“Goste-se ou não, Dilma foi legitimamente reeleita. Derrotou Aécio Neves por uma diferença superior a três milhões de votos. O próprio Aécio telefonou para ela parabenizando-a. Não se pode impedir ninguém de pregar o impeachment. Nem mesmo de pregar um golpe militar. O extraordinário da democracia é que ela garante a liberdade até mesmo dos que se opõem a ela. Mas quem tenha o mínimo de responsabilidade política e social não pode ouvir calado os que incitam ao ódio e à quebra da legalidade”.
Por Ricardo Noblat, jornalista e colunista de O Globo.
Salvo quanto a este negócio de ‘pregar golpe militar’, tenho pra mim que é uma excelente frase para este dia de sexta-feira que já se encaminha para o final. A crítica é tão legítima quanto a reeleição da presidente. E devem continuar se realizando livremente tanto o governo da presidente, quanto as investigações sobre o mesmo, inclusive no âmbito da CPI que é o único foro investigativo onde ela, a presidente, e os seus aliados, têm verdadeiramente poderes tanto para impedir a investigação, quanto para garantir que a investigação efetivamente aconteça.
CurtirCurtir
Na verdade esse papo de “golpe militar” nesse momento é só encenação de pessoas revoltadas com a falta de segurança que se instalou em todo o país. Mas se a coisa não melhorar ou piorar, será calamidade pública na segurança e aí a encenação de golpe militar poderá até tomar proporções reais pelo menos para muita gente. Ocorre que hoje em todo o país a bandidagem está brincado de praticar crime, a ponto de polícia já ter medo de ser polícia hoje. Ninguém tem mais sossego e nesse momento devem estar ocorrendo milhares de homicídios, latrocínios, assaltos, sequestros e outros crimes violentos em todo o país. Uma sociedade sem criminosos é irregular, mas sociedade com excessos de crimes e criminosos também é. Tem de haver o equilíbrio na sociedade. e quem faz esse equilíbrio é um bom governo e políticos, uma boa e forte justiça e uma boa polícia. Infelizmente não temos nada disso e a bandidagem pirenta agradece.A cada dia nem nos surpreende mais notícias de crimes e criminosos diversos porque virou rotina. Mas nos deixa preocupados, porque só aumenta e ninguém faz nada para amenizar a situação. Semana passada mataram um policial no Guamá e supostamente por conta disso, 10 pessoas perderam a vida rapidamente, além do terror que a população de bem viveu no bairro do crime e em outras locais da cidade. Fizeram um enxame, trouxeram procurador da república, mas até agora ninguém foi preso e ontem no bairro onde moro quase outro policial é morto em latrocínio. o que poderia trazer horror dessa vez para o meu bairro. Então algo de muito errado está ocorrendo. Os caras vem assaltam, roubam , dão tiro, matam e fogem fácil fácil em qualquer lugar e horário sem ser importunados?? porque isso??? é porque a justiça não funciona mais, está cega, a policia também não e os governos de todas as esferas idem idem idem. A desordem social está formada.
CurtirCurtir