Por Juca Kfouri
Como era de se esperar, os acomodados “sindicalistas do futebol” que há décadas fazem de seus cargos meros cabides de empregos, agora surgem radicalizando, propondo até greve e querendo tomar para si as conquistas trabalhistas dos atletas que jamais tiveram o dedo deles. É só o que têm a fazer os que há anos não chutam uma bola e jamais foram capazes de mobilizar os jogadores, simplesmente por não entender a especificidade desta categoria profissional.
O Bom Senso FC deve seguir seu caminho sem dar pelota aos oportunistas de sempre e aprofundar a discussão. Há, por exemplo, divergências sobre que calendário adotar, o gregoriano, como faz a CBF, ou o chamado calendário mundial, que um dia foi só europeu e hoje não é mais, porque adotado também pela Argentina, Uruguai, México etc.
Há entre os atletas quem defenda o gregoriano, o que faz sentido, não só pelo hábito como também pelas características das estações do ano num país tropical como o Brasil.
Ocorre que a adequação não só desfalcará menos o Campeonato Brasileiro nas janelas de negociação, como permitirá conviver melhor com as datas Fifa, sem interrupções, por exemplo, por ocasião das Copas do Mundo, além de permitir o intercâmbio com o futebol europeu nas pré-temporadas.
Mas estes são temas discutíveis. Inadmissível é ver quem não representa ninguém querer reaparecer numa hora dessas.