Coluna: Sobre prêmios e esmolas

Pipocam reações contraditórias ao anúncio do amistoso Brasil x Argentina para o próximo dia 21 de setembro, no estádio Edgard Proença. Nas manifestações via Twitter, é possível observar que a maioria da torcida ficou entusiasmada com a perspectiva de ver o escrete brazuca novamente em cancha paraense, tendo como maestro o nosso Paulo Henrique Ganso.
Ao mesmo tempo, floresce ruidosa rejeição ao prêmio de consolação dado pela CBF a Belém, depois da exclusão do rol de sub-sedes da Copa de 2014, que ninguém engoliu até hoje. O tal espírito cabano, açulado pelos ventos do plebiscito de dezembro, embala protestos contra o que seria apenas “uma esmola” de Ricardo Teixeira aos paraenses. 
Nem oito, nem oitenta. Penso que a chance de sediar um clássico da grandeza de Brasil x Argentina, nessa reedição da velha Copa Rocca, é sempre interessante, do ponto de vista meramente esportivo. Quase nada interessa mais ao torcedor brasileiro do que a rivalidade com os argentinos, mesmo que se trate de um simples amistoso.
Duvido, por exemplo, que a Copa conceda aos vizinhos amazonenses a oportunidade de assistir um jogo de igual porte. Como se sabe, pelo critério de distribuição dos grupos, Manaus deve receber três ou quatro jogos de seleções medianas – Bélgica, Noruega, Austrália, Egito ou algo do gênero. 
A lamentar apenas o fato de que alguns dos que mais lutaram por esse amistoso da Seleção, concedido pelo manda-chuva do futebol tupiniquim, tenham demonstrado tão pouco apetite na hora de cerrar fileiras em torno da candidatura de Belém à sede do Mundial.
 
 
O anúncio do jogo entre Brasil e Argentina deixou pensativo o ex-jogador Mesquita, hoje administrador do Mangueirão. Ele não esquece a última vez que um time de hermanos jogou em Belém. Foi o velho e cascudo Boca Juniors, base da seleção portenha na época, e que veio aqui bater o Paissandu na melhor fase dos bicolores, em plena Libertadores de 2003. Mesquita, craque indiscutível nos anos 70/80, recomenda desde já muito cuidado nessa hora de enfrentar a Argentina.
“Os argentinos são atletas sempre prontos para jogar em qualquer lugar, sob qualquer tempo”, impressionou-se o ex-meia-atacante do Remo. “Naquele jogo contra o Paissandu eles pareciam um exército indo para a guerra. Chegaram, não falaram, foram direto pro gramado. Nem aqueceram. Nem beberam água!”, lembrou. O Azougue sabe o que diz.
 
 
A Tuna perdeu as estribeiras com a Seel. Há quatro meses sem receber a verba (R$ 20 mil) referente ao projeto “Vida Ativa”, o presidente Fabiano Bastos decidiu ontem suspender as atividades esportivas realizadas no parque aquático do clube e que beneficiam a turma da melhor idade.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quinta-feira, 4)

25 comentários em “Coluna: Sobre prêmios e esmolas

  1. É isso mesmo Gerson, temos que valorizar o lado esportivo da coisa e esquecer a politicagem.
    Um grande confronto como esse merece nossa atenção e respeito independente de qualquer futricagem.
    Que se lixem PSDB ou PT, o que interessa é a nossa seleção em solo paraense contra os hermanos alvi-celestes.
    Estamos em 2011, acho que até 2014 poderemos ter de novo nossa seleção aqui, portanto vamos recebe-la com educação e o respeito que ela merece.
    Sobre fazer protestos, isso não vai adiantar nada, mas é um direito de quem assim pensar, desde de que no dia não fechem a Augusto Montenegro.
    Agora quem diz que Brasil X Argentina é uma esmola, perguntem quanto o pessoal do Oriente Médio pagariam por um jogo desses.

    Curtir

  2. Tudo bem que os nossos vizinhos amazonenses não terão um clássico dessa envergadura, mas em compensação ficarão com varias obras de infra-estrutura como legado, e nós o que teremos como legado? NADA! Apenas a ESMOLA da CBF (Ricardo Teixeira) que de conluio com esse ditador, presidente da FPF (Cel. Nunes) tentam enfiar goela abaixo do povo paraense. Boicote a esse joguinho e um basta a esses políticos vagabundos que só aparecem na boa.

    Curtir

  3. Gostaria de lembrar a todos, que o dinheiro para bancar este joguinho será debitado na conta de cada paraense que paga os seus impostos, ou vocês acham que os nossos “grandes” políticos vão correr atrás de patrocínio no setor privado? Mais uma oportunidade para os nobres Ricardo Teixeira, Flexa Ribeiro, Cel. Nunes, Simão Jatene e mais um monte de abutres, aumentarem suas já polpudas contas bancarias. Fico imaginando os gastos com deslocamento, hospedagem, mordomias e outras benesses para uma delegação de no mínimo 50 pessoas. Enquanto isso, a saúde no Estado está respirando com ajuda de aparelhos, a educação do nosso povo está entre as piores do país e a cidade cheia de buracos e lama. E o pior de tudo, é que o único legado que ficará para nós paraenses, será o Mangueirão todo sujo no dia seguinte. BOICOTE JÁ !!!! Chega de sermos tratados como imbecis.

    Curtir

  4. Amigos paraenses, tenhamos colhões!
    Esse “clássico” meia-boca não passa de um escárnio de RT e dessa velharia de coronel que dirige a federação pela perda da copa de 2014 para Manaus.
    Moro em Belém e sei que a cidade pelo valor que dá ao futebol não poderia ficar de fora da copa. Agora vem esse pilantra nos adoçar com este joguinho que não terá nenhum astro internacional. Qual jogador de nome joga na Argentina?
    Para este joguinho sou a favor de uma campanha assim: nenhum paraense no Mangueirão!

    Curtir

  5. É isso aí Gerson, não adianta chorar o leite derramado. Se este mesmo amistoso fosse marcado para o Maranhão, esses mesmos críticos diriam “meu Deus, até para o Maranhão?” ou “é o fim, nem amistoso vem mais para Belém”. Vamos olhar pelo lado positivo, obrigadtoriamente o Mangueirão será reformado, teremos mídia pro mundo inteiro, movimentação da hotelaria da cidade, etc.

    galera, vamos deixar de ser “reclamistas” e pessimistas, Copa 2014 não será em Belém, até qdo ficaremos lamentando? Tem Copa América em 2015 e poderemos melhorar a cidade também.

    Curtir

    1. Concordo com você Marcelo e além disso,o governo não tem que fazer melhorías somente quando houver alguma programação do porte de uma copa ou coisa assim, em todos os setores existem trabalhos para serem feito,principalmente nos setores de saúda,segurança e saneamento(problemas que até hoje,nenhum governo resolveu).será que tudo se resolvería se fossemos escolhidos como sede da copa?

      Curtir

  6. Relatório do TCU atesta novo superfaturamento nas obras do estádo no maracanã, cujo custo total já beira 1 bilhão de reais.
    a festa já começou para as construtoras e para os políticos.
    e tudo com o dinheiro do estado do Rio de Janeiro, que em virtude dessas obras já estourou o seu limite de endividamento previsto na Lei de responsabilidade fiscal.
    o mesmo está para acontecer com manaus que aumentou muito seu nível de endividamento para a realização dessas competições.

    era isso que teríamos por aqui.
    bendita hora que não embarcamos nessa aventura desvairada.

    Curtir

    1. Éisso Carlos, concordo com vc.
      Manaus é Manaus, Belém é Belém, vamos tocar nossa vida e esquecer os vizinhos.
      Pro Pará crescer precisamos de politicos comprometidos com a causa.
      Hoje na coluna do Guilherme Augusto foi levantada a questão de pedir para que os deputados que se elegeram pelo Pará e estão empenhados na criação de outros estados deixem seus mandatos, isso seria ético e muito justo, mas será que esses cães vão largar o osso? Nunca da silva.

      Curtir

  7. Que copa Rocca que nada, isso é apenas um cala a boca a base de politicagem, a Argentina vai mandar jogadores que nem conhecemos ou alguém acha que Messi vem pra essa peladinha e o Brasil vem com quem? Dedé, Ralf, vá iludir outro.

    Curtir

  8. Sinceramente já assisti Brasil duas vezes ,uma em Belém contra Marrocos.Antes da Copa de 98 e outra no Rio de janeiro quando lá morei.Mas se estiver em Belém eu iria com minha família E CADA um LEVARIA CARTAZES COM FRASES contrária á divisão paraense
    CABANO NÃO GOSTA D ENGANO
    FORA RIC TX
    PARÁ IGUAL O REMO ,SEM DIVISÃO.
    O mundo inteiro eos outros estados estarão assistindo e esses atos de protesto ao plebiscito TERÃO IMPULSO E CONQUISTARÃO MUITOS VOTOS DE INDECISOS.
    Quanto ao futebol em si ,acho que apenas os nomes dos paises servirá de atrativo .E desde ontem acho que PHGanso nem virá a Belém.O que ele jogou,ou melhor não jogou é de preocupar e a continuar nessa toada em setembro vem algum meio-campo amiguinho do MANO lá do Corintians.e cá entre nós exceto NEYMAR quem atualmente no futebol brasieliro se GANSO não vier será atrativo para a multidão.E a Argentina ?Sem os estrangeiros dles é só um timinho.
    Mas repito a oportunidade é IMPAR socio-politicamente falando.

    Curtir

  9. Como a maioria dos grandes estádios do Brasil estão em obra para a copa 2014, só restou o Mangueirão, esse jogo que pra muitos está sendo esperado como o grande acontecimento do ano, não vejo isso assim, pelo que fiquei sabendo os jogadores badalados da seleção não virão, da Argentina também, então na minha modesta opinião será um joguinho de pernas de pau, não merece tanto destaque assim, pelo modo como isso está sendo divulgado a imprensa não está muito alegre, trata-se de uma esmola que aquele Ricardo Teixeira está dando pra nós paraenses, e que aquele outro aprendiz de RT eceitou todo sorridente, o tal Nunes, tomara que o povo seja sensato e não compareça a esse jogo, o Paraense merece respeito, somos um povo que ama o futebol, não somos trouxas e muito menos idiotas, vamos boicotá esse jogo, firmes e fortes.
    Opinião

    Curtir

  10. Brasil (do Mano) prov´vel para essa partida.Victor;Leo Moura,alex silva,Dedé e Leo;Elias,Elano,Lucas e Ph Ganso;Fred e Neymar.
    Minha Seleção
    Jeferson;Leo Moura,Henrique,Dedé e Juan.Marcos Assunção,Maicossuel,Lucas e Thiago NEVES;Kleber e Ronaldinho GAUCHO

    Curtir

  11. Sejamos honestos, a culpa não cabe só ao RT. Nos aqui não tivemos “influencia” suficiente para conseguir uma séde na Copa de 14. Palavras de ordem são coisas de um passado politico e que hoje nada pesam ou representam. Faltou-nos competencio politica !

    Curtir

      1. Faltou foi infraestrutura nada!

        Infraestrutura falta no país todo, tanto que os puxadinhos dos aeroportos estão sendo feitos agora, e não ficarão pronto!

        Curtir

      2. Concordo com o Alberto Lima, o país inteiro esta sem infraestrutura, o Brasil foi que parou, a prova está aí nos noticiários todos os dias.

        Curtir

  12. Na verdade, o que dá mais raiva é saber que essa esmola viria, e mesmo assim os FDP’s Coronel e RcTx, insistirem!
    Parece que somo retardados!

    Curtir

  13. A gente fica chateado em ouvir ,nossos brios são atacados .Mas lembro que o dr Alonso até hoje me diz que o Pará é muito atrasado ,pelos anos de labuta ,de luta e de instalação.Isso me chateia e me deixa triste ,mas é uma verdade.
    Quando morei no RJ achava que era pq o Pará ficava no Norte e tal ,as diferenças sociais e de organização.Na verdade morando agora em Campo Grande percebo que BELÉM perde feio pra essa cidade ,é dolorido ,mas é uma constatação.
    Não é porque sou paraense que vou mentir.Em final de agosto ninguém poderá pagar passagens de onibus em dinheiro.Todo mundo pagará em cartão magnético,gratuitos ou passes.O detalhe é que quase ninguém paga mais em dinheiro ,não se ver mais cobrador nos onibus eu nunca vi um cobrador nos onibus .Os terminais são limpos ,os onibus tem um horário de saida e chegada infalível.Os fiscais pedem desculpas quando por algum motivo maior um o outro vai atrasar dois ou tres minutos.Belém está longe disso.Os onibus e as estações de transbordos são limpas e organizadas ,banheiros limpos iguais ao da ESTAÇÃO DAS DOCAS .Sem falar no atendimento das pessoas seja em restaurantes,lanchonetes.Enfim a gente vê e respira civilidade.Em Belém eu mesmo tenho que dizer que a gente vai comprar e parece que vai é pedir .
    Dr Alonso reclamava disso muito.MAS em contra-partida mesmo uma capital organizada e civilizada não foi suficiente para trazer jogos da Copa.Cuiabá venceu como sede pantaneira da COPA 2014.E Cuiabá pode até melhorar ,mas é quente igual Belém e suja e desorganizada.O que valeu mesmo é a oportunidade de a FIFA FAZER DINHEIRO.

    Curtir

  14. Vc quer dizer então que o sr.Gerson seria PUXA-SACO DO Jader?
    Ora meu amigo quem fala ,ouve . E assim como o blogueiro eu tbm respondo do mesmo jeito .Meu patrão me paga regiamente,me paga extras mesmo sem estar no contrato ,me oferta outros regalos e quanto ao fato de Belém perder pra CAMPO GRANDE,que fará 112 naos apenas, basta vc tirar sua cabeça do buraco igual avestruz e se informar.
    Deixei claro aqui ,fico triste ,mas é uma VERDADE.
    Ontem mesmo e hoje li sobre a falta de água em vários bairros em Belém.Aqui nunca falta água.E olha que Belém é banhada por vários rios.Transportes ?Tente andar de onibus em Belém.Terminais de transbordo ?Periferias esquecidas aí em Belém? Foi aprovado um projeto pra acabar com as periferias em 5 anos aqui.Eu moro uns dez quilometros do centro.Mas lhe asseguro que parece o centro,limpo ,calçadas em em mesmo nível, todas com guia-cego e rampas para os ditos deficientes.Pq sou paraense vou mentir e dizer que Belém é o que não é ?
    Sr.Alberto me admira muito uma pessoa que está em outra capital e mudando para outra ainda viver querendo enganar a sí próprio.Sendo assim sou obrigado a dizer que “tú és muito puxa-saco do Duciomar e de outros politicos ‘ por achar que nossa linda,mas abandonada Belém tá PERFEITA E ORGANIZADA ,sendo que está mesmo entregue às baratas.Eu sim tenho motivos óbvios pra dizer ,te dizer .Alienado é pouco.

    Curtir

Deixe uma resposta