
Há exatos 42 anos, o Remo conseguia a façanha de derrotar o Flamengo de Zico em pleno Maracanã, por 2 a 1. Foi a primeira vez que um clube do Norte do país conseguiu vencer um dos grandes do Rio no templo do futebol. O jogo valia pela segunda fase do Campeonato Brasileiro e foi disputado na tarde de 25 de outubro de 1975, perante cerca de 30 mil torcedores. A transmissão ao vivo do confronto pela Rede Tupi (TV Marajoara aqui em Belém) concentrou as atenções da torcida azulina em todo o Estado.
O gigante Alcino abriu o marcador aos 34 minutos de partida. Zico empatou aos 43′. Depois do intervalo, apesar da forte pressão exercida pelos rubro-negros, foi o Leão que chegou ao desempate, através de Mesquita, já nos acréscimos, aos 48′. O árbitro do jogo foi José Favile Neto.
O Remo, dirigido por Paulo Amaral, jogou com Dico; Marinho, Rui Azevedo, Aderson e Cuca; Elias e Nena; Amaral, Mesquita, Alcino e Caíto. Rodrigues substituiu Caíto no segundo tempo. O volante Aderson jogou na zaga substituindo ao capitão Dutra, que estava lesionado.
Carlos Froner era o técnico do Flamengo, que atuou naquela tarde com Renato; Rodrigues Neto, Rondinelli (Luiz Carlos), Jaime e Junior; Geraldo, Liminha, Tadeu Ricci e Zico; Paulinho (Caio Cambalhota) e Luisinho Tombo.
Em função da excelente atuação, Aderson foi contratado no ano seguinte para defender o Flamengo, onde permaneceu por uma temporada.