mas essa coisa está longe de ser esporte.
CurtirCurtir
Nunca mais ele pisa na chiqueiruzu…Pegou a psica listrada
CurtirCurtir
Eu gosto muito de UFC,considero um esporte,sim… É disputado dentro de regras,não simplesmente praticado por qualquer pessoa,são atletas preparados para desenvolvê-lo e praticá-lo…
CurtirCurtir
Briga de cachorro não pode, briga de galo também não, de humanos pode! O que não se faz pelo vil metal! E aí, direitos humanos? O Lioto quase morre, diante dos nossos olhos!
CurtirCurtir
Concordo, amigo Otávio vi, ontem, o Lioto, morrer, sinceramente. Isso, nunca será esporte. Vamos acordar, gente, antes que um morra, como bem falou o amigo Gerson.
CurtirCurtir
Amigos, caro Pastor obrigado pelo seu entendimento a minha opnião, bem como a dos demais. Mais quero continuar com embate numa boa e, continuo com o meu ponto de vista.
Mais continuo com a mesma linha de raciocinio, o MMA e esporte sim e deve ser reconhecido como tal, mais não merece ir para um olimpiada.
Falar em violência e fácil para mim, onde posso argumentar das mais diversas situações vividas e presenciadas por minha pessoa, mais em nenhum momento achei o MMA uma situação violenta, pois todos os atletas que participam ou lutam, são preparados em todos os sentidos como – mentalmente, físicamente, e táticamente, então não entram dentro do ringue pessoas desavisadas e/ou sem condições de absorver golpes desferidos pelos oponentes.
Mais para quem acha que o MMA, está longe de ser um esporte por apresentar cenas fortes, então que seja, mais ao mesmo tempo não e obrigado a qualquer que seja ou assista tal programação supostamente indigesta.
Violência desmedida, foi o que eu presenciei na semana passada no municipio de Marabá, onde um ADVOGADA, estava soltando o verbo contra a emissora de televisão afiliado da poderosa globo, atestando, como se a mesma fizesse apológia a não divisão do estado. E ainda disse mais – se o estado do Pará não fosse dividido, para que fosse criado os três estados, os moradores das regiões que se enquadram no território do Pará (mais precisamente no municipio de Belém) sofreriam retaliações por parte do povo de “Carajás”. Bom pessoal, para mim, violência e isso. Ainda mais vindo de uma pessoa (uma doutora) fazendo certas ameaças em caso do estado não ser dividido.
Como o mesmo não foi, creio que irei sofrer sanções por lá, mais como eu disse acima, sei me defender sem precisar usar a violência.
Temos de usar a arte de lutar sem lutar. MMA e para pessoas preparadas e não para simples mortais como eu. hehehehe
O Pará e nosso, eu choro 55 neles!!!!!!!
CurtirCurtir
Caro Otávio, o que não se pode pode, que são policos corruptos que de quatro em quatro anos estão disputando eleições, se defamando e depois aparecem abraçados enquanto o eleitor fica com cara de bunda.
Outra coisa que não pode mais acontece, são programas de enriquecimento de urânio, com fiins de desenvolver bombas atômicas, para que em um futuro próximo sejam lançadas contra uma uma nação, com um único fim que e o exterminio.
Outra coisa que não se pode mais acontece, são as guerras infindadas. Ora seja por questons politicas, religiosas, ou pelo poder, para que isso amigos, se DEUS criou o homem e a terra, para que vivermos nos destruindo de forma letal, porque não vivermos de forma únida e não desunida.
Sei que parece hipócrisia o que estou dizendo, querendo paz se gosto de ver lutas, mais sei que não a comparação para tal coisa. O MMA, e uma luta entre dois homens que se preparam devidamente para o combate, não fazem uso de armas em punho, portanto a meu ver e um combate de forma limpa.
O que gostaria de saber das pessoas que são do contra, se elas gostam de CORRUPÇÃO, GUERRAS, OU ARMAS DE FOGO OU NUCLEARES, porque, já demonstraram claramente que não gostam do MMA. Respondam???
CurtirCurtir
Respeito a opinião contra´ria de todos e sou fácil de ser convencido se houver um argumento 100 % infalível. Não é esse caso.Na própria explicação do sr.Anônimo no post 16 a explicação escrita por ele é bem clara.ESPORTE=COMPETIR. Pode até ser enquadrado como esporte, mas termina a competição e vira LUTA com diretio à mortes.Esses dias morreu um lutador de outra modalidade , mas é a mesma coisa.Além disso não é qualquer um que cai numa piscina para nadar contra o César Cielo, nem qualquer um que corre cem metros rasos contra o Bolt.Portanto achar que por que um cidadão com peso acima do normal e sedentário não vai lá lutar , já está tudo bem é um engano terrivel.E as suas comparações com bombas e etc amigo André -PSC são válidas sim,gostei rsrsr mas é uma comparação esdrúxula rsrsrs .
CurtirCurtir
Respeitado caro Pastor, talvez seja mesmo uma comparação esdrúxula sim. Mais não e porisso que vejo o MMA como um esporte sangrento ou mortal. Ate porque não à casos, muito menos números de caso de obito na “modalidade”. Ao contrário do automobilismo, futebol, que são reconhecidamente modalidades esportivas, que já deixaram vários mortos. Claro que no caso do futebol foram mortes involuntárias, onde os jogadores morreram sem que ninguém fizesse acontecer o fato, porém por falta de acompanhamento médico a favor dos jogadores, resultou em mortes de jogadores em nosso futebol brasileiro e mundo afora.
Espero que um dia o mundo seja compreendido com as pessoas respeitando uns aos outros, para que não hajam conflitos. Vejo está discução de forma saúdavel e respeitosa, por mais que cada um não concorde com o ponto de vista um do outro, mais está tudo dentro dos conformes não e Pastor Carlos? KKKKKKKKKKK
Fique com Deus meu amigo bicolor, vou dormir que amanhã tem mais, boa noite a todos e parabêns aos que permitiram que o estado do Pará durma unido e acorde da mesma forma. O 55 foi vital para à união do povo.
CurtirCurtir
Repetindo, dado que a primeira saiu como anônimo: Esporte, sim… E da melhor qualidade!
CurtirCurtir
Bem lembrado pelo ANÔNIMO, os famous rodeos. Onde, além de judiar de um animal, aims existed casos de obito. E memo assume, ainda e considerado comp pratica esportiva.
CurtirCurtir
Eu não gosto de maniçoba então não como, eu não gosto de novelas então não assisto, então vocês que não gostam de esporte violento assim como eu, não assistam, pronto tudo resolvido.
CurtirCurtir
Concordo com o João! Então quem não gosta, que não assista. Agora ficar criticando algo sem entender profundente do assunto e fogo.
Para quem gosta de lutas, essas luas podem soar como insultos. Não e o meu caso, pois me acho um desportista e como um ex-atleta, posso falar com alguma peopriedade sobre lutas, onde participei vários campeonatos internos de CUMITE, como são chamados os momentos de luta do caratê. Sei que com o condicionamento físico adequado e treinado psiquicamente, o praticante de qualquer arte marciel pode suportar muito bem golpes.
Mais deixo que o tempo se encarregue de exclarecer ao mundo qual o significado do MMA.
CurtirCurtir
Respeito a opinião dos comentaristas e leio e relio na tentativa de compreeender.E compreendo suas posições.Seus gsotos e apeciaççoes.mas lembro qeu avestruz tbm enterra a cabeça no buaco para fingir que o PERIGO não existe.
CurtirCurtir
com certeza BURACO
CurtirCurtir
Quanto ao MMA ser um esporte.
Claro que o MMA o um esporte, mesmo havendo uma certo politicagem doUFC, mas eu pergunto, no futebol tbm não há politicagem ou em outras modalidades esportivas?
Agora se o MMA não merece ser chamado de esporte por haver eventualmente machucados? eu pergunto à vcs. quem nunca viu num jogo de futebol uma cabeça enfaixa, um braço ou uma perna quebrada? ja houve casos em muitos esporte até de Obito, mas nem por isso deixam de ser esporte.
Com uma grande diferença! quase sempre q há um caso de um jogador uma perna quebrada ou algo mais grave, é quase sempre proveniente de uma entrada desleal e quase sempre por trasl!
Diferentemente de uma Luta de MMA, onde são dois atletas treinados FRENTE A FRENTE, mesmo assim vc nao vê no MMA Atletas usando de deslealdade com o outro.
Tem mais, A grande maioria dos lutadores de MMA são provenientes de alguma artimacial como: KARATE, MUAY THAi, JUDÔ, BOXE dentre outras. e ao praticarem essas artes maciais, os lutades aprendem desd a 1° aula Disciplinam, Respeito, Honra e aprendem nas lutas dentro de academia q a vida é feita de vitorias e derrotas, e tudo isso eles levam p dentro do Octogono. Entao se vc um dia tiver a oportunidade de frequentar uma academia vc verá o que digo.
O esporte antes de mais nada deve pregar Respeito ao proximo, Honra e aprender q a vida é feita de vitorias. Por isso se o MMA nao é esporte eu nao sei mais o que é esporte.
————————————————————————————-
“que Lyoto tem esse estilo,mais apropriado para jogos olimpicos .Mas para uma violencia explicita onde vale “quase’ tudo” ???
O mau de algumas pessoas é não reconhecer o valor de outras!
O Lyoto é o Ex-Campeão do UFC.conseguindo a surpreendente marca de 15 lutas 15 vitorias até a conquista do cinturao em 2009, e muitas dessa vitorias foram por nocaute enclusive a luta que lhe deu o cinturão!
O Lyoto é um Heroi que já levou o nome do Pará ao topo do mundo e que em dias de suas lutas parava a capital paraense. Acho q um pouco de reconhecimento seria bom.
CurtirCurtir
Vi muita honra e respeito do Mike Tyson( desesperado sabendo que perdia luta ) ao morder a orelha do Hollyfield.
CurtirCurtir
Infelizmente em todo lugar temos maus exemplos.
agora vc vai me dizer que todas outras modalidades esportivas existem somente bons exemplos?
CurtirCurtir
otavio santos | 11/12/2011 às 19:21
“Briga de cachorro não pode, briga de galo também não, de humanos pode! O que não se faz pelo vil metal! E aí, direitos humanos? O Lioto quase morre, diante dos nossos olhos!”
Há uma grande diferença entre colocar dois animais irracionais para se multilarem até a morte e entre colocar dois atletas treinados para lutar com regras.
O animal é colocado ali por seres “humanos” e não pode nem se quer decide se quer lutar ou não. E quando perde ainda é morto pelos donos… Isso sim é violência.
CurtirCurtir
6. Édson 7X0!!! Meu Pará quanto orgulho ser teu filho, 55, NÃO E
“E como já era esperado, começam a se abrir “escolas” para esta modalidade, ou seja ensinar os jovens a dar porrada”
Te dizer hein!
Agora, dizer que o problema da violência entre os joven é culpa do MMA é muito ser desconhecedor do assunto.
“Apreder a dar porrada” como vc diz, os jovens aprendem em casa e externalizam essa violência nas rua. Vai me dizer q a violência nos estadios de futebol, brigas marcadas pela internet entre tocidas organizadas é culpa do MMA? Ano passado um amigo meu foi morto com varios tiros por PM, simplesmente pq estava comemorando a vitoria do seu time. Isso é culpa do MMA?
Exemplo: o Lyoto Perdeu, mas vc nao viu nem um grupo de lutadores o recebendo no aeroporto p dar porrada nele. Muito pelo contrario.
Agora vc lembra o que aconteceu quando o curitiba foi rebaixado p segunda divisão em 2009? lembra o que torcedores do corinthians fizeram todas as vezes que o corinthians foi desclassificado da Libertadores? quantas pessoas ja morreram em Esdios de futebol no brasil e mundo a forá? mas nem por isso o futbol deixa de ser esporte.
CurtirCurtir
Respeitar opinião é uma coisa e ser totalmente contrário a ela é outra completamente diferente. No caso de todas as opiniões sobre essa luta corporal bizarra que muitos chamam de esporte eu dou nota 10 para os comentários do pastor Carlos Rodrigues e do Gerson Nogueira e nota ZERO para os demais que apoiam essa violência medieval. Mas bizarro que isso é esse Machida ser apresentado pelos pais de muitas criancinhas como ídolo. Ainda esta semana quase simutaneamente a essa luta tivemos várias pessoas presas e enquadradas com pagamento de multas severas por promoverem briga de galo. Nesse vale tudo até o nome cruel onde o cara saiu com cara toda espocada e quase morre de porrada sob os olhares de muitos que pagaram ingresso caro para ver um ser humano morrer. O curioso é que nessa luta ninguem foi multado, não tinha nenhum juiz de infância e adolescência porque era um “””esporte”” e “as criancinhas podiam assistir a vontade. É evidente que se deva punir qualquer tipo de violência aos animais irracionais, mas considerar luta corporal até entre seres humanos até a morte normal como esporte é insanidade. Mas essa ira tá no sangue de muitos fãs desse “ídolo” e transportam essa onda para cima dos filhos, da esposa, do vizinho e até de um desconhecido que não tem nada a ver com essas loucuras. Ainda hoje no trânsito assiste um caso de ira banal ao passar na Trav. Padre Eutiquio, um veículo dirigido por uma jovem mulher indefesa se atravessou na frente de um veículo dirigido talvez por desses fãs do Machida. Não houve colisão mas foi sufiente para o brutamontes descer de seu carro e espancar a jovem. Outras pessoas também iradas aproveitaram para descarregar a ira acumulada e cerca de ums 10 homens também do tempo das cavernas espacaram o agressor que so não morreu de porrada por interveção da polícia. E não era necessário essa violência se o cara estava desarmado e teria apenas de ser manietado, detido e entregue à polícia acusado de agredir uma mulher. Que levasse um safanãozinho ainda va, mas morrer de porrada era demais. É isso que esse “esporte” incita. Mas comentaram aqui quem não gosta que não assista. Isso é verdade e eu não assisto, sei porque comentaram no trabalho e li a reportagem porque esses medievais so estão aí fazendo essas atrocidades porque tem muitos insanos que os apoiam fanceiramente. So existem traficantes porque tem uns espiritos fracos que se deixam envolver pela droga facilmente. Se os patrocinadores dessas lutas dependessem do meu apoio e do meu dinheiro e se os traficantes dependessem de pessoas como eu para consumo de drogas concerteza eles iam morrer de fome. MORAL DA HISTÓRIA: TENHA PENA DOS GALOS NO DIA QUE A RINHA DEIXAR DE RENDER APENAS ALGUNS NÍQUEIS E COMEÇAR A RENDER MILHÕES. OS GALOS QUE NÃO PENSEM QUE A JUSTIÇA E O IBAMA OS AMAM POR PROIBIREM INCENTIVO ÀS SUAS LUTAS. RSRSRSRSRS
CurtirCurtir
Chamar isso de esporte é ofensa da pesada contra o próprio esporte que é fundamental na vida do ser humano..
CurtirCurtir
olha e esporte sim as pessoas praticam as pessoas gostam elas procurarão o esporte e ainda tem gente que acha que pode criticar o gosto de quem pratica falando que e ruin se fosse ruin elas não praticavam e davão tão duro nisso o esporte com çerteza e violento mais e um esporte que tem gente que gosta de praticar e competir e se tem gente que gosta de praticar para que discutir se a pessoa que não gosta de praticar e não gosta de ver então não ve mais não fica com tamto drama.
CurtirCurtir
ai possso falar… todo mundo ta falando ai que e´esporte outros estão falando que não e bla bla bla… so´falo uma coisa para os que nao sabem de nada do mma, para começar coloca uma camiseta do palmeiras e entra na torcida do são paulo pra vc ve o que acontece com vc,agora vai em um campeonato de mma assistir uma luta, e la vc ira reparar que estão disputando entre equipes de mma,caso vc for de uma equipe e vc estiver com uma camiseta da sua equipe… se vc quizer vc e´livre para sentar a onde quizer ate´mesmo juntos com os outros times de mma,eu t garanto não vai acontece nada com vc, pelo contrario eles ate´vão cumprimentar vc..agora faz aquilo que eu t falei do futebol pra vc ve se vc não vai pro ceu. resumindo a pergunta e´o futebol não tem violencia? eu sei que nao e´pra bater, dar joelhadas, e etc.. mais tem muitos mais que o mma…isso eu t garanto. um abraço a todos os meus irmaõs de mma.
CurtirCurtir