Por Gerson Nogueira
Uma decisão digna de gente grande. Marcação duríssima, luta em todos os lados do campo, choque e correria. Sangue, suor e lágrimas. Os jogadores, tanto de Remo quanto Criciúma, comportaram-se como guerreiros. Diante de uma multidão nas arquibancadas do Mangueirão, a decisão das quartas-de-final da Copa do Brasil Sub-20 deixou a torcida azulina dividida entre a frustração pelo que podia ter sido e o reconhecimento pela excepcional campanha de seus meninos.
Prevaleceu, ao final da partida, o sentimento de satisfação e orgulho pelo esforço e a categoria do time. Emocionados aplausos saudaram a saída da equipe rumo aos vestiários. Cabe dizer que, em sã consciência, ninguém esperava que o Remo chegasse tão longe. Depois de eliminar os favoritos Vitória e Flamengo, sucumbiu diante do menos cotado Criciúma. O futebol-força dos catarinenses levou a melhor, com méritos e boa dose de catimba.
Os garotos foram incansáveis e aguerridos, mas sentiram o peso de uma decisão perante quase 30 mil torcedores. Coisa inteiramente normal. Até profissionais sofrem o efeito dessa pressão, portanto não há como condenar uma equipe tão jovem.
Mais taludo, o Criciúma soube amplificar suas virtudes – marcação, combate direto e porte físico. Defendeu-se bem das primeiras investidas do Leãozinho e, aos poucos, foi se equilibrando em campo. Recolhia-se, rebatia bolas e saía rápido para o ataque. Teve poucas oportunidades, pois o Remo retinha mais a bola.
Como visitante pragmático, o Criciúma aproveitou a única chance surgida no primeiro tempo. Em falta cobrada da intermediária, aos 27 minutos, Jader rebateu mal e permitiu o primeiro gol. Do entusiasmo inicial, o Remo mergulhou num período de abatimento, que só estancou quando Alex Ruan e Rodrigo arriscaram chutes da entrada da área, levantando a torcida.
O time sentia falta, porém, aquela faísca de explosão e velocidade que garantiu ao Remo triunfos irretocáveis diante do Vitória e do Flamengo. Guilherme embolava com Sílvio pela direita, saindo do duelo com os altos zagueiros do Criciúma. Beto tropeçava e não reeditava o estilo brigador de outras jornadas. No meio-de-campo, Raí errava muitos passes e Rodrigo parecia travado, sem arriscar jogadas individuais e lançamentos.
A defesa tinha pouco trabalho, mas também se confundia com a rapidez de Marcelinho e Bruno nos contra-ataques. Nas saídas, o Remo tinha a bola, mas exagerava na ansiedade. Aos 43, Sílvio foi lançado nas costas da zaga e ficou em posição privilegiada para finalizar, mas hesitou por um segundo e acabou desarmado.
Jaime e Rodrigão entraram no segundo tempo, mas ajudaram pouco. Jaime mantinha-se longe da área e exagerava nas tentativas individuais. Rodrigão foi para o confronto com os beques, mas sem levar vantagem. Aliás, o Remo insistiu inutilmente em bolas aéreas contra uma zaga treinada para isso. As tabelinhas e infiltrações sumiram do repertório nos 45 minutos finais.
Quando o Remo mais insistia com cruzamentos, veio o lance individual que liquidou a fatura. Uma arrancada pelo meio da área resultou no pênalti que deu ao Criciúma a vantagem definitiva. A partir daí, o nervosismo se apoderou de vez do Leãozinho, que não teve mais cabeça para empreender uma reação.
O saldo, porém, é altamente positivo. Além dos lucros financeiros auferidos, o Remo sai da Copa BR com pelo menos seis jogadores (Guilherme, Rodrigo, Alex, Ian, Edcléber e Nadson) em condições de aproveitamento entre os profissionais. E com a lição preciosa de que, com um mínimo de estrutura, é possível ir longe. A garotada deu conta do recado.
————————————————————————–
Sobre o massacre
Como fui ao Mangueirão, não acompanhei a tragédia do Maracanã, mas o placar retrata uma noite absolutamente negra do Botafogo, coincidindo com um daqueles jogos em que tudo dá certo para o outro lado. Méritos do Flamengo, que desde a efetivação de Jaime tornou-se um time de verdade, mesmo desprovido de maiores atributos de talento. Em compensação, tem alma e gana de vencer. Isto quase sempre faz a diferença num jogo decisivo.
O Botafogo paga o preço do tradicional desmanche de todo ano em meio ao Brasileiro. Os garotos promovidos da base têm sido importantes, mas o time se ressente de peças de reposição, principalmente quando é obrigado a se dividir entre duas competições importantes. Como diria o grande alvinegro João Saldanha, vida que segue.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quinta-feira, 24)


É verdade, muito além das expectativas mesmo!
Valeu LEÃOZINHO!
Ah, algo importante: bem feito que acabou a ganância! Mas, não sem antes uma bela mágica de fazer sumir torcedores nas arquibancadas.
CurtirCurtir
Será que o Oswaldo Oliveira está arrumando as malas pra desembarcar no parque São Jorge? Nada explica tamanha apatia do Botafogo em campo, um Seedorf calado e o resto do time assistindo o Flamengo passear. Faltou pouco pros seis a zero.
CurtirCurtir
O que eu vi foi um Botafogo previsível.
CurtirCurtir
By, Marcelo Maciel…. Te dizer…
CurtirCurtir
A Fonte SECOU Pirão. e agora?
CurtirCurtir
O nível de mediocridade do futebol paraense aflora quando a única alegria dos torcedores é a desgraça do adversário.
CurtirCurtir
Um ótimo legado para a diretoria aproveitar.
CurtirCurtir
Pelas experiências anteriores a única coisa que a diretoria irá aproveitar será a venda dos valores revelados para fazerem caixa. A renda de ontem vai manter o profissional pago até fim do ano, eu acho!
O resto será o de sempre!
CurtirCurtir
Já diz o adágio popular que “pimenta nos olhos dos outros, é refresco”, ralado é, o surgimento de pseudos pensadores, postando “doutrina” contra sarro tirado por torcedor gozador, adversário, claro; tá ardendo mano? não li tua doutrina por aqui, Cláudio Mendes (post 5) antes do resultado do jogo de ontem,
CurtirCurtir
miguelangelo 1967, a ilusão acabou e como já sabemos pois já vimos esse filme antes, os passos são mos seguintes:
1- Férias(recisão contratual) prá essa garotada, ou acham que continuarão pagando salários sem atividades?
2- “Férias” também par a Comissão Técnica, pelo mesmo motivo;
3- Aproveitamento de no máximo, 6 (seis) desses garotos para compor o elenco profissional do Charles Guerreiro e os demais tchau, só em 2014, foi-se pelo ralo o grande trabalho do Válter Lima, lamentavelmente, aguardem!!!
Esse filme é velho!!!!
CurtirCurtir
Nem tudo se aproveita 100%, no futebol então…., porém se desse plantem 6 jogadores serão aproveitados no profissional e podem dar bons frutos, enfim podemos considerar um saldo positivo.
CurtirCurtir
O Remo é que nem a LBV, só boas campanhas. Título que é bom…
CurtirCurtir
Sr. Cláudio Mendes (postagem 6).
Só agora o sr. descobriu isso? Já vem acontecendo há anos.
CurtirCurtir
Sr. Silas Negrão (postagem 10 ítem 1)
Segundo me consta (notícias na PRC5) o leãozinho arrecadou 800 mil. E estava com 2 (dois) meses de atrazo (segundo a mesma PRC5)
CurtirCurtir
O que é aquele enorme raio em um fundo amarelo, na camisa do sub-20 do Remo, patrocínio da maçonaria?
CurtirCurtir
Não sou um pseudo-pensador e muito menos postei doutrina “contra sarro. Só não sou um imbecil completo. Ah, e por falar nisso, sou torcedor do Paysandú, então não tem nada “ardendo” nos meus olhos.
CurtirCurtir
Quem patrocinava os franguinhos foi preso ontem, aliás, mais uma prisão pelas bandas no Baenão.
CurtirCurtir
E a derrota do LEÃOZINHO teve uma função social: tirou muita gente da depressão profunda.Rsrsrsrs
Alguns até deram o ar de sua graça, depois de muito tempo de desaparecimento. Sejam bem vindos. Rsrsrsrs
Agora, é bom que saibam que daqui pra frente é com vocês. Espero, sinceramente, que não sejam mais dois meses de choro e ranger de dentes. Rsrsrsrs
Afinal, a Celeste continua esperando o Odair José para tirá-la daquele lugar. kkkkkkkkk
CurtirCurtir
lf44Luiz Fernando;
Até parece que não vistes esse filme antes, tu não sabes que essa grana que a garotada arrecadou servirá para sustentar os PROFISSIONAIS, e pagar dívidas trabalhistas, parcelamento existente lá na casa do índio? inclusive, mesmo antes do jôgo o pirão pegou R$ 80.000,00 dessa renda, proviniente da venda antecipada, e correu prá acertar uma parcela atrasada, isso para não ter 100& da renda bloqueada; a PRC5 informou isso também, camarada.
CurtirCurtir
CORREÇÃO: 100%
CurtirCurtir
BOMBA: Agora, é definitivo: CBF afirma que jogador do São Caetano está legal e processo do Paysandu, é arquivado.
CurtirCurtir
http://www.futebolinterior.com.br/campeonato/brasileiro-serie_b-2013/287152+Serie_B_CBF_arquiva_denuncia_do_Paysandu_e_Sao_Caetano_escapa_de_punicao
CurtirCurtir
Menos mal se o arrecadado tomar este destino a que te referes, Silas. É que a aparente evaporação do que foi arrecadado no primeiro semestre com bilheterias e patrocínios ( no mínimo, o quadruplo do que foi apurado agira),deixa a galera um tanto cabreira.
CurtirCurtir
Cade a prestação de contas da atual diretoria ?
Zeca Pirão não é para ser presidente do Clube do Remo.
O Remo tem que começar a contratar um presidente e uma diretoria, que entenda do negócio chamado futebol.
CurtirCurtir
Futebol brasileiro está com uma praga chamada maricagem, um time não consegue jogar com garra e determonação duas partidas seguidas.
Botafogo entrou em campo ontem mostrando sinais claros que a prioridade era o brasileiro.
CurtirCurtir
Penso da mesma forma, camarada botafoguense. Raros são os times que se aplicam em duas competições ao mesmo tempo. A maioria tira o pé de uma para se dedicar a outra. O problema é quando desiste de uma e se lasca na outra, que desconfio vai ocorrer com o nosso Botafogo do Oswaldinho.
CurtirCurtir
Sr. Nelio (postagem 21)
Quanto ao ítem 1 o Sr. Silas Negrão já respondeu na postagem 19.
Quanto ao ítem 2 A fonte é uma só Paulo “mentirooooooso” Caxiado”
Quanto ao ítem 3, apesar de alviazul não posso deixar de aplaudir pois essa garotada realmente fez bonito.
CurtirCurtir
Infelizmente, também acho amigo Gerson. Tenho pressentimento que o nosso FOGÃO cairá pelas tabelas e se conseguir a Sulamericana já será bom demais.
CurtirCurtir