
O Botafogo começa a se planejar para o período antes do modelo de gestão de clube-empresa acontecer. Nesta segunda-feira, o clube lançou uma nota oficial anunciando a criação de um comitê de gestão que será responsável por liderar as questões do Alvinegro durante o período de transição para a entrada dos investidores e o começo da S/A.
Neste grupo, estarão Nelson Mufarrej, Carlos Eduardo Montenegro, Carlos Eduardo Pereira, Cláudio Good, Manoel Renha e Ricardo Rotenberg. Os seis serão responsáveis por tomar todas as decisões que envolverão contratos, negociações e pagamentos no final de 2019 e começo do ano que vem.
A semana é decisiva para as futuras pretensões nos bastidores do clube. Na próxima quinta-feira, haverá reunião em General Severiano que colocará em pauta ao Conselho Deliberativo a implantação do modelo de gestão de clube-empresa. Nesta segunda-feira, Nelson Mufarrej, presidente do clube, comentou, na realização do Prêmio Brasileirão, sobre o evento. – Já está tudo definido.
“A apresentação está pronta, vai ser feita a todos os conselheiros, Grandes Beneméritos e Beneméritos, a imprensa vai estar lá e é importante isso. É um passo muito importante. Eu, como presidente do clube, considero importante a liderança que eu tive no sentido de nós fazermos esse projeto de clube-empresa”, afirmou.
Se aprovado, portanto, o Botafogo terá o departamento de futebol separado da parte social. Para isto, é preciso que investidores mostrem interesse e coloquem dinheiro no clube. O presidente afirmou que existem negociações em andamento neste sentido.
“Estão fazendo propostas sim, mas não posso falar por confidenciabilidade. Isso, infelizmente, não podemos falar no momento. Vamos primeiro para a reunião de quinta-feira. É importante que todos os conselheiros estejam presentes para consolidar esse projeto”, completou.
Alberto Valentim e Anderson Barros ficarão no Botafogo pelo menos até o Carioca. Nelson Mufarrej afirmou que a decisão foi tomada em conjunto.
Outra decisão se refere ao elenco. O comitê prometeu “fazer todo esforço possível” para quitar os salários dos jogadores antes de anunciar reforços para 2020. O atraso dos salários e direitos de imagem dos jogadores foram recorrentes ao longo da temporada 2019, até com greve por parte dos atletas.
Quanto à programação do time para 2020, o comitê prometeu anunciar uma lista de dispensa para os próximos dias, sem definir uma data específica. Estarão nesta relação jogadores com contrato somente até 31 de dezembro deste ano.