
“O Taison está em um momento iluminado”. A frase é do dia cinco de fevereiro de 2009, e foi falada por Tite enquanto o treinador se encaminhava para conquistar o Campeonato Gaúcho pelo Internacional.
Com treinamentos específicos, Taison deixou de ser um coadjuvante no elenco do Inter. Na época, ele realizava exercícios de finalização e de embates no um contra um com os goleiros. Tite ainda pediu para o então departamento de tecnologia e sua comissão desenvolverem um plano para que o jogador crescesse na frente do gol.
Aos 21 anos, recebeu vídeos com lances e explicações que ajudaram em sua evolução. E o resultado apareceu.
O atacante colorado que ‘encantou’ o novo técnico da seleção marcou 15 gols e foi o artilheiro isolado do Gaúcho de 2009. Liderado por um Taison inspirado, o time vermelho de Porto Alegre venceu as duas fases do Estadual – uma sobre o Grêmio e a outra com um 8 a 1 sobre o Caxias – e conquistou a taça.
A fase era tão boa que causou uma das comparações mais surreais dos últimos anos no futebol. Semanas depois da conquista, o colunista Wianey Carlet, do jornal gaúcho ‘Zero Hora’, escreveu um texto que terminava com uma questão: “Dentro de uns 10 anos, será possível questionar: quem foi melhor, Messi ou Taison?”.
Sete anos depois, Taison reencontrará o treinador que o comandava na época em que surgiu para o futebol profissional no Brasil. Foi novamente Tite o responsável por dar espaço ao jogador. Agora com 28 anos, ele foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira e estará com o grupo que enfrentará Equador e Colômbia nos dias 1 e 6 de setembro.
Taison não se tornou Messi, nem dividiu espaço nas manchetes dos principais clubes europeus com o astro argentino. Mesmo assim, o rendimento do atacante na Ucrânia foi suficiente para garantir a primeira convocação de sua carreira.
No Metalist, time que defendeu entre 2010 e 2012, fez 20 gols em 83 jogos. Já no Shakhtar Donetsk, equipe que desembolsou R$ 52 milhões (na conversão atual) para tê-lo em janeiro de 2013, fez os mesmos 20 gols em 132 partidas até então. (Da ESPN)
Lembro daquele jogador que dizia um tecnico que ele tinha a alegria nas pernas. Kkkk
CurtirCurtir
Hahaha, lembro também dessa do Felipão.
CurtirCurtir