Pária internacional

Imagem

No mapa acima, os países que não aceitam voos do Brasil aparecem em vermelho. Os que aceitam só voos emergenciais estão em laranja. Nada mais ilustrativo do isolamento do país, que é apontado como o pior exemplo de política de combate à covid-19.

Gabriel Lima e Fellipe Borges são os novos reforços do Leão

A diretoria do Remo anunciou na tarde desta terça-feira, 2, a contratação de mais dois reforços para a temporada: o atacante Gabriel Lima e o lateral-esquerdo Fellipe Borges. Gabriel, 24 anos, é cria da base azulina e jogou pelo clube até 2018, quando se transferiu para o Avaí. Felippe, 21, é natural de Bento Gonçalves-RS. Chega ao clube através de uma parceria com o Juventude. Ele tem passagens pelo Boa Esporte e o próprio Juventude, onde atuou na última temporada.

Clube do Remo anuncia duas novas contratações para temporada de 2021 - Crédito: Fábio Will/Ascom Remo

Gabriel Lima (foto) chegou na manhã de hoje e mostra entusiasmo com o retorno ao clube de origem. “Volto muito animado e feliz em poder atuar pelo clube que me revelou e onde tenho uma história. Já conheço bem o Remo, sempre vou dar meu melhor para junto aos meus companheiros fazer uma temporada boa por aqui e conquistar os títulos para o clube”, disse.

Os novos jogadores passam por exames médicos antes de iniciar os trabalhos com o restante do grupo.

Excelências do rock

Imagem

Há 51 anos, os Beatles lançavam a canção clássica “Hey Jude”. O mundo era feliz e não sabia.

Helder prestigia em Cametá a abertura da temporada de pesca do mapará

Em meio ao cumprimento de agenda em Cametá, no Baixo Tocantins, o governador Helder Barbalho prestigiou a abertura da pesca do mapará, principal peixe da região, na comunidade Pindobal Miri, na manhã desta segunda-feira (1º). O evento marca tradicionalmente a retomada da atividade pesqueira após o período de defeso na região. Logo nas primeiras horas da manhã, dezenas de embarcações navegaram pelo rio Tocantins até a comunidade. Os pescadores começaram os trabalhos atentos à movimentação das águas e principalmente de botos, que indicam onde estão os cardumes do peixe.

O governador Helder Barbalho participou de parte das atividades junto aos pescadores e conferiu de perto como funciona o “arrastão”, tendo a deputada Elcione (MDB) ao seu lado. “Depois de quatro meses do defeso, respeitando a reprodução das espécies, estamos prestigiando esse novo ciclo que faz parte da cultura de Cametá e toda a comunidade de pescadores, garantindo alimento e renda para a região”, afirmou.

Segundo o prefeito de Cametá, Victor Cassiano, a retomada da pesca do mapará e outras espécies da região fomenta a atividade pesqueira. “É muito importante cuidar dos nossos rios e a abertura da pesca marca a retomada dessa atividade tão importante na região. Isso movimenta o setor produtivo do nosso município, e é uma das principais atividades econômicas da região, que gera renda para população ribeirinha”, disse o gestor cametaense. (Com informações da Agência Pará)

Remo avança na negociação para garantir retorno de Felipe Gedoz

Remo 6×2 Manaus-AM (Felipe Gedoz)

Virou uma novela a mobilização para garantir o retorno do meia Felipe Gedoz ao Remo. O jogador pertencia ao Nacional do Uruguai, que estaria exigindo uma compensação financeira para liberar o atleta. Informações da imprensa de Montevidéu indicam que o clube não tem mais interesse na permanência do jogador, o que de certa forma deve facilitar sua volta ao Baenão.

Em contato com o blog, o presidente Fábio Bentes confirmou que o clube tem interesse e está negociando com o estafe de Gedoz. Busca recursos financeiros para concretizar a negociação, a tempo de Gedoz se reintegrar ao elenco azulino que disputa o Campeonato Estadual. Uma das alternativas para levantar o dinheiro é através de uma campanha no programa de sócio-torcedor, que será relançado neste mês.

“Estamos em algumas conversas. O Gedoz tem uma empresa que administra a carreira dele. Ele estava colocado no Nacional (do Uruguai) e estamos conversando com esse pessoal. A vinda envolve alguns recursos, que neste momento não temos. Estamos conseguindo chegar numa forma de negociação que seja possível”, comentou o presidente.

Segundo Fábio Bentes, o clube está trabalhando com calma para viabilizar o negócio. “É um trabalho que estamos fazendo com toda calma, cuidado e ciente da responsabilidade, e da dificuldade de arrumar um (camisa) 10. Espero conseguir manter ele aí. Com a força da torcida, vamos conseguir”, concluiu. Evitou confirmar os valores envolvidos.

Centrais sindicais defendem isolamento social para combater a pandemia

As Centrais Sindicais – CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB – apoiam as iniciativas dos governadores e prefeitos que têm atuado com as medidas necessárias para garantir o imediato isolamento social e, dessa forma, bloquear a propagação da Covid19 e evitar o esgotamento do sistema de saúde. Consideramos fundamental que os governantes articulem e coordenem essas medidas, inclusive atuando, conforme autorizou o STF, na implantação do plano de vacinação e no fortalecimento do SUS.
Consideramos que a vacinação deve ser acelerada para garantir a imunização de toda a população ainda neste semestre. Os custos econômicos do isolamento e da vacinação serão compensados com a segurança das pessoas, evitarão mortes e serão os melhores investimentos para uma retomada da atividade econômica com segurança sanitária e previsibilidade.
Continuamos afirmando que é necessário esclarecer a população para a urgência do isolamento – “Fique em Casa” -, sobre o uso correto de máscaras e dos protocolos de proteção. Exigimos que o Congresso Nacional aprove imediatamente a retomada do Auxílio Emergencial no valor de R$ 600,00 enquanto durar a pandemia e das medidas de proteção dos salários e dos empregos.

Denunciamos, mais uma vez, a intencional descoordenação das políticas públicas de vacinação e de proteção sanitária e econômica adotada pelo governo do Presidente Bolsonaro, estratégia que conduz o país para as mais de 250 mil mortes, que não param de crescer, ao agravamento da crise sanitária, à insegurança social e a uma gravíssima crise econômica, inúmeras práticas que caracterizam responsabilidade e crimes no exercício do cargo.
São Paulo, 1º de março de 2021

Sérgio Nobre – Presidente da CUT – Central Única dos Trabalhadores
Miguel Torres – Presidente da Força Sindical
Ricardo Patah – Presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores
Adilson Araújo – Presidente da CTB – Central dos Trabalhadores e
Trabalhadoras do Brasil
José Reginaldo Inácio – Presidente da NCST – Nova Central Sindical de
Trabalhadores
Antônio Neto – Presidente da CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros

Intensidade premiada

POR GERSON NOGUEIRA

Dioguinho e Gorne balançaram as redes nesta segunda-feira

O Remo teve a estreia mais tranquila no Campeonato Estadual. Em noite de iluminação nova no Baenão, o time não teve dificuldades para superar o Gavião Kyikatejê por 4 a 1, com direito a dois gols do centroavante Renan Gorne, que fazia sua primeira apresentação com a camisa azulina. A luz especial parece ter inspirado o Leão, que se lançou com disposição e afinco a alcançar a vitória.

Na prática, o jogo valeu pela movimentação dos primeiros 45 minutos, quando o Remo completo envolveu o visitante com toques rápidos e transição a cargo de Uchoa e Jefferson, ambos estreantes. Depois de alguns pequenos problemas de articulação, o jogo fluiu e os gols começaram a surgir naturalmente.

Com intensidade na busca pelo ataque, confundindo a marcação e forçando erros na defensiva do Gavião, Wallace fez o primeiro, aos 30 minutos. Dois minutos depois, enfiou um passe açucarado para Renan Gorne marcar o segundo. Aos 35’, Gorne cabeceou, o goleiro Urias espalmou e Dioguinho chegou batendo para as redes.

Destaque para a constante presença dos laterais Marlon e Wellington Silva no campo de ataque, contribuindo imensamente para o volume e o predomínio do Remo sobre a área adversária.

A escalação inicial trouxe a defesa completa, com jogadores que vinham atuando na Copa Verde. No meio-de-campo, Paulo Bonamigo começou a testar possibilidades. Escalou Uchoa, Jefferson, Lailson e Dioguinho, sendo que os dois estreantes tiveram atuações distintas.

Uchoa foi mais discreto, fazendo passes de segurança e arriscando pouco. Jefferson saiu mais para o jogo, com participação frequente em manobras ofensivas contribuindo algumas vezes e atrapalhando noutras, mas sem se omitir.

Wallace e Renan Gorne mostraram boa conexão, embora no início tenham atuado um pouco distanciados. Aos poucos, o entrosamento foi evoluindo e dessa parceria surgiram os momentos mais inspirados da estreia remista.

Em virtude do dinamismo na troca de passes, os avanços do Leão dificultavam a saída de bola do Gavião, que em raros momentos conseguiu passar do meio-campo. O Remo ainda perdeu mais duas chances com Jefferson e Wallace antes do final da primeira etapa.

Depois do intervalo, o Gavião adotou uma postura mais adiantada, tentando escapar do cerco azulino. Deu certo. Logo a um minuto, Tiago Bala foi lançado esplendidamente no meio da zaga e bateu cruzado para o gol diante da saída de Vinícius.

O gol parece ter alertado o Remo, que vem acumulando gols sofridos no reinício das partidas desde a semifinal da Copa Verde. Para se reencontrar em campo, o meio-campo precisou voltar a trabalhar em velocidade. E, aos 9 minutos, Dioguinho foi à linha de fundo, cruzou a pequena área e Gorne apareceu no segundo pau para fechar a goleada.

Até aí, o jogo foi interessante e cheio de lances agudos nas duas áreas. Tiago Bala chegou a acertar um belo disparo no travessão de Vinícius e o Gavião mostrou que estava disposto a evitar um placar mais elástico.

Uma outra providência foi a troca do goleiro Urias, que falhou no segundo e no quarto gols remistas, pelo reserva Gelson. Aparentemente, a substituição foi por razão técnica. O fato é que Gelson acabaria evitando nos pés de Renan Gorne o quinto gol, aos 15’.

Dioguinho quase conseguiu acertar um tiro de fora da área, fazendo a bola explodir no poste esquerdo de Gelson. No final, Ronald, que havia entrado no lugar de Laílson, bateu por cobertura e a bola passou rente ao travessão.

As mudanças feitas na equipe para rodar jogadores acabaram descaracterizando o formato de jogo do Remo após os 20 minutos da etapa final. O lateral Tiago Ennes entrou no lugar de Wellington e a intensidade das laterais sofreu um impacto com isso. Pepê e Warley entraram e não contribuíram para que a equipe mantivesse o pique inicial. (Foto: Samara Miranda/Ascom Remo)

Os destaques e as decepções da primeira rodada

Na comparação geral dos 12 times nesta primeira rodada do campeonato, o destaque óbvio foi a produção ofensiva do Remo, que poderia ter sido até maior, caso o time fosse mais objetivo nas finalizações e não tivesse sido drasticamente modificado no 2º tempo.

A qualidade na troca de passes na primeira parte do jogo evidencia um entrosamento maior, cultivado nos jogos da Copa Verde, capaz até de evitar a estreia de três jogadores comprometesse o conjunto.

O Águia de Marabá foi outro destaque da rodada com um ataque que se mostrou forte o suficiente para marcar três gols na Tuna em 45 minutos. É verdade que fraquejou na segunda etapa, permitindo um princípio de reação, mas teve maturidade para concretizar a vitória.

João Galvão, mesmo sem grandes recursos, recoloca o Águia no grupo dos times que devem brigar pelas primeiras posições da classificação. Foi apenas o primeiro jogo, mas a segurança e o sentido competitivo trazem a marca característica do representante marabaense.

O Castanhal, que empatou com o PSC na Curuzu, teve uma atuação satisfatória, ficando muito perto de obter a vitória. Errou nas definições, mas reeditou o sistema de saída rápida e pressão constante em busca do gol que já havia sido executado no Parazão 2020.

Por ora, dois times ficaram devendo, por razões diferentes. O PSC não atuou bem, mas as razões estão bem claras. A equipe ainda se reconstrói e o tempo de preparação foi insuficiente para que as novas peças se afinem com os remanescentes da Série C. Mostrou, porém, dois bons novatos: Victor Souza no gol e Ari Moura no ataque.

A Tuna decepcionou menos pelo resultado, normal em confronto fora de casa, mas pela facilidade com que aceitou a pressão do Águia. O apagão defensivo visto no primeiro tempo foi parcialmente atenuado depois, mas deixou no ar uma preocupação com a caminhada da equipe na competição.

(Coluna publicada na edição do Bola desta terça-feira, 02)

Rock na madrugada – Collective Soul, “Precious Declaration”

Médicos negacionistas apoiadores de Bolsonaro publicam fake news usando nome da OMS

Um escândalo sem precedentes. O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, no afã de se posicionar ao lado do negacionismo do presidente Jair Bolsonaro, publicou em nota pública uma fake news dizendo que o lockdown é ineficaz, alegando que seria uma posição manifestada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ocorre que a entidade jamais publicou qualquer crítica ao lockdown, muito pelo contrário. A OMS defende o isolamento social como uma das formas mais eficazes de enfrentamento da pandemia de covid-19.

Imagem

Governadores rebatem Bolsonaro: ‘má informação’ e ‘promoção do conflito’

Imagem

Dezenove governadores reagiram nesta segunda-feira (1º) à postagem do presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais durante o fim de semana em que ele detalha valores que teria repassado aos estados em 2020. “Em meio a uma pandemia de proporção talvez inédita na história, agravada por uma contundente crise econômica e social, o Governo Federal parece priorizar a criação de confrontos, a construção de imagens maniqueístas e o enfraquecimento da cooperação federativa essencial aos interesses da população”, escrevem os governadores.

A postagem, compartilhada por ministros e apoiadores do presidente, incomodou até mesmo governadores alinhados a Jair Bolsonaro como Ronaldo Caiado, de Goiás, Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, e Ratinho Júnior, do Paraná. Assinam a nota também os governadores de São Paulo, João Doria, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Maranhão, Flávio Dino.

Os gestores estaduais esclarecem que os valores apresentados pelo presidente Jair Bolsonaro são repasses obrigatórios previstos na Constituição e abastecem, por meio de impostos pagos pela população, os Fundos de Participação dos Estados e Municípios, Fundeb, SUS e royalties. No total financeiro, os governadores afirmam ainda que foram incluídos valores utilizados para pagamento do auxílio emergencial, “iniciativa do Congresso Nacional”, e suspensões de pagamentos de dívida federal por decisão judicial antes da pandemia.

“Adotando o padrão de comportamento do Presidente da República, caberia aos Estados esclarecer à população que o total dos impostos federais pagos pelos cidadãos e pelas empresas de todos Estados, em 2020, somou R$ 1,479 trilhão. Se os valores totais, conforme postado hoje, somam R$ 837,4 bilhões, pergunta-se: onde foram parar os outros R$ 642 bilhões que cidadãos de cada cidade e cada Estado brasileiro pagaram à União em 2020?”, questionam eles.

Os governadores encerram a nota reforçando a necessidade de adotar medidas mais duras para frear o avanço da Covid-19, iniciativa rechaçada pelo presidente Jair Bolsonaro. “A contenção de aglomerações – preservando ao máximo a atividade econômica, o respeito à ciência e a agilidade na vacinação – constituem o cardápio que deveria estar sendo praticado de forma coordenada pela União na medida em que promove a proteção à vida, o primeiro direito universal de cada ser humano”, concluem.

Renan Filho – Governador do Estado do Alagoas
Waldez Góes – Governador do Estado do Amapá
Camilo Santana – Governador do Estado do Ceará
Renato Casagrande – Governador do Estado do Espírito Santo
Ronaldo Caiado – Governador do Estado de Goiás
Flávio Dino – Governador do Estado do Maranhão
Helder Barbalho – Governador do Estado do Pará
João Azevêdo – Governador do Estado da Paraíba
Ratinho Júnior – Governador do Estado do Paraná
Paulo Câmara – Governador do Estado de Pernambuco
Wellington Dias – Governador do Estado do Piauí
Cláudio Castro – Governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro
Fátima Bezerra – Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
Eduardo Leite – Governador do Estado do Rio Grande do Sul
João Doria – Governador do Estado de São Paulo
Belivaldo Chagas – Governador do Estado de Sergipe
Rui Costa – Governador da Bahia
Mauro Mendes – Governador de Mato Grosso
Mauro Carlesse – governador do Tocantins