
A Federação Paraense de Futebol voltou atrás, de novo, e cancelou alterações no sistema de disputa do Parazão 2020. Dessa maneira, o campeonato – que começa em 18 de janeiro – retomou parcialmente o formato utilizado desde 2017, com mudança apenas no método de classificação ao mata-mata e na definição dos rebaixados.
As novas alterações na tabela acontecem após reclamações de alguns clubes, principalmente o Paissandu. No Conselho Técnico realizado no dia 29 de novembro ficou definido que o estadual teria jogos de todos contra todos em uma chave única, com os quatro melhores colocados na classificação geral fazendo a semifinal em jogos de ida de volta, assim como a final.
Depois de muitas críticas, a FPF divulgou alterações na tabela em datas e jogos, porém mantendo o formato. Só que nesta quarta-feira a Federação decidiu que o estadual voltará ao modelo dos últimos três anos, com 10 equipes divididas em dois grupos. Em turno único, os times do A1 jogam contra os do A2 em sistema de ida e volta.
Mas agora a classificação para a semifinal e o rebaixamento serão baseados na classificação geral do campeonato, ou seja, as quatro melhores campanhas vão ao mata-mata e as duas piores caem para a Segundinha.
A divisão das chaves ficou assim:
- Grupo A1: Remo, Bragantino-PA, Castanhal, Itupiranga e Paragominas.
- Grupo A2: Paissandu, Águia de Marabá, Carajás, Independente e Tapajós.