

Com a presença de centenas de militantes, políticos, personalidades ilustres da esquerda e trabalhadores rurais do MST, foi inaugurado neste sábado o Campo Dr. Sócrates Brasileiro, em Guararema (SP), e tornou-se um grande ato de desagravo ao ex-presidente Lula.
Lula participou do jogo inaugural do campinho, que leva o nome do craque Sócrates Brasileiro da Silva, tendo Chico Buarque, Eduardo Suplicy, Chico Dias, Reinaldo, Afonsinho e Carlinhos Vergueiro como parceiros de time. O árbitro foi o jornalista Juca Kfouri (apelidado jocosamente de Juca Moro), que antes de começar o jogo avisou que um certo jogador (Lula) já entrava em campo “advertido”.


Nas arquibancadas, Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, e o rapper Mano Brown (Racionais MC’s) prestigiaram o evento, tendo também a presença do jornalista e escritor Fernando Morais e do presidente do MST, João Pedro Stédile.
Lula cobrou um pênalti por duas vezes, acertando na segunda tentativa. Em comemoração, tirou a camisa e correu para comemorar com a torcida. Foi então expulso de campo por Juca Moro logo na primeira advertência, remetendo à decisão do juiz Sérgio Moro, que condenou o pré-candidato petista à Presidência da República em processo considerado por Lula como perseguição política.

Ao final da festa, os militantes foram convocados a comparecer à sessão do TRF4, em Porto Alegre, que julgará Lula no próximo dia 24 de janeiro.