STJD pune Portuguesa e salva o Fluminense

A Portuguesa não conseguiu evitar a perda de quatro pontos pela escalação irregular do meia Heverton no empate por 0 a 0 com o Grêmio, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Com a perda de pontos confirmada em julgamento realizado nesta segunda-feira, a equipe paulista é rebaixada para a Série B no lugar do Fluminense. O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) optou por obedecer o regulamento da competição.

Esta foi apenas a primeira batalha judicial do caso. A Portuguesa irá recorrer da decisão ao Pleno do STJD, e a definição dos rebaixados pode acontecer apenas em 2014. O relato pediu a perda de quatro pontos e foi acompanhado por três auditores acompanharam o voto sem se justificar muito, assim como presidente o presidente da 1ª Comissão Disciplinar do STJD, Paulo Valed Perry.

A Portuguesa foi penalizada com perda de quatro pontos: três de punição e os pontos conquistados na partida de escalação irregular (no caso, um). A decisão resultou em mudança na tabela e levou a Lusa para a 17ª posição, com 44 pontos – dois a menos do que o Fluminense, que sobe para o 16º lugar e se livra do rebaixamento. O Tricolor chegou a participar do julgamento como terceira parte interessada no processo.

O advogado do Fluminense, Mário Bittencourt, teve até direito a palavra no julgamento. “O que está se tentando fazer nessa semana é um achincalhe à história do Fluminense. O mundo sabe que um atleta suspenso na sexta não pode jogar no sábado ou no domingo. O mundo sabe!”, argumentou.

A Portuguesa foi defendida pelo advogado João Zanforlin, que trabalha para o Corinthians em outro caso. Ele tentou apelar para o emocional dos auditores e pela manutenção dos resultados aferidos dentro de campo, mas não obteve sucesso. “Recebi manifestações do Brasil inteiro, jamais poderia imaginar que a Portuguesa fosse tão querida. Ou se as pessoas que se manifestaram não gostam da mudança do resultado obtido no campo de jogo

O Flamengo ainda será julgado pela escalação do lateral esquerdo André Santos de forma irregular no empate por 1 a 1 com o Cruzeiro. Caso seja condenado com a perda de pontos, o Rubro-Negro também será ultrapassado pelo Fluminense, mas se salvará justamente por conta da punição à Portuguesa.

O clima foi de muita agitação no STJD desde cedo. Cerca de três horas antes do julgamento, a Polícia Militar já se fazia presente no local para evitar protestos violentos de torcedores. Houve confusão na entrada de jornalistas na sala do julgamento. Torcedores de Fluminense e Portuguesa, e alguns flamenguistas, permaneceram na porta do prédio do STJD, no centro do Rio de Janeiro, e trocaram ofensas e provocações, mas sem incidentes violentos. (Do UOL Esporte) 

7 comentários em “STJD pune Portuguesa e salva o Fluminense

  1. A lei poderia ser revista. Punir o clube, sua torcida e patrocinadores é errado, a meu ver. Se a punição fosse ao atleta, ele estaria ligado no seu julgamento e nada disso teria acontecido. Como que eu estou sendo julgado e nem quero saber da sentença? Absurdo. O mesmo vale para os torcedores arruaceiros. Por que punir o clube pelos chutes que o selvagem dá na cabeça do outro? Em tempo, sou tricolor de coração.

    Curtir

  2. Eu sou exclusivamente remista, mas acho que a punição é justa (perda de pontos e rebaixamento da Lusa) e seu reflexo (permanência do Fluminense na série A) idem. A lei e o Regulamento, elaborados antecipadamente à competição e à irregularidade, existem pra ser cumpridos. Ou se prova que houve conluio entre tricolores e lusos como se tem insinuado, ou se cumpre as regras e ponto final.

    Curtir

  3. Tambem acho que lei é para ser cumprida, o futebol tem regras, não existe essa de emocional. Esse ano o paisandu voltou para copa do brasil ,por causa de erro do naviraiense. Na ocasião a decisão foi justa. Se perdoarem a portuguesa, ano que vem o stjd não vai ter moral para punir qualquer clube.

    Curtir

  4. A lei é justa quando pune-se o mais fraco, mas quando é para punir os ricos é tanto recurso é tanta brecha na lei que se encontra que o tempo passa prescreve-se o crime e ninguem é punido esse caso da lusa e o flu é típico do que vivenciamos no dia dia conosco pobres mortais!! Deus salva-nos!!

    Curtir

Deixe uma resposta