
Em comunicado lido neste sábado (4) no boletim do “Globo Esporte” dentro dos jornais locais, a Globo confirmou que irá cumprir a determinação judicial da 24ª Vara Cível do Rio de Janeiro e que irá transmitir a partida entre Fluminense e Botafogo, pela semifinal da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca. O jogo acontece neste domingo, às 16h, no estádio Nilton Santos.
O comunicado ainda afirmou que a Globo vai recorrer da decisão na Justiça favorável para a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro), mas a emissora vai respeitar a decisão enquanto briga para ter uma liminar ao seu favor. O processo foi para a Justiça porque a Globo decidiu rescindir o contrato do Campeonato Carioca, que era válido até 2024.
O motivo da rescisão foi a transmissão de Flamengo x Boavista, pela última rodada da fase de grupos da Taça Rio, feita pelo clube no YouTube e nas redes sociais, na última quarta-feira. O Flamengo se baseou na Medida Provisória 984, recentemente colocada em prática pelo governo federal, que dá ao mandante os direitos de transmissão de uma partida de futebol.
A Globo alega que os contratos do Carioca foram feitos antes da MP e que a mudança da legislação não altera o que já foi acordado. Ontem (3), o UOL Esporte noticiou que a Globo foi pega de surpresa com a atitude da Ferj, mas que já tinha avisado seu conteúdo de que iria cumprir a determinação judicial e que iria recorrer na Justiça. (Com informações do UOL)