A frase do dia

“A esse movimento não interessa que haja um veloz crescimento entre católicos ou que ortodoxos se alastrem. Para ‘ser do Senhor Jesus’, o Brasil tem que virar ‘crente’, com a cara dos evangélicos […] Um Brasil evangélico significaria o triunfo do ‘american way of life’, já que muito do que se entende por espiritualidade e moralidade não passa de cópia malfeita da cultura do Norte. Um Brasil evangélico acirraria o preconceito contra a Igreja Católica e viria a criar uma elite religiosa, os ungidos, mais perversa que a dos aiatolás iranianos […] Deus nos livre de um Brasil ‘evangélico’”.

De Frei Betto, teólogo e escritor. 

8 comentários em “A frase do dia

  1. PRECONCEITUOSO, NO ÚLTIMO, ESSE FREI BETO…,
    TE DIZER!!!
    E VEM QUERER FALAR DE EVANGELIZAÇÃO.
    APÓS DECLARAÇÃO DESSAS, QUEM AINDA O LERÁ, OU DÁR-LHE-Á CRÉDITO?

    Curtir

  2. Amigo Silas, eu não sou de comentar aasuntos religiosos pois tenho um ponto de vista bem definido sobre o assunto, mas o que o Frei Beto está chamando a atenção é que no Brasil, bem diferente dos países onde o protestantismo surgiu como forma nova de abraçar a mensagem de Cristo, infelizmente o que apreciamos sãoos erros cometidos pela igreja católica no período da inquisição praticado pelos grandes líderes evangélicos. Atualmente vê-se de tudo na televisão brasileira, venda de tijolos do céu, vendas de santos óleos, venda disso, venda daquilo, pastor pedindo “doações milionárias”, venda de terreno no céu, e por ai vai.
    É muito importante manter-se sereno quanto as propostas destees tipos e líderes que através das igrejas evangélicas tem manipulado opiniões e conseguido eleger seus representantes para as assembléias legislativas e outras similares.
    A evangelização passa primeiro pela conscientização da existencia de um Deus Vivo e a partir dai tudo é consequencia deste amadurecimento.
    O texto foi mais para que tirássemos dos olhos o cisco que temos ao olhar para a riquezas alcançadas pelos lideres espirituais e o principal motivo, Jesus Cristo, fica para o último plano!

    Curtir

  3. A questao e simples nem um lado nem o outro querem ter como regra de fe a biblia sagrada, aonde se encontra os ensinamentos e mandamentos de Jesus. Quando aceitarem a biblia como regra de fe, acaba a safadeza, malandeagem e o radicalismo religioso.

    Curtir

  4. De minha parte acho que Deus está muito acima de certos pretensos pastores religiosos, sejam eles católicos, evangélicos ou de qualquer outro culto. Quer me parecer que, por exemplo, tanto a voracidade d’alguns dos evangélicos, quanto o populismo midiático e performático, não menos voraz (um pouco menos ostensivos apenas), de certas autoridades, são prejudiciais aos brasileiros.

    Curtir

  5. É interessante notar que os países europeus que foram o berço do protestantismo histórico, a religião perdeu importância a medida que o estado atingiu um alto grau de secularismo. Enquanto que no Brasil, cujo nível cultural do povo é baixíssimo, comparado até com nossos vizinhos sulamericanos, as religiões são muito influentes e se acham até mais importante que o próprio estado. Conclusão: Quanto menos educadas forem as pessoas, mais facilmente serão manipuladas.

    Curtir

  6. Acho que o Frei Beto está precisando de uma mulher, casar e constituir uma família lhe faria bem e lhe daria suporte pra pregar sobre família.

    E sobre isso que falou, penso que deve está caducando.

    O Brasil é muito catolico, e nós evangelicos não queremos ter mais do que os catolicos ou qualquer outro seguimento.

    Não precisa ele perder o sono por isso.

    Mas deveria se preocupar em oferecer mais conforto para seus fieis, pois a igreja catolica além de arrecadar muitas ofertas e dizimos, recebe ajuda de tudo quanto é empresário e muita ajuda do governo de qualquer estado.

    Será que é por isso que está preoucupado o Frei?

    Curtir

  7. No comentário que fiz em 4, acabei suprimindo uma palavra muito importante: ai vai a retificação:

    (…) quanto o populismo midiático e performático, não menos voraz (um pouco menos ostensivos apenas), de certas autoridades CATÓLICAS, são prejudiciais aos brasileiros.

    Curtir

  8. Este senhor que fez esse comentário CONCERTEZA esqueceu o mandamento que o Mestre Nazareno nos deixou que era AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS E AMAR AO PRÓXIMO COMO ASSIM MESMO……

    Curtir

Deixe uma resposta