
A Disney já definiu detalhes de como fará a venda do Fox Sports, e deve divulgá-los para o mercado muito em breve. A venda ocorrerá por determinação do Cade para aprovar a fusão das duas empresas. Segundo apurou o UOL Esporte, a Disney deseja vender o canal esportivo até o fim deste ano, mesmo com o Cade tendo dado como prazo oficial a venda até o fim de 2020. A escolha é estratégica da Disney.
A empresa tem planos em fazer mais investimentos em todas as mídias na próxima década, e quer concluir a fusão o quanto antes para cumprir seus prazos e metas internas, além de cumprir um desejo de ter uma resolução rápida do assunto.
Até o momento, apenas o DAZN, plataforma de streaming que chegou no Brasil no fim do ano passado, mostrou interesse na aquisição dos ativos do Fox Sports, que será feita em formato de porteira fechada – ou seja, serão vendidos direitos, funcionários e estrutura num mesmo pacote. As empresas que se interessarem pelo Fox Sports terão de fazer as propostas em alguns termos. Uma delas é enviar, de forma detalhada e em envelope fechado, o termos de sua proposta.
A Disney vai escolher a melhor financeiramente e que atenda a todos os requisitos. O formato escolhido lembra o que é feito com os principais direitos de transmissão de futebol do mundo, como a Champions League. Outro ponto é que a Disney irá contratar uma auditoria para acompanhar todo o processo e dar a maior transparência possível para o negócio, já que o Cade costuma ser rigoroso em suas determinações, que precisam ser cumpridas à risca.
Procurada para comentar o assunto, a Disney afirmou que não comenta sobre a venda do Fox Sports. A Disney adquiriu os ativos de cinema e parte de televisão da 21st Century Fox por US$ 71,3 bilhões. Entre os ativos que foram comprados estão os canais pertencentes a Fox na América Latina, como a homônima, o Fox Sports e a NatGeo. (Do UOL)