Poucos árbitros vêm sendo tão criticados no Campeonato Brasileiro quanto o paraense Dewson Fernando Freitas. Ainda mais depois do pênalti que não deu em falta do goleiro Cássio, do Corinthians, sobre o atacante Ábila, do Cruzeiro, na última segunda-feira.
Não foi o primeiro erro grave que Dewson cometeu no Brasileirão, aliás. Em rodadas anteriores, ele também ignorou pênaltis claríssimos na grande área durante Flamengo x Palmeiras (a favor do time alviverde) e Santos x Flamengo (a favor dos rubro-negros).
Após o jogo no Pacaembu, os cruzeirenses reclamaram muito do juiz Fifa. O atacante Rafael Sóbis, por exemplo, disse que o homem do apito estava “de palhaçada”, enquanto o técnico Mano Menezes afirmou que seu time foi “muito prejudicado” pela não marcação do pênalti.
O fato é que o paraense é o árbitro que menos marca faltas no torneio, tendo uma média considerada “europeia” em relação aos seus colegas.
Segundo dados do Footstats, nas 10 partidas apitadas por Freitas até agora, ele tem média de 21,8 faltas por jogo, muito menor que a geral do campeonato, que é de 30 faltas por jogo.
Para comparar com alguns colegas que comandaram pelo menos cinco jogos no Brasileiro, Héber Roberto Lopes apita 33 faltas/jogo; Wilton Pereira Sampaio, 33,12 faltas/jogo; Leandro Vuaden, 31,64 faltas/jogo; Sandro Meire Ricci, 31,33 faltas/jogo e Anderson Daronco, 29,85 faltas/jogo, só para citar alguns.
O único árbitro com média menor que a de Dewson é Grazianni Maciel Rocha, com 18 faltas/jogo. No entanto, ele só participou de uma partida no torneio até agora.
O polêmico paraense também passa longe da lista de mais disciplinadores do Brasileirão. Ele dá somente 5 amarelos por jogo, ficando longe da liderança, ocupada por Nielson Nogueira Dias (8 amarelos/jogo).
Ele também tem média de apenas 0,1 vermelho por jogo, muito atrás do 1,2 vermelho/jogo de Marcelo Aparecido de Souza Ribeiro, líder no quesito. As partidas comandadas por Freitas, aliás, possuem média de 2,7 gols/jogo, maior do que a média do Brasileirão, que é de 2,54 gols/jogo.
No entanto, o número é baixo, se comparado aos 4,4 gols/jogo quando Rodolpho Toski Marques é o juiz, ou também dos 4,33 gols/jogo com o árbitro Pablo dos Santos Alves. Professor de formação, Dewson é árbitro desde 2003. Além da Série A, ele também participa de jogos da Série B, como CRB 3 x 0 Tupi, em 14 de julho. (Da ESPN)
Pela inteira pertinência, vou transcrever nesta postagem o comentário que escrevi na postagem “Com apito amigo, Corinthians empata em casa”:
“Dewson precisa rever seu método de arbitragem. Tem um bom nível técnico, mas esta opção por deixar o jogo correr, imprimir uma maior dinâmica, otimizar o tempo de bola em jogo, está lhe submetendo a uma série de equívocos gravíssimos, alguns até indesculpáveis como este aí da postagem. Aliás, é dizer que nem mesmo o propósito de não paralisar demais o jogo pode explicar ou justificar o erro de ontem. Afinal, o lance era de definição de jogada, a bem dizer já debaixo do gol. Mas, ainda há tempo, Dewson…”
Feita a transcrição, só me resta insistir: Ainda dá tempo do árbitro rever este método.
A propósito, os números trazidos pela postagem deixam bem claro que o Dewson não está longe de se tornar um árbitro de excelente nível. Deveras, por exemplo, o desempenho nos quesitos disciplina e gols/jogo, quando comparado aos demais, mostram que um cuidadoso ajuste de método pode agregar muito valor ao trabalho do árbitro paraense, além de distanciá-lo das cornetas da imprensa dita especializada.
CurtirCurtir
Erro do Dewson foi feio… Deveria ter sido ajudado pelo auxiliar, que estava na linha do lance…
CurtirCurtir
Depois da ajudinha que ele deu ao time listrado daqui de Belém isso não me surpreende em nada.
CurtirCurtir
Todo o ano o Corinthians tem erros em seu favor.
Incrível como tem remista que tem complexo de inferioridade e não aceita as derrotas. Erros existem e ocorrem tanto para um lado quanto para o outro.
CurtirCurtir
Verdade Charles, erros ocorrem para ambos os lados e isso é normal. O problema é quando esses erros começam a chamar a atenção dando a entender que esta beneficiando um dos lados, como acontece com o Corinthians, Paissandu,etc..
CurtirCurtir
Esse aí é torcedor da merda!
Nunca mais apita jogo do Leão!
CurtirCurtir
Aqui em Belém o Dewson errou sempre a favor do galinhão azul
Digo errou, porque não julgo ninguém
Ou já esqueceram do penal que não deu no Pikachú e depois expulsou nosso craque?
CurtirCurtir