“Se ainda existia algum empecilho para a realização dos plebiscitos do Tapajós e do Carajás este deixou de existir a partir de hoje com a garantia dos recursos orçamentários e a partir da manifestação do presidente em exercício da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia, de colocar os projetos para votação, acredito que o tão sonhado plebiscito será uma realidade no próximo ano”.
Deputado federal Lira Maia (DEM), falando, em êxtase, sobre o seu sonhado projeto de retalhar o Estado do Pará.
É um oportunista como muitos outros que existem por aí que na verdade não estão nem aí para as verdadeiras necessidades do povo, olham apenas para seus próprios interesses escusos
Essã laia é bem fácil de se identificar.
CurtirCurtir
Do outro lado do mundo tem gente, também, querendo melhores condições de vida. Que lhe sejam dados o direitos de pelo menos responderem SIM ou NÃO.
CurtirCurtir
Os politicos que defendem a deparação defendem seus interesses almejando ser governador, senador, deputado o que dificilmente conseguirão com Estado como agora.
CurtirCurtir
Nao esquecer que o Barbalho ‘tambem e’ favoravel ao repartimento.. e muita gente que apostanto nisso ja’ anda plantando suas teias por santare’m e Maraba’.
Para o caboclo acostumado a tomar agua da vala…nao fede e nem cheira td isso.
Aos mais esclarecidos resta lutar contra estes forasteiros trapaceiros.
A turma do “Para Todos” deveria pedir um arregozinho para a Dilmaaaaaaaaaa!
CurtirCurtir
Haroldo, longe de mim quer defender JB e tua trupe, mas o que ele disse é que é a favor do plesbiscito!
CurtirCurtir
Alberto , quando deputado ele era a favor, sim. se mudou foi por estes dias,neh!
CurtirCurtir
De onde é esse cara? é aqui do Pará? nunca nem ouvi falar desse peste!! rsrs
CurtirCurtir
Como o Pará é muito grande os politicos se aproveitam da distancia e portanto da NÃO PRESENÇA dos administradores na região citada.Trabalho em uma empresa famosa da região e posso garantir que corre á boca pequena que essa SEPARAÇÃO É LÍQUIDA E CERTA.COMO DISSE O CARLOS BERLLI os habitantes dessa região estão sendo manipulados a pensar que aqui sequer é Pará.Conversei com um colega de trabalho,linguista e ele me disse que até o fato do sotaque mesclado composto por uma população heterogenea,pessoas de diferentes lugares e estados concorre positivamente pra essa separação ,hja vista que é tachado de PARAENSE mesmo o povo da região metropolitana de belem e das ilhas com o sotaque chiado e cantado caracterisiticos de ribeirinhos amazonicos .Não estou apontado defeitos ,apenas diversidades linguisticas que existem e contribuem de froma favora´vel para por o povão da região á FAVOR DA SEPARAÇÃO…
CurtirCurtir
Eu adoro o meu falar chiado!
CurtirCurtir
SEPARAÇÃO É LÍQUIDA E CERTA…???
Não é bem assim!
O que está em pauta é o plesbiscito!
CurtirCurtir
Primeiro vai haver um plespicito, e somente depois e’ que havera’ os entretantos.
por um acaso essa “empresa famosa” se chama Albras??? ou ela, ou qualquer outra que esteja ligada a area mineradora tem um grande interesse no fatiamento do estado, por motivos evidentes.
Pergunte a esse linguista amigo seu, se ele gostaria de ver o quintal de seus pais repartidos???
eu nascido e criado debaixo das mangueiras, tomando Ge’ge’ no bar do parque, mingau nas feiras, empinando papagaio e etc…
nao tenho sotaque chiado, alias sequer temos sotaque, mesmo sendo ha mais de 20 anos um cidadao do mundo, nao perdi e nunca vou perder a forma limpida do portugues falado em minha amada terrinha.
A humildade..simplicidade ..alegria do povo belenense e’ que atrapalha. os forasteiros sempre pensam que estao lidando com gente sem nenhum preparo e logo querem atar suas redes.
esses forasteiros precisam primeiro a empinar uma Cangula, para somente depois prepararem o CEROL>.
CurtirCurtir
Égua, mas essa agora! Deveriam mandar eles (políticos) todos pro RJ para impedirem essa onde de ataques, onde só a população é quem paga o preço, aliás, como sempre, nós povão é quem fica a mercê desses políticos inescrupulosos!!!
CurtirCurtir
Primeiro que o paraense é o que melhor fala o Português. Segundo, que a divisão só tornará em vez de um Estado rico, mas pobre, em 3 estados pauperrimos. O que poderia ser, no máximo, pelo que observo, seria o Tapajós, porque sua gente está mais sintonizada com o Amazonas, assim mesmo aquela parte mais elitista. Já Carajás deve somar com o Pará para ficarmos mais forte.
CurtirCurtir
Há mais preocupação com os maus políticos do que com os reais interesses dos longuínquos necessitados, sem se darem conta que na capital é que a concentração destes e que pouco ou nada fazem por Belém. A cidade está entregue ao abandono, sujeira e violência e a população mais carente nem assistência digna a saúde tem. Tem mais é que levar este projeto a decisão popular e assino embaixo. Quem for pode que se quebre ou se mude.
CurtirCurtir
Amigos comentaristas, há anos queremos a emancipação por termos consciencia que podemos/devemos, e sobretudo, queremos caminhar com nossas proprias pernas. Os políticos de Belém – ainda nossa capital – visam, principalmente o fator arrecadação pela SEFA. Outras questões à considerar: Municípios de dimensões continentais como varios de nossa região, são impossíveis de administrar com eficiencia à distancia como é hoje. Nos governos tucanos de Almir e Jatene alguns anos atrás, fomos relegados ao esquecimento. Cansamos de ser almoxarifado, não só do Estado do Pará, como para o resto da nação. Donde só se tira e não repõe acaba. E agora (hoje), aí na ALEPA, se discute sobre as concessões de isenções fiscais à Vale para instalação da ALPA em Marabá. Quer dizer, estão decidindo questões que dizem respeito à milhares de empregos sem nossa participação direta, haja visto deputados eleitos por nossa região, ainda serem flagrante minoria. Exemplo disso, está na grande quantidade de carros com placas de municípios próximos à Belém, em nossa cidade, com proprietarios atrás de empregos e/ou montarem diversos tipos de negocios em Marabá. Senão vejamos, Castanhal, Ananindeua etc… fora os de outros estados. Alguem já citou, e é verdade, alguns políticos como Jáder enviaram emissarios à procura de residencias/mansões e seus preços, para futuramente, aquí se estabelecerem. Acho irreversível a questão. Principalmente se o plebiscito for realizado sòmente em nossa região. Então, que os belemenses contra a separativismo, revejam suas posições à respeito, e entendam que nada temos contra Belém, sua região metropolitana e demais municípios que continuarão a integrar o Estado do Pará. A nossa, é questão de sobrevivencia e um melhor padrão de vida para seus habitantes. Carecemos de representantes políticos à altura do pleito. Não é à toa que Jáder quer/tenciona, aquí residir. Em 24.11.10, Marabá-PA.
CurtirCurtir
Eu Também falaria macio assim, se quisesse tirar um cabaço!
CurtirCurtir
Huahuahua… Essa foi ótima!
CurtirCurtir
É TUDO FARINHA DO MESMO SACO………………..
CurtirCurtir
“plebiscito for realizado sòmente em nossa região”
Penoso!, vais morrer com a curica na mao e nao veras um novo estado.
O problema todo nao se trata em criar um ou mais estados, mas sim qual sera forma eficiente que irao encontrar para manter os”come e dorme” que neles irao se abrigar.
CurtirCurtir
LUIZ SERGIO: Eu acho que agora não é hora de separar, mas se separar, não esqueça que o governo de Carajás não terá olhos só para Marabá. Ele terá que dividir com outros municípios menores e muito necessitados. A governadora deu um pontapé nessa separação, criando uma siderúrgica, a qual deveria ser em Barcarena, que já tem porto. Com isso o Pará começa a chupar o dedo. Muito melhor seria se nos uníssemos, para ficarmos mais forte. Você não sabe o que é manter uma estrutura de governo: governador e deputados, a não ser que para lá Deus tenha reservado só políticos honestos. Só Deus.
CurtirCurtir
Bem não estou defendendo NENHUMA SEPARAÇÃO ,até porque não dependerei disso pra sobreviver ou garantir o emprego.Apenas citei boatos.Onde há fumaça há fogo e se o pr´prio MANDÃO do PARÁ ESTÁ ENTRE OS QUE QUEREM A SEPARAÇÃO DO ESTADO É FÁCIL DEDUZIR O QUE VAI ACONTECER.QUANTO A QUEM É PARAENSE TER SOTAQUE ISSO É UMA VERDADE SONOROA-DESCULPEM O TROCADILHO-ASSIM COMO OS NORDESTINOS TEM UM SOTAQUE ,OS GAUCHOS,OS CAIPIRAS DO INTERIOR DE SAO PAULO OS PARAENSES TBM TEM.COMO A PESSOA VIVE AQUI DESDE QUE NASCEU E MESMO VIAJNADO NÃO SE AUSENTOU POR MUITOS ANOS NÃO PERCEBE O PROPRIO SOTAQUE.Um Paraense colega de profissão que trabalhou 8 anos no japão e ficou ausente por todos esses anos quando aqui chegou de cara começou a rir um dia qualquer…perguntamos o que havia e ele disse “ÉGUA bicho o sotaque do paraense é muito engraçado ,chiado ,cantado.” e rindo alegremente arrematou” EU NÃO SABIA QUE EU FALAVA ASSIM…”E SE HOUVER DÚVIDAS É SÓ FALAR COM ALGUÉM DO DEPARTAMENTO DE LETRAS E LINGUISTICAS DAS UNIVERSIDADES E FACULDADES LOCAIS.NÃO ESTOU DIZENDO QUE É FEIO,BONITO OU CERTO OU ERRADO É APENAS O SOTAQUE DA REGIÃO.QUANTO A MELHOR FALR O PORTUGU~ES NO SENTIDO DA PRONUNCIAÇÃO DAS PALAVRAS CONSIDERO A FORMA DOS CAPIXABAS ,SEM AS LETRAS ERRES RETROFLEXAS,CARACTERISTICAS DOS GAUCHOS E PAULISTAS ,SEM ENGOLIR O ” ERRE” COMO NORTISTAS QUE NÃO PRONUNCIAM O” ERRE” E SEM CHIAR OU CARREGAR NOS” ESSES” CARCTERISTICOS DOS ESTADOS COLONIZADOS FORTEMENTE POR PORTUGUESES.Opinião é sempre discutivel e é pra ser respeitada.Quanto á separação do estado creio que será melhor pra todas as regiões…quem viver verá.
CurtirCurtir
Igual ao cordobés da Argentina. … poh boludo tu falou q chegou um dia desses e ja insiste nessa lenga de sotaque.
CurtirCurtir
QUEM DISSE QUE VAI SER MELHOR, MAIS DEPUTADOS, MAIS SENADORES, GOVERNADORES, DEPUTADO FEDERAL, E O POBRE DO CONTRIBUINTE PAGANDO O SALARIO DESSES CARAS QUE NAO FAZEM NADA, A NAO SER ROUBAR O DINHEIRO DO POVO, JA BASTA OS QUE ESTAO EM BRASILIA SEM TRABALHAR E NA ASSEMBLEIA EM BELEM, AINDA VEM COM MAIS GATUNOS. EGUA, EU SOU PAPA CHIBE SIM, TENHO SOTAQUE FALO COM SOM DE “S” NO FINAL, MESMO ASSIM ESTAMOS SEMPRE DE BRACOS ABERTOS A TODOS QUE PISAM NESTA TERRA E RESOLVEM FICAR, TALVEZ ESTA SEJA A DIFERENCA QUE ENCANTA A TODOS QUE VEM PRA NOSSA TERRA VIVER E MORAR, E TAMBEM MOSTRAMOS PARA TODOS QUE SOMOS, EDUCADOS, HOSPITALEIROS E ALEGRES, COMO DIRIA A MUSICA DO MOSAICO DE RAVENA AI DA TERRINHA “AQUI SE TOMA GUARANA, QUANDO NAO TEM COCA-COLA”. DIZEM QUE TUDO QUE E BOM VEM LA DIFORA, O NORTISTA SO QUER FAZER PARTE DA NACAO, SEM DIVISAO, SEM GATUNOS E OPORTUNISTAS DE PLANTAO, QUE SO EXPLORAM NOSSAS RIQUEZAS E VAO EMBORA.
CurtirCurtir
Corrigindo SONORA. E FINALIZANDO a descentralização do poder será benefica pra Marabá e tbm pra região da capital e sua circunvizinhança.
CurtirCurtir
QUANDO VIAJEI ,AOS VINTE ANOS ,A PRIMERIA VEZ PRA Brasilia com meu tio de arona no caminhão dele ,ao chegar lá as pessoas me perguntavam da onde eu era ,mal eu abria a boca e tinha que responder á perguntinha insistente da onde vc é ,do amazonas ,de Manaus,etc.E enfim uma mulher falou ele deve ser de Belem ou de Manaus.As pessoas lá falam assim chiando e cantando por causa da herança portuguesa ..Fiqui calado ,mas nunca esqueci até hoje mesmo passado mais de dez anos.Assim como percebo em minhas viagens que são raras,o quanto as pessoas falam diferentes em estados até pertinho como no vizinho estado do Maranhão. Camarada viajar é só pro Gerson e pro argentino Alonso que devem até ganhar diarias quando viajam.Né não G. N ?
CurtirCurtir
FAZ PARTE DO MEU TRABALHO VIAJAR À SERVIÇO E PORTANTO RECEBER DIÁRIAS QUE DEVEM SER BEM MENOS QUE AS DO Nogueira,risos…haja vista que ele exerce uma profissão muito mais perigosa que a minha que só preciso por em prática algumas fórmulas…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Essas diarias do colunista é mais do que justa-risos-diga-se de passagem AFINAL O NOGUEIRA QUANDO FALA DE MÚSICA E DE FUTEBOL É UM DOS MELHORES COLUNISTAS QUE JÁ LI.PÕE NO CHINELO MUITOS ARTICULISTAS DA REVISTA PLACAR E MUITOS QUE COMPÕEM BLOGS FAMOSOS COMO O DO MILTON NEVES ,POR EXEMPLO.Nogueira tem facilidade pra enxergar o futebol como Fernando Pessoa e seus heteronimos enxergavam a vida…E DOMINAVAM AS PALAVRAS.Pessoa escreveu ,um dia um Argentino sobre ele ,dormia abraçado com os livros…ACHO QUE O Nogueira tbm kkkkkk
CurtirCurtir
ALONSO: Não sou eu quem diz, são os gramáticos e linguistas, como Pasquale, etc. Posso estar errado, mas o pessoal que faz jornal de TV fala como nós,( não é nóis). Eu acho. Inclusive, segundo Pasquale, aqui nós usamos o pret. pereito correto, embora hoje, através do Didi, começamos a não usar correto, inclusive doutores. Talvez seja a evolução da língua.
CurtirCurtir
Luis, nao esquenta..esse boludo do Alonso,, ao que parece e’ argentino, nascido em Lima.
CurtirCurtir
Outra vez essa conversa de separação!!! Que ano!!!
Vitória dos picaretas personificados pelo “bode velho”! “Fim de carreira” dos principais clubes de futebol. Barbárie na disputa pelas direções clubistas. E a defesa do surgimento de três novos estadozinhos de m. no lugar do Grão Pará.
Eduardo Nogueira (o “Angelim”) ficaria muito acabrunhado!!!
Mesmo assim, ainda ostento, com orgulho, meu falar nacionalmente diferenciado, “chiado e de fonética elegante”.
Ainda defendo a resistente cultura cabana.
CurtirCurtir
O problema da separacao e que nos contribuintes e vamos ter que pagar a conta, ora, sao mais funcionarios publicos, vereadores, deputados, governadores, o custo da implantacao de um estado pode beirar entre 10 a 20 bilhoes de reais, com tanta gente precisando de ajuda no interior esse dinheiro daria para resolver muitos problemas hoje, sem que os oportunistas de plantao tenham que dividir o nosso Para, esses caras que moram no sul do para nao sao nativos da regiao, infelizmente sao goianos, gauchos, cearenses, etc… sem ofender ninguem, mas eles nao tem sotaque e nem jeito de paraense, e que vai ficar pobre e a nossa querida belem, pois da forma como eles querem dividir o estado, as riquezas ficarao somente para esses novos gatunos do interior. JA VOTO NAO CONTRA ESSES SAQUEADORES DAS NOSSAS RIQUEZAS E NAO ESTAO NEM AI PARA O POBRE POVO PARAENSE.
CurtirCurtir
NINGUEM PODE FALAR UMA VERDADE QUE DÁ PITTI NAS MOÇAS?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKE PORQUE FICAM SUFOCAM DE ÓDIO PELO FATO DE EU TER APENAS CITADO AS DIVERSIDADES REGIONAIS LINGUISTICAS?É ESSA FALTA DE CIVILIDADE EM DEBATES QUE TORNAM O PARAENSE UM BRASILEIRO NORMAL.ORDEIRO,PACIFICO(ATÉ QUE NINGUÉM FALE ALGO CONCRETO)TRABALAHDOR ,MAS FICAR VERMELHO DE RAIVA SÓ PORQUE O TEMA DESCAMBOU PARA DIFERENÇAS CULTURAIS E LINGUISTICAS?DÁ LICENÇA…E XINGAR E FALAR COISAS QUE SEQUER SABEM O SIGNIFICADO NÃO VAI LEVAR A RAZÃO DO DEBATE PRA VCS QUE FALAM MERDAS Y MERDAS.Lisboa além de CANNOA vc sequer sabe onde é Lima ou qual a diferença entre ser ARGENTINO OU PERUANO …quanto ao fato de alguém vir ao Pará é a mesma coisa desde 1500 quando os nativos aqui viviam e nossos pais aqui chegaram ou seja QUEM TEM TELHADO DE VIDRO …COMO DIZEM VCS MESMOS “ÉGUA”MERMÃO.
CurtirCurtir
Tais enganado Boludo,,sei sim onde fica Peru e tua Buenos Aires..e pra mim tu nao passas de um boludo,,BAKAIAROOOOOOOOO.
CurtirCurtir
EM tempo;NÃO DISSE EM NEHUM MOMENTO que é feio ou bonito certo ou errado.Enumerei e citei as diferenças da fala pra citar os possiveis motivos em todos os angulos que é explorado pelos politicos para a separação.E PARA OS QUE EM VEZ DE MANTEREM O DEBATE EM ALTO NÍVEL CITANDO AUTORES E ETC ,MAS XINGAM E DESCAMBAM O NIVEL DO ESPAÇO ABAIXO DO CHÃO EU LHES DIGO QUE LAMENTO MUITO A FALTA DE EDUCAÇÃO QUE VC ,XINGADOR BARATO,NÃO TEVE DE SEUS PAIS OU DO MEIO SOCIAL.QUANTO A PASQUALE OU OUTRO GRAMÁTICO SEJA BECHARA,AFRANIO COUTINHO OU OUTRO MENOS VOTADO SE VC QUE CITOU O PRIMEIRO AUTOR AÍ PROCURAR DIREITO VAI VER QUE ELE FALA EXPLICITO SOBRE ESSA QUESTÃO DAS DIFRENÇAS DA FALA NO BRASIL.E PRA FINALIZAR …VIVA O PAPÃO.
CurtirCurtir
Sou paraense da gema de comer peixe com farinha e falar cantado e chiando ,mas não me melindrei com o que disse o argentino porque ele apenas disse a verdade.Sou formado em Letras e artes e lecionei muitos anos ,depois passei num concurso e assumi cargos relacionados à minha formação.E o tal de Alonso está coberto de razão .Cada região tem uma cultura,dança,lendas,modo de falar e até me admirei dele citar os erres retroflexos e esses dobrados ,poucos sabem sobre isso .Não vi motivo pra me sentir ofendido e como faço viagens regulares pro sul do Pará a trabalho percebo que realmente o povo de lá não tem a cultura e o modo de falar do povo de Belém e isso é explorado sim por quem quer a separação.Só não entendi Alonso porque vc acha que vai ser bom pra todos a separação?
CurtirCurtir
TBM ACHO que o gringo não falou nada demais ,se ele fosse cinico ou estivesse nos ofendendo aí sim.Resta a quem ler saber diferenciar ataques sórdidos de comentários generalistas.O cara deve estranahr sim nosso sotaque.Minha prima ,paraense da gema foi embora pra Minas Gerais aos 8 anos e quando voltou a primeira vez já moçona e que moçona cumpadre,observbou várias vezes essa diferença da fala,normal.Não vi nada emais no que disse o gringo e saber aceitar elogios ou comentarios tem que fazer parte de nós.Não vi nenhum agravo no comentário do gringo ,pelo contrario ele escreve pergunta ,comenta faz piadas.Não adianta a gente se dizer legal ,educado e civilizado e agir com grosseria.Afinal todos nós fomos forasterios aqui um dia através de nosso antepassados.
CurtirCurtir
Alonso, você já viu o comentarista Neto,da Band, doi o ouvido quando ele fala. Tenho um amigo que fala asim:” Acoida, senão eu coito a coida”, ao que acho engraçado, sem gozação.Entendes? E outra, eu citei Pasquale, e não me referi a sotaque e sim gramática.
CurtirCurtir
MAS EU FALEI DAS DIFERENÇAS DA FALA E NÃO DE GRAMÁTICA PORQUE SE FOR FALAR DE GRAMÁTICA ninguem no Brasil FALA CORRETO E O SOTAQUE DO José Ferreira NETO é próprio dos caipiras do interior de São PAULO.Fato que citei aqui…O Bechara é muito superior ao Pasquale ,a despeito da fama desse último .E O AFRANIO COUTINHO TBM.AMBOS DIZEM O QUE EU OBSERVEI AQUI e pelo jeito os proprios paraenses estão concordando comigo.E além do mais apesar de estranahr e não achar nem bonito nem feio ainda prefiro o sotaque chiado e cantado de uma boa paraense mulata,haja vbista que sou branquelo-risos-do que o sotaque dos “caipiracabas’,caipiras de piracicabas…kkkkkkkkE VIVA O PAPÃO.
CurtirCurtir
Quanto a Lisboa “usted es solanamente uno maricon” que não consegue ser civilizado E SE CONHECE A MINHA DOCE E LINDA BUENOS AIRES E O PERU deve ser PELO MAPA apenas porque um sujeito quando viaja é pelo menos RAZOAVEL E CIVILIZADO.E VC É APENAS UM COITADO SEM ARGUMENTO…TENHO PENA DE SERES IGUALITOS A TU EL GRAND MARICON DE PARÁ…
CurtirCurtir
Alonso, conheces o Perú???
….. de quem??
CurtirCurtir
CONCORDO plenamente com Alonso e não generalize caro gringo o fato de alguns conterraneos meus não saberem manter um debare num nivel aceitável ,são pessoas como esse que prefiro nem citar o nome que empobrecem um bom assunto,ao em vez de buscar argumento fica ofendendo de graça…te dizer.
CurtirCurtir
Não vejo a hora de vier o plebiscito pois terei o maior prazer de dizer Não a divisão.
CurtirCurtir
ALONSO: Eu citei Pasquale,poisfoi dele que ouvi, não vou citar Bechara ou Afrânio, que achas superiores, porque deles não ouvi, mas tem o maior que se chama Napoleão de Almeida Torres, que é o nosso maior grámatico e linguista. Mas o assunto não é esse. Eu também votarei NÃO, pois acho que a união faz o Estado mais forte e com história para contar. Esses aproveitadores,que vem para cá enriquecer, querem governar para melhor roubar. Eu trabalho muito com lógica: por que Minas não se divide? lá tem quase 900 municípios e grandes. Aqui temos 140 e paupérrimos. O governador de Carajás vai olhar só por Marabá? vai esquecer os outros?
CurtirCurtir