Ao rufar dos tambores

Por Gerson Nogueira

bol_dom_201013_23.psJogadores extenuados têm rendimento medíocre em campo. Não há lugar para o espetáculo se os artistas estão combalidos. O futebol brasileiro vive situação dramática quanto ao condicionamento dos atletas. A maratona a que são submetidos, com até quatro competições anuais e dois jogos semanais, impede que possam se apresentar tecnicamente em alto nível.

O problema é antigo, atravessa décadas já, mas pela primeira vez é enfrentado pelos operários da bola. Nos anos 50 e 60, quando o profissionalismo ainda engatinhava no país, o futebol brasileiro conquistou suas primeiras grandes glórias. Em 1970, veio o tricampeonato mundial. Ironicamente, a glória ajudou a perpetuar injustiças e semeou acomodação.

O fato auspicioso de agora, já comentado aqui há duas semanas, é a criação do movimento Bom Senso FC. Jogadores dos grandes clubes se mobilizam para combater decisões equivocadas tomadas pela cartolagem, preocupados com a qualidade do jogo. Por enquanto, o grupo se organiza de maneira pacífica, enumerando suas reivindicações e encaminhando à CBF. Não há confronto, por ora. Mas logo vai haver.

Tudo o que os atletas querem vai de encontro a interesses maiores. CBF, Globo, federações, investidores, patrocinadores e dirigentes de clubes não se importam em matar aos poucos a galinha dos ovos de ouro. Impõem calendário sufocante, horários absurdos da programação de jogos para a televisão e clubes administrados como feudos.

O manifesto elaborado pelos atletas serve para abrir o debate, mas as mudanças só serão alcançadas com atitudes firmes, com o fortalecimento da classe e a adesão da torcida e de outras instituições. O Bom Senso FC foi fundado em setembro em torno de uma reivindicação unânime: a reorganização do calendário de jogos. A rigor, ninguém é contra isso. O torcedor, acima de tudo e todos, deveria ser o principal interessado.

Talvez por isso mesmo, na rodada deste domingo do Brasileiro os líderes do movimento pretendem fazer uma manifestação para expressar publicamente a legitimidade e representatividade do Bom Senso. É algo bem simples, mas significativo. É um sinal que será dado aos torcedores e à opinião pública.

Sob a liderança de Rogério Ceni, Juninho Pernambucano, Seedorf, Alex, Paulo André e outros, o grupo já teria conquistado a adesão de 860 jogadores profissionais. Além de ajustar a programação de jogos, evitando que as datas da Copa estrangulem os campeonatos no próximo ano, o Bom Senso pretende instituir o fair play financeiro, com punição pesada para clubes e dirigentes caloteiros. Os tambores estão rufando, e isso é um bom sinal.

————————————————————————–

Os humores de dona CBF

Pode não ser ilegal, mas é certamente injusta (e esquisita) a mudança arbitrária do critério de escolha de árbitros na Copa do Brasil Sub-20. Castigado por erros de arbitragem no primeiro jogo das quartas-de-final, realizado em Criciúma, o Remo foi surpreendido com a escalação de um apitador piauiense para a partida de volta, em Belém.

Até então, os trios de arbitragem eram sempre caseiros. Segundo a CBF, por medida de economia. De repente, no meio de uma decisão de fase, a entidade altera o esquema. Dirigentes do Remo espernearam, com razão, cobrando explicações para a medida. Até sexta-feira à noite, a entidade não explicou a mudança.

Na competição do ano passado, a CBF alterou o critério apenas uma vez. Foi no semifinal entre Santos e Bahia, que teve arbitragem do Rio Grande do Norte. Os outros casos de arbitragens de fora só aconteceram na decisão da Copa 2012, entre Atlético-MG e Vitória. Árbitros alagoanos e capixabas apitaram os dois jogos finais.

Do jeito como a coisa se desenha fica de novo exposta a debilidade política do Pará junto à CBF, cujos humores quase sempre estão em descompasso com os interesses dos clubes locais. Não foi a primeira vez e, infelizmente, não será a última.

————————————————————————-

Além da queda, o coice

Depois do vergonhoso show das gangues arruaceiras na sexta-feira à noite, na sequência da derrota para o Avaí, o Paissandu deve ir se preparando para sanções draconianas. O STJD tem sido rigoroso até com clubes medalhados da Série A, como Corinthians e Vasco. Além disso, as imagens foram transmitidas para todo o país, com ampla veiculação nos programas esportivos de sábado.

A quase certa perda de mando terá pelo menos uma utilidade prática: vai servir para que o clube repense a utilização da Curuzu para partidas de grande porte. Ficou mais uma vez evidenciada a completa falta de segurança no estádio para torcedores, atletas, profissionais de imprensa e até para os militares, que não escondiam o receio de um enfrentamento com os baderneiros.

 (Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO deste domingo, 20)

55 comentários em “Ao rufar dos tambores

  1. Gerson e amigos. Sobre o calendário da CBF, não seria o caso de diminuir o número de clubes nas séries A e B?

    Sobre o jogo de sexta-feira na Curuzú, somente a diretoria do Paysandu não sabia que um dia isso poderia acontecer. Há muito tempo que o estádio do Paysandu desveria estar sendo usado apenas pra treino.

    Curtir

  2. Duas observações assaz ociosas: à falta de condições da Curuzu para grandes jogos, o que não era o caso do de sexta-feira última, pois tinham pouco mais de seis mil espectadores, some-se a recorrente ausência de policiamento, grande parte flagrantemente em desvio de função por leniência superior. Por sinal, ano passado, no Mangueirão, assisti parte de um público mais ou menos desse tamanho barbarizar do mesmo modo a tranquilidade do espetáculo, com consequências danosas ao mando de campo do Papão.
    Quanto ao Remo, foi atingido por punição tão drástica que não poupou nem a própria vítima. Além de roubado, punido pela tardia e insólita medida da CBF. Em tempo, o árbitro que apitou RemoxFlamengo, aqui em Belém, deu um verdadeiro show de arbitragem.

    Curtir

  3. Gerson, estamos em 2013…2001 era outra realidade, outra serie B.
    Mudou a visibilidade e o interesse do campeonato, o STJD não perdoa mais e as lições do ano passado deveriam ter sido aprendidas pelo torcedor e pelo clube…no Mangueirão, o risco pode ser melhor controlado que na Curuzu, fora os ganhos técnicos.
    Infelizmente, o Papão não se atentou pra isso…a casa dos times paraenses deve ser o Mangueirão, vejam o Remo sub-20…sócio torcedor foi lançado antes da hora…a prioridade deveria ter sido a serie B….depois a torcida viria numa adesão em massa ao programa…sei que é mais facil falar do que fazer e reconheço ótimas intençoes, mas a inexperiencia e o excesso de otimismo aliados a uma saudade de 2001, nos trouxeram pra essa situação.
    Vida que segue e só espero que o time lute até o fim.

    Curtir

  4. É, realmente, o Leãozinho barbarizou… Depois de despachar o Flamengo e resistir ao assédio de tudo e de todos contra o Criciúma, a CBF, agora, toma providências para garantir que o beneficiado de lá, não seja prejudicado aqui. Aguenta firme, LEÃOZINHO!

    Curtir

  5. 1. Vamos aos pontos. Os torcedores do Paysandu se preciptaram ao fazerem a lambança que fizeram no jogo passado. Todos os demais resultados da competição, com exceção do jogo do Sao Caetano, foram favoráveis ao Paysandu. Mas nada está perdido, quem sabe essa manifestação não tenha sido a chacoalhada que o time precisava para sair da zona. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

    2. Creio que o problema não é o excesso de campeonatos, mas a qualidade de elenco que cada time tem. Se o time tem um elenco bom, tanto faz entrar um ou outro jogador que a performance do do time permanece a mesma. Lembremos que o atleta de futebol é uma profissão regulamentada, e todos os anos são despejados milhares de jogadores no mercado de trabalho, infelizmente muitos, muito mal aproveitados, em razão de panelinhas existentes entre, dirigentes, técnicos e jogadores, daí vermos salários absurdos pagos a alguns técnicos e jogadores de futebol. Lembrando que os técnicos do Cruzeiro, Goiás, Flamengo não são os técnicos “top” de linha que antes faziam sucesso, e Tite e Luxemburgo estão caindo em desgraça.

    3. A Copa do Brasil sub-20 é um grande negócio, assim, como a Copa BH e a Copinha SP, estas últimas as considero como uma verdadeira feira, onde os feirantes levam seus produtos para os consumidores, daí que, fora os familiares dos atletas, a maioria dos espectadores são olheiros, nacionais e internacionais. A Copa do Brasil não foge à regra. Daí que, havendo grandes interesses financeiros por trás dos jogos, a mudança repentina de arbitro no jogo do Remo, que será o grande beneficiado com o avanço à próxima etapa da competição.

    Abraço a todos e bom domingo!

    Curtir

  6. Wanderson e Zé Antonio juntos, aí reside oâncro, dois jogadores lerdos num setor que requer dinamismo, será que o Benazzi e Vandick não vêm isto, só Deus mesmo, ele até ajuda, mas os homis vão contra. Bily pelo amor de Deus. Todos na Curuzu na 6a falavam isto, viu Vandick, sei que vc lê o Blog.

    Curtir

  7. Apesar da opção por jogar no mangueirão, devido a segurança. Penso que o problema não reside na Curuzu. O problema está em quem frequenta a mesma. O que ocorreu na ultima sexta foi caso de polícia. Falo isso pensando no conceito de arena, ja que, est denota a retirada de alambrados.
    Bom domingo a todos.

    Curtir

  8. Sobre o Calendário. Penso que o melhor seria um campeonato brasileiro regionalizado. Com play-off na fase final dos campeões e vice de cada região.

    Mas como o Brasil é colônia e vive a imitar o futebol do velho continente. Mesmo estes países do tamanho de São Paulo. Creio que a fórmula será mantida, com maior tempo de competição.

    Curtir

  9. Gerson. Fiz uma pergunta em uma postagem antiga. Mas creio que vc não deva ter lido. Vou refazer (gostaria de ouvia a opinião dos demais baluartes deste espaço). Ganso vem crescendo de produção, mesmo no fraco time tricolor, vc acredita em alguma possibilidade do mesmo ser convocado para testes, ainda mais diante da falta de opção na seleção?
    Abraços.

    Curtir

    1. Desculpe, amigo Celira. Pelo que pude observar em dois ou três jogos que assisti do Ganso, ainda falta muito para recuperar aquele futebol que o projetou. Felipão até parece gostar dele, mas precisará voltar a jogar em alto nível com regularidade. Tem lampejos, como naquele golaço no último jogo, mas ainda é um imenso ponto de interrogação, infelizmente.

      Curtir

  10. Nos jogos que vi o Ganso jogar e os comentarios positivos de jornalistas esportivos do eixo Rio-São Paulo, me fazem crer que o jogador conterrâneo estará na próxima copa. Com a parte física em evolução, a parte técnica já demonstra um grande avanço, basta ver a participação mais ativa durante o jogo, inclusive a volta dos gols.

    Curtir

  11. Pra mim, se o Ganso ao menos se aproximar do futebol que jogava logo que despontou no Santos já me dou por satisfeito, o que significa dizer que, sob o meu ponto de vista, ele ainda não está em condições de voltar à Seleção.

    Curtir

  12. O Flamengo se compara ao Guarasuco no passado, está em todas., na Clube, c narração via tubao ,na CBN com a chatice narrativa tão peculiar deles e na Marajoara em cadeia- eles ainda usam esse jargão – com a Tupi.
    A invasão dos clubes dos Países Baixos, estao consolidadas na ex- cidade das mangueiras. Triste realidade.

    Curtir

  13. Concordo com o xará Antonio. Saudades de 2001: primeiro, trouxe Iarley, depois Givanildo. Percebi isso logo de início na gestão Vandick, mas nada opinei dando tempo ao tempo, visto que o tempo, senhor da razão, diria tudo.

    Quanto ao STJD, está rigoroso até com Corinthians e outros medalhões, quando mais a Paysandú e Remo, p. ex.

    Curtir

  14. Amigos, não fui ao Campo no jogo passado do Papão por conta de compromissos profissionais, apesar do Vexame e da derrota, se tiver portão aberto no mangueirão próximo jogo, estarei lá!!! Sou do tipo que não exita em afundar junto com o Barco

    Papão até morrer…..

    Curtir

  15. Sampaio vs Macaé faz parte de uma série , que eu chamo de ” jogos perdidos” mas para quem gosta de conhecimento,de quem gosta de alargar conhecimentos cultural, sao verdadeiros achados.
    Sou fã desses “jogos perdidos”.
    Agora mesmo estou ligado na Caturité…mais um jogao!

    Curtir

  16. Haroldo, acho que dois gols de diferença, não chega a ser um jogo perdido, ainda mais se tiver critério de gol fora de casa. Acho que vai ser um jogo interessante, o problema é se o Flávio Araújo inventar de entrar recuado ou de querer jogar no contra ataque, lá no Remo esse foi um dos pecados dele.

    Curtir

  17. O jogador Dirceu é muito displicente, note que certos passes feitos em sua direção se faz necessário a quem passou a bola chamar a atenção do cara!.
    O Capanema está fazendo muita falta neste time do Paysandú.
    Ainda não joguei a toalha mesmo com todas as dificuldades que o time terá pela frente!
    O que é mais difícil é mais gostoso, portanto, vamos escapar do rebaixamento e não dar este gostinho aos secadores de plantão
    !
    Sou Papão em qualquer divisão!
    Mas faço o registro de que estou muito chateado com a falta de vontade de certos jogadores do elenco!

    Curtir

  18. O Sampaio jogou muito ontem mas o Flávio Araújo esqueceu de um detalhe muito importante que em mata-mata não existe “pá de cal” enquanto os 180 minutos não forem jogados. Logo ao recuar o time chamou o Macaé para cima e que sabia que gol na casa do adversário é muito importante para quem vai decidir em casa.
    Creio que o Sampaio Correia já esteja classificado pois se o Macaé abrir demais vai tomar gol!

    Curtir

  19. Classificação e Probabilidades

    Pos Time Pts J V E D GP GC SG Probab. de
    título Probab. de
    acesso Probab. de
    rebaixamento
    1 Palmeiras 68 31 21 5 5 60 24 36 98.2 % quase 100 % 0.00 %
    2 Chapecoense 58 30 17 7 6 54 28 26 1.8 % 99.6 % 0.00 %
    3 Sport 50 31 16 2 13 50 46 4 quase 0 % 45.9 % quase 0 %
    4 Avaí 50 30 14 8 8 43 35 8 quase 0 % 62.3 % quase 0 %
    5 Paraná 49 30 14 7 9 45 27 18 quase 0 % 41.6 % quase 0 %
    6 América MG 48 31 12 12 7 43 36 7 quase 0 % 21.9 % quase 0 %
    7 ICASA 47 31 14 5 12 43 47 -4 quase 0 % 5.8 % quase 0 %
    8 Ceará 47 31 12 11 8 49 39 10 quase 0 % 6.6 % quase 0 %
    9 Joinville 46 31 13 7 11 45 34 11 0.00 % 6.4 % quase 0 %
    10 Figueirense 45 30 14 3 13 49 46 3 quase 0 % 10.0 % quase 0 %
    11 Boa 43 31 11 10 10 27 36 -9 0.00 % quase 0 % 0.4 %
    12 Bragantino 39 31 11 6 14 31 34 -3 0.00 % quase 0 % 3.7 %
    13 Guaratinguetá 39 31 11 6 14 37 43 -6 0.00 % quase 0 % 2.3 %
    14 América RN 36 31 9 9 13 37 47 -10 0.00 % quase 0 % 33.4 %
    15 Oeste 36 31 9 9 13 30 45 -15 0.00 % quase 0 % 26.6 %
    16 ABC 35 30 10 5 15 35 49 -14 0.00 % quase 0 % 14.7 %
    17 Atlético GO 30 29 8 6 15 30 38 -8 0.00 % quase 0 % 44.6 %
    18 São Caetano 30 31 8 6 17 39 49 -10 0.00 % quase 0 % 87.7 %
    19 Paysandu 29 30 7 8 15 31 46 -15 0.00 % quase 0 % 87.0 %
    20 ASA 26 31 8 2 21 34 63 -29 0.00 % 0.00 % 99.7 %

    Curtir

  20. Tem momentos que o Ganso demonstra ter falta de ambição …até parece que ele já ganhou tudo. Temo que quando acordar e virar um adulto ,para amaciar suas próprias chuteiras, seja tarde demais.
    Temos um maldita sina ,impregnada em nossos grandes craques cabanos.

    Curtir

  21. Sou paraense, mas considero P. H. Ganso apenas um jogador acima da média (um pouquinho acima).

    Mas hoje em dia em que qualquer um que se destaque um pouquinho aqui e acolá já é ‘endeusado’ pela mídia como um grande craque, não seria demais se ele se mantivesse com essa performance apresentada no jogo contra o Náutico.

    Ele perdeu o bonde da carreira quando deixou de ser negociado com um grande clube da Europa.

    Daqui a pouco estará como Dagoberto e outros, passando por Inter, Cruzeiro, Flamengo ou Grêmio, mas não se firmando por mais de duas temporadas em nenhum deles.
    É o que eu penso.

    Curtir

  22. Valentim, pegaste pesado cpm Ganso. Mas concordo que falta gana para ele. Apesar disso, devido a forte carência na meiuca brasileira, acredito que Ganso, se jogar com mais regularidade, tem grandes chances deser testado. Espero que ele volte a jogar.

    Vou ffazer uma previsão aqui, no dia 21.10.2013, dentro de 2 anos Yago Picachu será o melhor lateral do Brasil. Escrevam isso. Não temos craque nessa posição. ..

    Curtir

Deixe uma resposta