
Hoje, às 20h, acontece a final da Copa Verde 2017, entre Paissandu e Luverdense-MT, no estádio Jornalista Edgar Proença, em Belém do Pará. Pela primeira vez desde a sua criação, em 2014, o campeão e o vice levantarão troféus feitos de madeira nativa certificada FSC. Com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o FSC Brasil assinaram um Protocolo de Intenções com o objetivo de unir esforços para implementar ações e atividades sustentáveis relativas à CopaVerde e promover o manejo responsável das florestas nativas brasileiras.
Os troféus foram desenhados e produzidos pela Tora Brasil em pequiá, uma espécie existente em toda Amazônia, em matas de terra firme, e pode chegar a 45 metros de altura, com troncos de 180 centímetros de diâmetro. A certificação florestal FSC é internacionalmente reconhecida e identifica, através de sua logomarca, produtos originados do bom manejo. A ação pretende contribuir para a valorização de produtos originados do manejo responsável das florestas e estimular o setor florestal, que tem um enorme potencial no Brasil.
Sobre o FSC – É uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, que promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo desde 1994. Com sede na Alemanha, está presente em mais de 80 países. O FSC é o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional e o único que incorpora, de forma igualitária, os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos.
Os troféus serão entregues aos capitães de Paissandu e Luverdense pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. A partida que decide a quarta edição da CV começa às 20h, no estádio Jornalista Edgar Proença.
Abaixo, para efeito de comparação, o troféu que será dado ao campeão da Copa do Nordeste:
