Um desafio chamado Série B

Por Gerson Nogueira

bol_ter_111212_11.psCom o fim da temporada chegando, florescem as especulações quanto a reforços. Na Curuzu, o problema da procura por jogadores é mais complexo porque envolve o projeto para a Segunda Divisão. Apesar de o elenco comandado por Lecheva ter conseguido o sonhado acesso à Série B, ninguém aposta um tostão furado na manutenção dos mesmos jogadores.

Vandick Lima e sua diretoria de futebol não explicitam o desmanche do grupo que disputou a Série C, mas é evidente que poucas peças serão preservadas para 2013. De um total de 30 jogadores, o elenco será reduzido pela metade, incluindo os jogadores que pertencem ao Paissandu. É claro que o vínculo com alguns profissionais torna mais difícil

Dos forasteiros, somente João Ricardo, Fábio Sanches, Rodrigo Fernandes e Alex Gaibu (com ressalvas) interessam para a próxima temporada. Kiros, Junior Maranhão, Marcus Vinícius e Dalton dificilmente voltam.

Para o ataque, setor que custou a deslanchar no Brasileiro, a diretoria planeja buscar novos nomes. Moisés e Rafael Oliveira estão praticamente descartados. O desgaste do segundo junto à torcida deve facilitar sua saída, embora tenha subido de produção na reta final da competição. Moisés, que voltou cercado de expectativas, não se firmou como titular e também não faz parte dos planos.

Tiago Potiguar, cujo futebol entrou em declínio desde a temporada na China, teve altos e baixos na Série C, mas jamais foi o atacante decisivo de outros tempos. Nas internas, é considerado um atleta problemático por preparadores e médicos. A visível vontade de sair e as declarações fortes contra o clube no fim da campanha também dificultam sua permanência.

Entre os veteranos, Zé Augusto está a um passo da aposentadoria e Vânderson, mesmo com propostas de outros Estados, deve ser mantido. A liderança e a forte identificação com o clube devem garantir a renovação de contrato. Outros valores regionais, os volantes Leandrinho e Ricardo Capanema, terão o Parazão como teste para a Série B.

Quanto aos jovens, promovidos ao time principal neste ano, a principal aposta continua sendo Pikachu, cuja negociação com investidores ainda pode vir a ser desfeita. Vandick mantém a disposição de segurar o jogador como reforço para a Segundona, no que está certíssimo. Na avaliação dos novos diretores, o valor anunciado (R$ 700 mil) da transação não justifica a perda de peça tão importante – e talento raro na posição em todo o Brasil.

Para a defesa, Pablo é visto como boa opção para compor o grupo, pelo fato de atuar bem tanto na lateral-esquerda quanto no meio da zaga. O mesmo critério se aplica ao meia-armador Djalma, que também joga como lateral-direito.

Tiago Costa, cujo rendimento é muito questionado, deve ganhar novas oportunidades, mas deverá disputar espaço com o recém-contratado Raul (ex-Remo). E Héliton, pouco aproveitado neste ano, tem idade e futebol para ser observado durante o certame estadual.

No bico do lápis, fica claro que o Paissandu terá que contratar pelo menos 15 jogadores para o campeonato mirando a Série B. Ao contrário do ocorrido nas últimas temporadas, porém, não basta apenas inchar elenco. Será necessário um sério trabalho de garimpagem para que o entusiasmo da subida não se transforme em frustração ao final da temporada.

———————————————————–

A falta de um organizador

O Remo, sem divisão nacional por enquanto, tem mais pressa. O desafio maior é estruturar um time competitivo para o Campeonato Paraense, a fim de garantir a vaga à Série D. Flávio Araújo, com o prestígio pelo acesso do Sampaio Corrêa à Série B, tem carta branca para a indicação de reforços.

No total, são 12 jogadores já confirmados e mais três para avaliação. Com os três goleiros (Fabiano, Dida e Nailson) e os zagueiros Carlinhos Rech e Zé Henrique, a base da defesa está garantida. O ataque – com Branco, Val Barreto e Fábio Paulista –, também.

O drama continua no setor de criação. Até agora nenhum jogador foi contratado para o setor mais vital do time. Flamel foi sondado, mas preferiu ficar no Santa Cruz.

———————————————————–

As façanhas de La Pulga

Fã de carteirinha das façanhas geniais do Rei Pelé, começo a ficar incomodado com os recordes e diabruras de Lionel Messi. Onde o mirrado argentino vai parar? Ninguém pode prever, mas é consenso que ele vai longe. Cada vez mais se confirma a opinião de Michel Platini, para quem Messi tem olhar assassino, frio, imperturbável e não se desconcentra nunca do objetivo. Entendo o que o francês quis dizer. Não se observa no atacante do Barcelona nenhum sinal de acomodação ou distração. Ele só pensa em jogar futebol – e sempre em alto nível.

Os locutores espanhóis já esgotaram os adjetivos e superlativos para definir as jogadas de La Pulga Cósmica. A marca de 86 gols na temporada, algo que parecia quase impossível de superar, foi batida neste fim de semana. Falta, ainda, a Messi uma Copa do Mundo para chamar de sua, como Maradona (86), Romário (94) e Zidane (98).

O chato disso tudo é que o próximo Mundial será aqui e o baixinho estará mais afiado ainda. Nunca pensei que chegaria este dia, mas está ficando difícil não compará-lo a Pelé.

(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta terça-feira, 11)

25 comentários em “Um desafio chamado Série B

  1. Saiu no blog Terceiro Tempo, do Milton Neves:

    ========================================
    PRESIDENTE DO BOTAFOGO REVELA PENHORA DAS COTAS DE TV DOS GRANDE DE RIO E SP

    “Os quatro grandes do Rio e de São Paulo tiveram todas as rendas de TV penhoradas por conta de dívidas com a Receita Federal”. A afirmação é do presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, neste sábado, em evento festivo, no Engenhão. O dirigente reclama do órgão subordinado ao Ministério da Fazenda e pede para que a penhora não seja de 100%, o que impossibilitará a saúde financeira dos clubes em 2013.

    “Está muito difícil. Os quatro grandes do Rio e de São Paulo tiveram todas as rendas de TV penhoradas por conta de dívidas com a Receita Federal. Não digo que não devemos pagar, mas é preciso fazer um acordo como existe com o TRT [Tribunal Regional do Trabalho], que, através do Ato, recolhe 20% de qualquer renda. A Receita tem de rever isso, os clubes se tornarão inviáveis no ano que vem”, reclamou à Rádio Globo.
    =========================================

    É bom Remo e Paysandu se cuidarem. É questão de tempo para a Receita se voltar para ambos.

    Curtir

  2. As contatações no Paysandu, pelo que observo, estão sendo feitas, da seguinte maneira: Os diretores de futebol, Roger Aguilera e Clodomir Jr, correm atrás de jogadores, fecham com eles e participam ao Lecheva, que deve ter sido orientado a dizer que avalizou tal contratação(E ele que não diga..)… Aí, mais tarde, querem que um bom técnico dê jeito, nas besteiras que eles fizeram, no início dos trabalhos…Será que não aprendem…?

    – Pablo, Thiago Costa, Héliton e mais alguns, tem que ser emprestados para outros times…

    – Héliton, já deveria ter seu contrato rescindido, até, pela pouca produção no Papão, mostrando que o Remo estava certo quando vendeu esse jogador ao bicolor Paraense. Aliás, ele conseguiu ser reserva nesses 2 jogos amistosos do Paysandu em Macapá… Te dizer…

    Olha a série B, Papãooooooo

    Curtir

  3. – As pessoas vão perceber como esse time do Santa Cruz, é mal treinado e sobrevive e jogadas individuais de alguns bons jogadores que esse time possui, só agora. Na segundinha e na 1ª fase do Parazão 2013, nos outros times não tinha bons técnicos, logo, era igual ao futebol pelada, que o times que mais se destacam são os que tem melhores jogadores, por isso, Santa Cruz e Paragominas se classificaram.
    – Agora, não, o Remo, por exemplo, faz um bom planejamento(pelo menos é o que parece), tem um bom técnico e, pode conseguir, nesse ano, a mais fácil vaga para a série D, de todos os tempos. Anotem.

    – Futebol Pelada, mandam os bons jogadores, mas no Profissional, manda principalmente, um bom técnico e isso, hoje, apenas o Remo, tem. Aguardem para conferir..

    – Aliás, até quando o Parauapebas, com toda estrutura que tem, vai insistir com o Samuel Cândido, para subir à elite do futebol Paraense? Já são 3 anos e 3 fracassos…. Eu hein… Uma dica: No próximo ano, contratem Arthur Oliveira, que estarão na elite, fácil, fácil…Aliás, tinha falado isso, quando contrataram o Samuel Cândido, pela 1ª vez. Está gravado aqui no blog… Incompetência, amigos, é isso…

    É a minha opinião.

    Curtir

  4. Até a bola começar a rolar Paragominas e Santa Cruz são favoritos a vaga a série D na minha opinião. Para a série B o Payssandú tem que reformular quase todo o elenco e Vandick deverá fazer conrtatações acima da média esperada.

    Curtir

  5. Cláudio, o que lhe dá garantias que o Remo está no caminho certo e com um bom planejamento? Só pelo fato do treinador ser cearense? Geralmente, contratações em carradas é sinônimo dedesespero e quase nunca dá certo.

    Curtir

  6. Aos jogadores que se foram boa sorte cada um tem que procurar o que é melhor para si, acho que o Paysandú está perdendo tempo em termos de contratação, gosto do Lecheva e quero ver o que ele pode fazer no Parazão, uma coisa é certa se perder o RexPa vai ser trocado imediatamente! agora se ganhar… e ainda for campeão…sei não!

    Curtir

  7. Amigo Cláudio, soube por algumas pessoas que o Volante Endy, que passa por períodos de teste no Baenão, anda comendo a bola e pode ser um dos contratados do Remo. Thiago Potiguar, Bismarck (nunca ouvi falar), Edilsinho (Do Vilhena) e Thiaguinho (que Já passou pelo Remo e está no Ceará) seriam contratados para a meiuca. E que Reis estaria de volta. Procede, querido?

    Curtir

  8. Acácio,concordo com seu comentário, referente ao post 11.

    Bem que os diretores do paysandu poderiam buscar o lateral-esquerdo,Carlinhos,do Icasa. Além dele,o meia Rubinho,do Luverdense, e o atacante Jóbson,mesmo com todas as suas doidices ,mas o cara joga boa.

    Curtir

  9. AmigoThiago, o Edilsinho já foi contratado. Thiago Potyguar e Bismarck(ex Icasa e que foi levado pelo seu empresário para um período de testes no SP, que não mostrou interesse no jogador, que a partir de 01/01/2013 estará liberado) acredito, na minha opinião, que já estão contratados. Kiros, é outro que interessa. Quanto ao meia Thiaguinho, eu desconheço esse interesse do Remo, por ele. Abs.

    Curtir

Deixe uma resposta