Cultura e memória de Baião em documentário

A cidade de Baião e suas memórias, histórias, cheiros e culturas estão retratadas em “Velhos Baionaras, Tesouros Vivos”, documentário de Stéfano Paixão contemplado pela Bolsa de Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística 2012 do Instituto de Artes do Pará (IAP), que realiza sua estreia na próxima quinta-feira (13), às 19h, na sede do IAP localizada ao lado da Basílica, a entrada será franca.
O documentário é um recorte poético-visual da memória afetiva e popular da cidade de Baião, no Pará, através de depoimentos daqueles que muito já contribuíram ou ainda contribuem para a construção da identidade local. A obra celebra os 318 anos desta cidade localizada na região do Baixo Tocantins, através da beleza, emoção, dor, esperança e leveza das cinco biografias escolhidas para contar a historia popular de um povo ímpar.
Stéfano Paixão, assistente social e ator, assina a direção e argumento do documentário e se diz acima de tudo um baionense apaixonado. “Este documentário pode proporcionar um outro olhar sobre a cultura popular de Baião para o seu próprio povo, para que ele possa se reconhecer, encantar e valorizar sua própria cultura. É uma chamada sobre para onde estamos levando a cultura baionara”, afirma.
Os personagens retratados no documentário já tiveram suas histórias encenadas no espetáculo teatral Contadores Aluados e sua Carroça de Estrelas, com direção do próprio Stéfano, que realizou temporadas nas cidades de Baião, Belém e foi premiado no Festival Estudantil de Teatro de Belo Horizonte (Feto) em 2011. “Este documentário é um desdobramento do espetáculo. Estou muito feliz em realizar estas homenagens à cultura de Baião”, ressalta o diretor.
Preparem seus corações que a grandeza do povo baionara pede passagem para mostrar seu esplendor.
SERVIÇO: Documentário “Velhos Baionaras, Tesouros Vivos”. Estreia no dia 13 de dezembro, às 19h, no Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 296, Nazaré – ao lado da Basílica). Entrada franca. Informações: 8292-8567 | 8084-4766
 
CartazFICHA TÉCNICA:
Direção e Argumento: Stéfano Paixão
Roteiro, Etnografia, Assistência de Direção e Design Gráfico: Carlos Vera Cruz
Direção de Fotografia: Weslley Braun.
Direção de Arte: Fabrício Souzsa
Som Direto: Lucas Eugênio
Trilha Sonora: Rafael Barros
Login: Caroline Araújo
Still: Silvana Ranieri
Imagens Círio de São Raimundo Nonato: Pedro Tobias
Montagem: Rodolfo Mendonça
Produção Executiva: Dario Jaime
Assistência de Produção: Tati Brito e Sacha Gomes
Assessoria de Imprensa: Leandro Oliveira

4 comentários em “Cultura e memória de Baião em documentário

Deixe uma resposta