Por Carlos Zahlouth
Se a CBF e os clubes dos 13 dobrarem-se aos interesses da TV Globo quanto a fórmula de disputa do Brasileirão, será o golpe fatal no já combalido futebol brasileiro. Não dá para aceitar que um futebol penta-campeão do mundo somente consiga sobreviver graças às verbas da Globo. Vou mais longe no meu raciocionio: é a Globo que depende do futebol brasileiro e não o contrário. Chegou o momento dos nossos dirigentes se imporem e fazerem um calendário que atenda os interesses dos clubes, que são os verdadeiros donos do espetáculo. Para citar apenas um exemplo do absurdo: horário de verão, final de temporada, com a maioria dos jogadores já estourados fisicamente e, para atender os interesses da Tv, marcam-se jogos para as 15:00 horas. Se a CBF fizer um calendário coerente em termos de datas e horários e abrir concorrência entre as TVs, duvidos que a Globo abra mão das transmissões. Vai aceitar calendário, horários e ainda vai pagar muito mais do que paga atualmente.
Concordo plenamente. A Globo explora o futebol brasileiro. Paga pouco aos clubes em relação ao que arrecada em patrocínios, sendo que paga desigualmente, oferecendo cotas desproporcinalmente altas aos times grandes e “merrecas” aos times pequenos, o que cria um abismo entre os grandes e pequenos.
Os horários são igualmente péssimos. Além dos jogos às 15:00 no horário de verão, temos os famigerados jogos de quarta-feira, que começam às 22:00 e terminam simplesmente à meia-noite.
Não contente com isso, o câncer televisivo agora quer criar um campeonato-monstrengo, colagem mal-feita de duas fórmulas diferentes e que só vai criar discussões inúteis… Tomara que o presidente da CBF consiga barrar os desmandos da emissora, que já vai faturar tanto com a Copa de 2014 e a Rio 2016…
CurtirCurtir
Vontade de sair das asas da Globo, teixeirinha há anos demonstra. Mas, ainda não conseguiu visualisar uma estratégia superior à ação global, análoga, a uma dosagem de “DORIL”. Ele, o teixeirinha, quer segregar-se da globo, porém, sem desaparecer do Planeta Futebol.
Outras emissoras, sempre estiveram dispostas à concorrência, mas, teixeirinha convenientemente sempre esteve com a Globo.
CurtirCurtir
Não entendí o “já combalido futebol brasileiro”.
Como pode o futebol brasileiro estar combalido se em todas as competições que disputa, pelo menos chega a final, os estádios estão sempre lotados, nossos jogadores são pretendidos pelos clubes de toda a Europa e vc vem falar de futebol combalido?
A globo não tem culpa de ser a emissora mais bem preparada para negociar com a CBF e o Clube dos Treze. Por que as outras emissoras não chegaram antes pra ter preferencia sobre os direitos de transmissão? Futebol sempre existiu e desde quando eu me entendo como torcedor, (inicio dos anos 70) sempre houve transmissão dos jogos. Então eu pergunto novamente, que culpa a Globo tem se as outras emissoras não sabem negociar com a CBF?
PS. Também sou contra o futebol às dez da noite
CurtirCurtir
Respeito a sua opinião, porem insisto que nosso futebol está pelas tabelas. A média de público do Brasileirão não chega a 20.000 torcedores por partida e, com rarissimas exceções, os clubes estão quase falidos, com salários atrazados, devendo INSS, FGTS, IRRF, direito de imagem, fornecedores e por aí vai. Enquanto isto a Globo continua faturando com o patrocinios milionários das transmissões e o Pay-Per-View. A propósito, não tenho bronca com a Globo. Eles estão certos em aproveitar o despreparo dos nossos cartolas e faturar o máximo possivel.
CurtirCurtir
De pleno acordo, Carlos. Ao contrário do que se imagina, a situação dos clubes (pelo menos, da maioria) é de mendicância. Os que vivem um pouco melhor são os que disputam a Libertadores seguidamente e conseguem transacionar jogadores, como S. Paulo, Cruzeiro e Inter. O resto da turma está no maior miserê e inteiramente refém das vontades da Globo.
CurtirCurtir
Ô, e que preparo! O teixeirinha que o diga.
CurtirCurtir
Pois é, e o Galvão ainda vive reclamando da altitude boliviana. E jogar no Nordeste as 15h, o quer dizer? Nem os “papa calango” aguentam…
CurtirCurtir