Prefeitura divulga plano para reabrir o comércio em 15 de junho

A Secretária Municipal de Economia (Secon) divulgou, nesta quarta-feira, 20, um plano com datas e estágios de risco para que seja feita a retomada das atividades na capital e a reabertura do comércio em Belém. De acordo com a proposta, bares, restaurantes e shoppings, podem reabrir a partir do dia 15 de junho. No caso dos bares e restaurantes, o funcionamento seria apenas com  50% da capacidade do local e respeitando o distanciamento entre as mesas. Estes serviços, que abrigam também os teatros e casas de shows, são classificados como de “alto risco” pela secretaria.

Outros serviços como venda no atacado e varejo e salões de beleza devem voltar a funcionar a partir do dia 8 de junho.  As escolas públicas e privadas estão autorizadas a retomar as aulas a partir do dia 1 de agosto.

Para que os serviços sejam reabertos, as empresas devem se seguir medidas sanitárias e de higiene, tanto para funcionários quanto para clientes, já definidas pelos órgãos de saúde para evitar a propagação e contágio por coronavírus.

Em nota, a prefeitura de Belém se apressou em esclarecer que o documento é ainda apenas uma proposta da Secon e que, portanto, ainda será analisado pela Secretaria de Saúde (Sesma) e pelo prefeito Zenaldo Coutinho. Na prática, o plano é um balão de ensaio para aferir a opinião da população sobre o fim da quarentena.

Deixe uma resposta