Por Idelber Avelar

Nem bem contada estava a maior parte dos 55.752.529 votos recebidos por Dilma Rousseff e um insidioso meme começava a circular pelos meios de comunicação brasileiros, especialmente pela Rede Globo de Televisão. Parece que não entendiam, ou se recusavam a entender, o momento histórico que vivíamos. Trata-se da cantilena do “país dividido”, reforçada por um enganoso mapa em que o Brasil aparecia separado entre estados azuis e vermelhos. Acompanhado por uma série de bizarras declarações de figuras como W. Waack (“a imprensa criou o mito de Lula e ele se voltou contra ela, ingrato”) ou do inacreditável Merval Pereira (“Dilma deve saber que a oposição teve uma votação muito alta”), o mapa cumpriu o papel de sugerir uma divisão que absolutamente não existe: Dilma venceu com larga margem (12%), que em qualquer democracia presidencialista qualificaria como um sacode-Iaiá. Basta lembrar que na categórica vitória de Obama sobre McCain a diferença foi 52,9% a 45,7%, pouco mais da metade, portanto, da diferença imposta por Dilma a Serra.

Como apontou Alexandre Nodari no seu Twitter, a divisão por estados peca por impor ao Brasil um modelo que é essencialmente estadunidense, baseado no princípio de que o candidato vencedor num determinado estado leva todos os seus votos a um Colégio Eleitoral, numa eleição que é, para todos os efeitos, indireta. No Brasil, como se sabe, o presidente é eleito por sufrágio universal, e nele a ideia de estados “vermelhos” e “azuis” não faz o menor sentido. O mapa do Estadão, colorido por municípios e com várias gradações de azul e vermelho, esse sim, serve a um estudo sério, já iniciado pelo Fabricio Vasselai.

A ideia dos estados azuis e vermelhos faz menos sentido ainda depois de estudado o mapa eleitoral do pleito de 2010. A grande maioria dos estados que aparecem em azul no “país dividido” da TV Globo são unidades da federação em que Serra venceu por mínima diferença: Goiás (50,7%), Rio Grande do Sul (50,9%), Espírito Santo (50,8%), Mato Grosso (51,1%). Não se encontra, na coluna azul, nem rastro de um estado em que a vantagem se compare com a conquistada por Dilma em lugares como Amazonas (80%), Maranhão (79%), Ceará (77%), Pernambuco (75%), Bahia (70%), Piauí (69%) e vários outros. Num país com eleição por sufrágio universal e uma diferença tão acachapante entre os estados “dilmistas” e os “serristas”, só com muita desonestidade intelectual você colore alguns estados de azul e outros de vermelho, sem variação no tom das cores, para apresentar um país “dividido”.

Se a tese do país dividido não tem fundamento, menos ainda o tem a tese do país dividido entre Sul / Sudeste, por um lado, e o Norte / Nordeste, por outro. Não custa lembrar, mas essa divisão grita em desacordo com os fatos: Dilma enfiou goleadas acachapantes em Serra no Rio de Janeiro (60,5% x 39,5%) e Minas Gerais (58,5 x 41,5), além conquistar um empate no Rio Grande do Sul. Não custa lembrar aos jornalistas da Globo: Dilma Rousseff venceu as eleições no Sudeste, caso o fato tenha passado despercebido no Jardim Botânico.

Já na segunda-feira, a mídia brasileira havia conseguido insuflar uma onda divisionista que não demorou em encontrar solo fértil no nosso bom e velho racismo latente. No Twitter, proliferava o discurso do ódio aos nordestinos, desinformado até mesmo do básico dado de que Dilma teria ganho eleição mesmo se o Brasil não incluísse o Nordeste. Aludindo de forma desonesta ao “fato” que ela mesma havia ajudado a criar, a Globo relatava que havia um “embate” entre regiões do Brasil nas redes sociais, quando na verdade o único embate se deu entre a sanidade e uma minoria racista e ressentida. Começa mal, muito mal a Vênus Platinada, talvez como consequência do que aconteceu nesta eleição histórica: Dilma venceu o pleito com o debate da Band, desmontou a última armação com um vídeo do SBT e concedeu sua primeira entrevista à Record.

Sinais dos tempos.

16 responses to “A vitória de Dilma e a falsa tese do “país dividido””

  1. Avatar de Rosivan Silva
    Rosivan Silva

    A ESPERANÇA VENCEU O MEDO DENOVO. A GLOBO TENTOU LEVANTAR ESCANDALOS, TRANSFORMANDO BOLA DE PAPEL EM COISA PESADA ETC. TUDO MUITO TÍPICO DAS ELITES PRECONCEITUOSAS E MEDIOCRE QUE NOS DOMINA.

    1. Avatar de ANDRÉ - PSC
      ANDRÉ – PSC

      Pena que o medo venceu aqui a esperança e, voltamos a estaca zero ou seja: retrocedemos e muito no crescimento de nosso estado!

  2. Avatar de Antonyo Rafael - Codó - MA
    Antonyo Rafael – Codó – MA

    Gostaria muito de saber o que a Globo tem contra o povo das regiões Norte e Nordeste.

    No dia da eleição, ela mostrou uma mapa fazendo questão de mostrar que a vitoria de Dilma se deu porque teve mais votos somente nas regiões Norte e Nordeste.

    Enquanto que nas demais regiões, Serra teve mas votos.

    Será que a Globo tem vontade de desmembrar o Norte e o Nordesde do resto do país?

    1. Avatar de ANDRÉ - PSC
      ANDRÉ – PSC

      Seria uma boa para nós nortistas e nordestinos! Não se esqueça que às riquezas do Paíz se encontram em nossa região, além das belezas naturais, pessoal do sul e sudeste vão se fod…….

  3. Avatar de CARLOS BERLLI
    CARLOS BERLLI

    O fanatismo fala alto. Até na vitória o sentimento de vítima se revela. Caro André, o Pará se safou de uma pior. No cenário nacional, desejo que o otimismo desta maioria se justifique. O Brasil é nosso e quem está na sua direção, meu sincero desejo de que seja competente para engrandece-lo cada vez mais. Que a primeira mulher eleita presidente não deixe a peteca cair.

    1. Avatar de ANDRÉ - PSC
      ANDRÉ – PSC

      Caro Berlli espero que mais a frente você mesmo, que hoje aqui criticou e, ainda critica o governo petista no Pará, esteja aqui daqui uns 2 anos quando o Simão Lorota, começar a fazer das suas, ou seja: nada x nada! Poís a única coisa que ele ainda sabe fazer mais ou menos e pescar, isso é, quando ele não pesca o próprio olho em areas de preservação ambiental!

      PT ATE A MORTE! EU CHORO, PARA OS TUCANALHAS!!!

  4. Avatar de Pedro Paulo
    Pedro Paulo

    É impresionante o poder da Globo. Todos da imprensa (estou generalizando mesmo!) querem trabalhar na Emissora, como não podem falam mal. Já li tanta bobagem, que não me sinto surpreso.
    O dia que eu ler uma linha de um jornalista que não escreva de acordo com os seus interesses, que estão acima da informação, eu passo a crer que a imprensa no Brasil é séria.
    Exemplo: Falar de politica nacional, Remo e Paissandu é facil, Dúvido é alguém do Jornal com mais de um milhão de leitores falar do pai do chefe… Quem tem, tem medo… Eu heim!!!

    1. Avatar de Daniel Malcher
      Daniel Malcher

      Não caro Pedro Paulo. A “Bobo” é forte mesmo… Quem já assistiu a “Muito além do Cidadão Kane” sabe do que estamos falando…

    2. Avatar de blogdogersonnogueira
      blogdogersonnogueira

      Desconheço esse desejo coletivo irreprimível pela Rede Bobo, camarada. E admiro, novamente, sua capacidade de julgar a tudo e a todos. Parabéns.

  5. Avatar de Antonio Oliveira
    Antonio Oliveira

    A síntese do pleito presidencial, segundo os números do próprio TSE, diz que dos 135.804.433 (cento e trinta e cinco milhões, oitocentos e quatro mil e quatrocentos e trinta e três) eleitores brasileiros:

    (a) 36.339,177 (trinta e seis milhões, trezentos e trinta e novo mil e cento e setenta e sete eleitores) entre brancos, nulos e abstenções, rejeitaram tanto Serra, quanto Dilma;

    (b) 80.050.565 (oitenta milhões, cinquenta mil e quinhentos e sessenta e cinco) eleitores, entre brancos, nulos, abstenções e serristas, rejeitaram Dilma, a presidente eleita;

    (c) os 55.752,529 (cinquenta e cinco milhões, setecentos e cinquenta e dois mil e quinhentos e vinte e nove) eleitores, que democraticamente elegeram a Dilma, não representam nem a metade do eleitorado brasileiro. Na verdade, se muito, chegam somente a 42% (quarenta e dois por cento).

    Com efeito, estes números e a democracia recomendam que tanto os vencedores, perdedores, quanto os vencedores, saibam

  6. Avatar de Antonio Oliveira
    Antonio Oliveira

    continuando…

    Com efeito, estes números e a democracia recomendam que tanto os vencedores, quanto os perdedores deste pleito, saibam desempenhar adequadamente os respectivos papéis de governo e oposição, já que o grande vitorioso mesmo foi o eleitorado que se mostrou capaz de não formar uma unanimidade que nem sempre faz as melhores escolhas.

  7. Avatar de Luiz Antônio de Castro
    Luiz Antônio de Castro

    BERLI: Quem vai ganhar com o jatene é o grupo Liberal: 50 milhões anuais de contrato promocional(pra não falar mal) e as antenas da TV cultura.

  8. Avatar de Harold Lisboa

    Com Serra ou Dilma. o que muda para nos paraenses?. NADA!
    Agora para o Nordeste, TUDO.
    Quanto a globo esse e muitos outros babacas que falam mal da mesma, seguem sempre pagando suas assinaturas em dia.
    Dificil de admitir ,mas somos sim um povo dividido.

  9. Avatar de CARLOS BERLLI
    CARLOS BERLLI

    O Nordeste vai ganhar mais rapaduras. Para o Norte com Ana Jília não ganhou nem a sede para a copa, com Jatene nem pensar. O Brasil é visto de vários ângulos e por aqui a luneta presidencial quase não visualiza nossa gente. Te vira Jatene que a peruquenta só tem olhos para que tem grana

  10. Avatar de Luiz Antônio de Castro
    Luiz Antônio de Castro

    CARLOS BERLI: O nosso estado é riquíssimo. Se tivessemos políticos´sérios e inteligentes, n ão precisaríamos do Federal. Sabes aquela piada: (é velha mas tem tudo a ver)

    O japonês chegou ao céu foi perguntando a Jesus:
    _ Por que pra nós o senhor mandou vulcão, pouca terra e sem mínerio. Já pro Brasil o senhor mandou tudo.

    E Jesus respondeu:

    – É porque tu não sabes os políticos que vou mandar para lá.

    1. Avatar de CARLOS BERLLI
      CARLOS BERLLI

      Concordo com o seu parecer e incremento a piada. Técnicos e jogadores pilantras para findar carreira, também, deve ter sido traçado pelo divino como esses dirigentes de clubes contemporâneos. É fardo de chumbo para nós. Até quando?

Deixe uma resposta

Recent posts

Quote of the week

"People ask me what I do in the winter when there's no baseball. I'll tell you what I do. I stare out the window and wait for spring."

~ Rogers Hornsby

Designed with WordPress

Descubra mais sobre Blog do Gerson Nogueira

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading