Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (12) pelo jornal “Folha de S.Paulo” indica que a presidente Dilma Rousseff (PT) teria 42% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Nesse cenário, segundo informou o jornal, Aécio teria 21% e Campos, 15%. Votos em branco ou nulos seriam a opção de 16%, e outros 7% responderam que não saberiam em quem votar.
As candidaturas são prováveis – só serão oficializadas pelos partidos no ano que vem. A eleição de 2014 está marcada para 5 de outubro e, além de presidente, escolherá senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.
O Datafolha entrevistou 2.517 eleitores em 154 municípios nesta sexta-feira (11), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Outros cenários – Além do cenário com Dilma, Aécio e Campos, o instituto testou outros três. Em um, Dilma teria como adversários a ex-senadora Marina Silva (PSB) e Aécio Neves; em outro, o ex-governador José Serra (PSDB) e Eduardo Campos; e, no terceiro, Marina Silva e José Serra.
Nos três cenários, Dilma aparece na frente, mas não venceria no primeiro turno. Ela somaria 39% das intenções de voto contra Marina (29%) e Aécio (17%); teria 40% contra Serra (25%) e Campos (15%); e 37% contra Marina (28%) e Serra (20%). Brancos e nulos seriam 10%, 15% e 10%, respectivamente; não sabem, 5%, 6% e 5%.
O resultado desta pesquisa não me surpreende. Aliás, ainda em junho deste ano, quando a Dilma foi brindada com uma desqualificante vaia em Brasília eu já dizia isso. Na época, acompanhando o Juca Kfouri, eu disse que ali não estava o povo do Dilma, até porque ele, o povo de Dilma, só com o valor das bolsas que ganha não teria nem como se aproximar de todo aquele espetáculo padrão fifa.
CurtirCurtir
A Dilma vai enfrentar candidatos fracos.
O PSDB fica parece parece formiga doida, pois desde que FHC deixou o comando da nação, não conseguem um nome forte, além de suas prórpias mazelas, o seu Lula e a dona Dilma vão fazendo o povo entender que em time que tá ganhando não se mexe.
Detalhe, nunca votei no PT, possivelmente votarei na dona Dilma.
CurtirCurtir