Um rei chamado Lecheva

Por Roger Normando (rogernormando@gmail.com)

Na corte tinha um rei admirado por todos, pois albergava humildade em seus gestos.

O que fizesse, todos os súditos repetiam.

Achou de se deitar de cabeça para baixo no alpendre de seu quarto: todos viraram morcegos.

Exercitou cuspir fogo: todos fumegavam como dragão.

Passou três noites sem dormir: e todos viraram zumbis.

Resolver voar com as asas nos pés: todos viraram pé-de-anjo.

Começou a andar com a cabeça guinada para o lado; todos repetiram o empeno.

Até que veio a guerra e todos se viram de prontidão.

O rei venceu a guerra graças aos seus súditos plantando bananeira, cuspindo fogo com pé-de-vento e o pescoço guinado para o lado do coração.

32 comentários em “Um rei chamado Lecheva

  1. Reiterando uma afirmação que fiz logo que o Lecheva reassumiu: sob o comando do Lecheva o rival fez suas melhores atuações.Ele é o que melhor consegue extrair o que há de melhor do elenco. Uma outra também merece reiteção: se o Lecheva não conseguisse nenhum outro conseguiria. Ah, parabéns ao Dr. Roger Normando.

    Curtir

  2. Do sítio oficial do PSC:

    O mascote do Paysandu Sport Club foi criado em 1948 pelo jornalista Everardo Guilhon com o codinome de “bicho-papão”. A inspiração do jornalista baseou-se no temor que o esquadrão de aço, como era conhecido o time do Paysandu naquela época, passava aos seus adversários no campo de jogo. No decorrer do tempo, ficou conhecido como o famoso “Papão da Curuzu”, o maior papão de títulos de futebol do Norte do País.

    Curtir

  3. Do sítio do PSC (títulos estaduais; temos que ganhar mais !):

    ESTADUAIS

    Campeonato Paraense
    1920, 1921, 1922, 1923, 1927, 1928, 1929, 1931, 1932, 1934, 1939, 1942, 1943, 1944, 1945, 1947, 1956, 1957, 1959, 1961, 1962, 1963, 1965, 1966, 1967, 1969, 1971, 1972,1976, 1980, 1981, 1982, 1984, 1985, 1987, 1992, 1998, 2000, 2001, 2002, 2005, 2006 e 2009, 2010

    Campeonato Paraense Sub-20
    1999, 2000, 2002, 2003, 2005, 2006, 2007 e 2010

    Curtir

  4. Aos amigos do blog, estive afastado, devido a uma viagem que fiaz à terra das mangueiras e cheguei hoje em Jampa. Inicialmente, saudações tricolores. Quero, do alto do meu tetracampeonato brasileiro, congratular-me com os bicolores pelo acesso, que desde à derrota para o Fortaleza e empate contra o Santa, depois de estar vencendo até os instantes finais, jamais acreditei. Achava que um time que desperdiçava pontos daquela forma jamais se classificaria. Quase acerto, pois a classificação veio com a calculadora na mão. Alguém aqui já escreveu que o cruzamento foi a vitória das zebras. Para mim, Fortaleza, Macaé, Duque e Luverdense seriam os classificados e errei todos, embora tenha acertado os três gols do Macaé.
    Quanto à série B, vejo que alguns aqui querem o acesso para a série A em 2013. Acho que as coisas não são bem assim, acredito que o Paissandu deve se organizar, construir o CT, negociar as dívidas e passar alguns anos se preparando para o acesso, para não cair novamente. Por isso, embora tenha reconhecido desde o início os méritos do Lecheva, ao contrário do Claudio, que o limita a um técnico bombeiro, ele não deve permanecer. Não tem experiência na série B, embora tenha treinado o time na copa do Brasil, mas são competições diferentes. Trazer um técnico rodado em série B, como o Giva,será fundamental, até porque se o Lecheva for mantido e levar o farelo no clássico da amazônia, será demitido.
    Quanto aos rivais do outro lado da Almirante Barroso, escolheram um bom técnico, resta saber se os dirigentes deixaram ele trabalhar a longo prazo. A festa bicolor foi bonita, não consegui dormir sábado devido ao foguetório, mas nada que me incomodasse, porque torço para que os times paraenses obtenham êxito e acho qu valeu a pena. Espero que os listrados subam para a primeira divisão, que o Águia suba para a série B e que os azuis consigam vaga na série D sem precisar comprá-la. Por fim, um detalhe que não pode ser esquecidoi: o acesso foi obtido com a base papa-chibé, algo que sempre acontece nesses momentos.

    Curtir

  5. Não vejo o porquê de temer-se que Lecheva fique ao comando para
    a série-B. Havia temor quanto a ele assumir a equipe para a C e “Divino” e Giva vieram e foram-se…

    Curtir

  6. JSSS, é bom que se lembre que o PSC já conquistou o acesso sem CT. Acho que o objetivo tem que ser subir logo e, paralelamente, irem arrumando a logística do clube.

    Curtir

  7. Ainda estou, assim como a grande maioria estasiado por esta grande conquista.

    Mas, tenho um pé atrás com o Lecheva em relação ao mesmo continuar como tecnico.

    Se for não acharei ruim e nem vou criticar, mas é bom que reflitamos, que uma série B hoje em dia é uma grande competição e os erros devem ser minímos.

    O lecheva cresceu e mostrou até uma certa competencia, mas quem garante que ele é o homem certo pra dirigir o time numa nova fase que já chegou ao Paysandu.

    O Novo presidente terá que ser muito sábio. Uma coisa eu gostaria que ele fizesse independente de quem deva ser o tecnico. Montar um só elenco tanto para o paraense, copa do Brasil e segundona.

    Nada desse negocio de time B, por favor!

    Em resumo, ao Lecheva os parabéns!

    Curtir

  8. Isso mesmo Edson! Quantas vezes o escudo saiu nos jornais dessa ou daquela maneira e justamente numa hora em que isso é absolutamente secundário surge essa polêmica besta e desnecessária?! Do outro lado deram até de marreta no escudo…

    Curtir

  9. Égua, o Rogério apareceu. Vou aproveitar para entrar em contato com o juiz da partida em Macaé e saber dele quanto ele pegou pra classificar o Paysandu com aquele penalty marcado aos 47 do 2º tempo a favor dos alvi-azuis. A cada acesso bicolor é esse mesmo lenga-lenga sobre juiz comprado. Enquanto isso, marretam escudo pelas bandas de Antonio Baena e dirigentes fazem galhofa da ideia de se ter eleições diretas no clube. Cada torcida tem o clube (e os dirigentes) que merece…

    Curtir

  10. Parabéns Daniel, dessa vez não houve compra de árbitros ou outras artimanhas como ajuda de senador e virada de mesa, mas isso deveria ser regra não exceção. Porque não sei se você sabe, mas é a primeira vez, das três que teu time disputou uma terceira divisão, que ele sai dessa competição pela porta da frente.

    Curtir

  11. E a proposito Daniel, eu só falei do árbitro porque não resistir quando o jjss555 falou da compra de vaga. É isso, quem tem telhado de vidro não joga pedra pro alto! De qualquer modo, Parabéns à todos os Bicolores!

    Curtir

  12. Daniel Malcher, o Rafael Claus foi bem pra caramba sabado e ele só fez seu trabalho…os tres jornais da cidade nao escreveram um paragrafo sobre o trabalho dele..até o Claudio estava com receio e eu tinha a certeza q ele ia somente oficializar o resultado da partida…foi quase perfeito o trio…parabens Rafael Claus e arbitros assistentes…

    Curtir

    1. De fato, amigo Edmundo. Omitiu-se o trabalho do árbitro paulista, embora, como você bem ressalta, tenha feito apenas sua obrigação. E o jogo, disputado com vigor mas lealmente, contribuiu para que ele se saísse bem. Vou fazer o registro em minha coluna de amanhã.

      Curtir

    1. Grande notícia para os desportistas paraenses, amigo Cláudio. Sem dúvida, um belo reforço para o trabalho que a Cultura já vinha fazendo, melhorando definitivamente o sinal da emissora.

      Curtir

  13. Resolveram voar com as asas do pé seu Gerson???
    Se depender desses escudos ridiculos que voces colocam na capa de voces o que pode voar e outra coisa menos um pé com asas.
    Coloquem o verdadeiro escudo(o da camisa oficial) do Papão nas matérias por favor,não é pedir muito.

    Curtir

  14. Edmundo, fui irônico quando me referi ao arbitro. Ele foi bem sim, não inverteu faltas e deixou o jogo correr a la européia. A ironia se deu devido as elocubrações azulinas. Se tivéssemos vencido a Libertadores de 2003, segundo a lógica de alguns azulinos dados à basófia, nós teríamos conseguido o título mediante a compra da cúpula da Conmebol. Subornamos também o pessoal da IFFSH/FIFA para que nos colocassem entre os 50 melhores times do mundo na década passada. É sempre assim… rsrs.

    Curtir

  15. Parabéns ao dono do texto ou poêma, não sei bem, o certo é que foi bem feito.

    É que eu tenho o costume de opinar pra depois ler quando os textos são grandes.

    *Amigo Edmundo eu sequei o Fortaleza, mas fiquei invocado com aqueles palhaços do Oeste que foram fazer dancinha na frente da torcida que já estava mais invocada do que os garis de Marituba.

    Eles provocaram a ira da torcida sem necessidade.

    Curtir

  16. Técnico de acesso.

    Técnico bombeiro que apagou as burradas do Davino, amigo Cláudio. O cara leva o papão ao acesso e voce fica nessa implicância: Te dizer.

    Curtir

  17. Daniel, eu entendi a sua ironia, rsrsr, nao se estresse com quem fala em ”compras disso e daquilo”….rsrsrs…Gerson, beleza..dê essa força a arbitragem do Rafael Claus…Edson, em 2007 ou 2008 banderei a final do Campeonato de Aguas Lindas no campo do 2º Bis na Alte Barroso…esse Paulinho que está agora no Remo ou estava (he he he ) fez um golaço e correu na direção da torcida adversaria jogando a camisa pra cima….he he he …foi preciso ajuda dos recrutas para ele sair do local do jogo…ha ha ha

    Curtir

Deixe uma resposta