Por Idelber Avelar
Nem bem contada estava a maior parte dos 55.752.529 votos recebidos por Dilma Rousseff e um insidioso meme começava a circular pelos meios de comunicação brasileiros, especialmente pela Rede Globo de Televisão. Parece que não entendiam, ou se recusavam a entender, o momento histórico que vivíamos. Trata-se da cantilena do “país dividido”, reforçada por um enganoso mapa em que o Brasil aparecia separado entre estados azuis e vermelhos. Acompanhado por uma série de bizarras declarações de figuras como W. Waack (“a imprensa criou o mito de Lula e ele se voltou contra ela, ingrato”) ou do inacreditável Merval Pereira (“Dilma deve saber que a oposição teve uma votação muito alta”), o mapa cumpriu o papel de sugerir uma divisão que absolutamente não existe: Dilma venceu com larga margem (12%), que em qualquer democracia presidencialista qualificaria como um sacode-Iaiá. Basta lembrar que na categórica vitória de Obama sobre McCain a diferença foi 52,9% a 45,7%, pouco mais da metade, portanto, da diferença imposta por Dilma a Serra.
Como apontou Alexandre Nodari no seu Twitter, a divisão por estados peca por impor ao Brasil um modelo que é essencialmente estadunidense, baseado no princípio de que o candidato vencedor num determinado estado leva todos os seus votos a um Colégio Eleitoral, numa eleição que é, para todos os efeitos, indireta. No Brasil, como se sabe, o presidente é eleito por sufrágio universal, e nele a ideia de estados “vermelhos” e “azuis” não faz o menor sentido. O mapa do Estadão, colorido por municípios e com várias gradações de azul e vermelho, esse sim, serve a um estudo sério, já iniciado pelo Fabricio Vasselai.
A ideia dos estados azuis e vermelhos faz menos sentido ainda depois de estudado o mapa eleitoral do pleito de 2010. A grande maioria dos estados que aparecem em azul no “país dividido” da TV Globo são unidades da federação em que Serra venceu por mínima diferença: Goiás (50,7%), Rio Grande do Sul (50,9%), Espírito Santo (50,8%), Mato Grosso (51,1%). Não se encontra, na coluna azul, nem rastro de um estado em que a vantagem se compare com a conquistada por Dilma em lugares como Amazonas (80%), Maranhão (79%), Ceará (77%), Pernambuco (75%), Bahia (70%), Piauí (69%) e vários outros. Num país com eleição por sufrágio universal e uma diferença tão acachapante entre os estados “dilmistas” e os “serristas”, só com muita desonestidade intelectual você colore alguns estados de azul e outros de vermelho, sem variação no tom das cores, para apresentar um país “dividido”.
Se a tese do país dividido não tem fundamento, menos ainda o tem a tese do país dividido entre Sul / Sudeste, por um lado, e o Norte / Nordeste, por outro. Não custa lembrar, mas essa divisão grita em desacordo com os fatos: Dilma enfiou goleadas acachapantes em Serra no Rio de Janeiro (60,5% x 39,5%) e Minas Gerais (58,5 x 41,5), além conquistar um empate no Rio Grande do Sul. Não custa lembrar aos jornalistas da Globo: Dilma Rousseff venceu as eleições no Sudeste, caso o fato tenha passado despercebido no Jardim Botânico.
Já na segunda-feira, a mídia brasileira havia conseguido insuflar uma onda divisionista que não demorou em encontrar solo fértil no nosso bom e velho racismo latente. No Twitter, proliferava o discurso do ódio aos nordestinos, desinformado até mesmo do básico dado de que Dilma teria ganho eleição mesmo se o Brasil não incluísse o Nordeste. Aludindo de forma desonesta ao “fato” que ela mesma havia ajudado a criar, a Globo relatava que havia um “embate” entre regiões do Brasil nas redes sociais, quando na verdade o único embate se deu entre a sanidade e uma minoria racista e ressentida. Começa mal, muito mal a Vênus Platinada, talvez como consequência do que aconteceu nesta eleição histórica: Dilma venceu o pleito com o debate da Band, desmontou a última armação com um vídeo do SBT e concedeu sua primeira entrevista à Record.
Sinais dos tempos.
A ESPERANÇA VENCEU O MEDO DENOVO. A GLOBO TENTOU LEVANTAR ESCANDALOS, TRANSFORMANDO BOLA DE PAPEL EM COISA PESADA ETC. TUDO MUITO TÍPICO DAS ELITES PRECONCEITUOSAS E MEDIOCRE QUE NOS DOMINA.
CurtirCurtir
Pena que o medo venceu aqui a esperança e, voltamos a estaca zero ou seja: retrocedemos e muito no crescimento de nosso estado!
CurtirCurtir
Gostaria muito de saber o que a Globo tem contra o povo das regiões Norte e Nordeste.
No dia da eleição, ela mostrou uma mapa fazendo questão de mostrar que a vitoria de Dilma se deu porque teve mais votos somente nas regiões Norte e Nordeste.
Enquanto que nas demais regiões, Serra teve mas votos.
Será que a Globo tem vontade de desmembrar o Norte e o Nordesde do resto do país?
CurtirCurtir
Seria uma boa para nós nortistas e nordestinos! Não se esqueça que às riquezas do Paíz se encontram em nossa região, além das belezas naturais, pessoal do sul e sudeste vão se fod…….
CurtirCurtir
O fanatismo fala alto. Até na vitória o sentimento de vítima se revela. Caro André, o Pará se safou de uma pior. No cenário nacional, desejo que o otimismo desta maioria se justifique. O Brasil é nosso e quem está na sua direção, meu sincero desejo de que seja competente para engrandece-lo cada vez mais. Que a primeira mulher eleita presidente não deixe a peteca cair.
CurtirCurtir
Caro Berlli espero que mais a frente você mesmo, que hoje aqui criticou e, ainda critica o governo petista no Pará, esteja aqui daqui uns 2 anos quando o Simão Lorota, começar a fazer das suas, ou seja: nada x nada! Poís a única coisa que ele ainda sabe fazer mais ou menos e pescar, isso é, quando ele não pesca o próprio olho em areas de preservação ambiental!
PT ATE A MORTE! EU CHORO, PARA OS TUCANALHAS!!!
CurtirCurtir
É impresionante o poder da Globo. Todos da imprensa (estou generalizando mesmo!) querem trabalhar na Emissora, como não podem falam mal. Já li tanta bobagem, que não me sinto surpreso.
O dia que eu ler uma linha de um jornalista que não escreva de acordo com os seus interesses, que estão acima da informação, eu passo a crer que a imprensa no Brasil é séria.
Exemplo: Falar de politica nacional, Remo e Paissandu é facil, Dúvido é alguém do Jornal com mais de um milhão de leitores falar do pai do chefe… Quem tem, tem medo… Eu heim!!!
CurtirCurtir
Não caro Pedro Paulo. A “Bobo” é forte mesmo… Quem já assistiu a “Muito além do Cidadão Kane” sabe do que estamos falando…
CurtirCurtir
Desconheço esse desejo coletivo irreprimível pela Rede Bobo, camarada. E admiro, novamente, sua capacidade de julgar a tudo e a todos. Parabéns.
CurtirCurtir
A síntese do pleito presidencial, segundo os números do próprio TSE, diz que dos 135.804.433 (cento e trinta e cinco milhões, oitocentos e quatro mil e quatrocentos e trinta e três) eleitores brasileiros:
(a) 36.339,177 (trinta e seis milhões, trezentos e trinta e novo mil e cento e setenta e sete eleitores) entre brancos, nulos e abstenções, rejeitaram tanto Serra, quanto Dilma;
(b) 80.050.565 (oitenta milhões, cinquenta mil e quinhentos e sessenta e cinco) eleitores, entre brancos, nulos, abstenções e serristas, rejeitaram Dilma, a presidente eleita;
(c) os 55.752,529 (cinquenta e cinco milhões, setecentos e cinquenta e dois mil e quinhentos e vinte e nove) eleitores, que democraticamente elegeram a Dilma, não representam nem a metade do eleitorado brasileiro. Na verdade, se muito, chegam somente a 42% (quarenta e dois por cento).
Com efeito, estes números e a democracia recomendam que tanto os vencedores, perdedores, quanto os vencedores, saibam
CurtirCurtir
continuando…
Com efeito, estes números e a democracia recomendam que tanto os vencedores, quanto os perdedores deste pleito, saibam desempenhar adequadamente os respectivos papéis de governo e oposição, já que o grande vitorioso mesmo foi o eleitorado que se mostrou capaz de não formar uma unanimidade que nem sempre faz as melhores escolhas.
CurtirCurtir
BERLI: Quem vai ganhar com o jatene é o grupo Liberal: 50 milhões anuais de contrato promocional(pra não falar mal) e as antenas da TV cultura.
CurtirCurtir
Com Serra ou Dilma. o que muda para nos paraenses?. NADA!
Agora para o Nordeste, TUDO.
Quanto a globo esse e muitos outros babacas que falam mal da mesma, seguem sempre pagando suas assinaturas em dia.
Dificil de admitir ,mas somos sim um povo dividido.
CurtirCurtir
O Nordeste vai ganhar mais rapaduras. Para o Norte com Ana Jília não ganhou nem a sede para a copa, com Jatene nem pensar. O Brasil é visto de vários ângulos e por aqui a luneta presidencial quase não visualiza nossa gente. Te vira Jatene que a peruquenta só tem olhos para que tem grana
CurtirCurtir
CARLOS BERLI: O nosso estado é riquíssimo. Se tivessemos políticos´sérios e inteligentes, n ão precisaríamos do Federal. Sabes aquela piada: (é velha mas tem tudo a ver)
O japonês chegou ao céu foi perguntando a Jesus:
_ Por que pra nós o senhor mandou vulcão, pouca terra e sem mínerio. Já pro Brasil o senhor mandou tudo.
E Jesus respondeu:
– É porque tu não sabes os políticos que vou mandar para lá.
CurtirCurtir
Concordo com o seu parecer e incremento a piada. Técnicos e jogadores pilantras para findar carreira, também, deve ter sido traçado pelo divino como esses dirigentes de clubes contemporâneos. É fardo de chumbo para nós. Até quando?
CurtirCurtir