Placar e a polêmica do prêmio para Neymar

Por Sérgio Xavier

Resolver entregar uma Bola de Prata especial hors concours para Neymar é uma decisão arriscada. Primeiro porque estamos, de uma certa forma, colocando Pelé e Neymar na mesma cumbuca. O primeiro recebeu a honraria já tricampeão do mundo, com mil gols nas costas, absolutamente consagrado. Neymar mal saiu das fraldas da glória. Está apenas começando. Segundo porque Placar pode, em breve, passar vexame se o hors-coucours Neymar não corresponder com suas atuações e se tornar um jogador mais convencional.

Por que estão assumir tamanho risco? A resposta pode parecer simplória, só que é a pura verdade: achamos que era o certo. hors councours significa fora de concurso. Alguém que, por estar numa outra dimensão, não pode competir com os normais. Mesmo imberbe, Neymar ganhou as duas últimas Bolas de Ouro da Placar com uma facilidade avassaladora. Neymar não venceu o troféu da CBF pelas características daquele prêmio. Lá os eleitores votam no jogador que acreditam ter feito a diferença no campeonato. Alguns votam no que jogou melhor, outros no mais decisivo. Para a maioria, faz diferença o sujeito ter levantado a taça. Assim Fred levou o caneco 2012 e Neymar não.

Na Bola de Prata é diferente. Nota a nota, jogo a jogo, prêmio de regularidade. Vence o melhor jogador, não o melhor jogador do time campeão. Não há julgamento de valores, cada prêmio tem a sua característica. E, pela característica do prêmio da Placar, Neymar é imbatível. Há três anos, é quase sempre a melhor nota de seu jogo. Tenha o Santos vencido ou perdido. Ele procura o jogo, não se acomoda na beirada do campo. Combina inteligência, habilidade e velocidade. Não será campeão sempre, futebol é um jogo coletivo, bem sabemos. Pelo sistema de pontuação da Placar, Neymar ganhará todas as Bolas de Prata e de Ouro. Mesmo que seu time seja rebaixado.

Com Neymar em campo, o prêmio ficaria tão previsível quanto na Era de Pelé. Neymar não é definitivamente Pelé. Precisa comer muito, mas muito feijão para chegar chegar perto do Rei. Só que a facilidade para passar por cima dos adverários de prêmio é semelhante. Por isso ele recebe a bola hors coucours.

15 comentários em “Placar e a polêmica do prêmio para Neymar

  1. Talvez jamais chegue aos pés do Pelé. Mas hoje é disparado o melhor jogador brasileiro no mundo.

    O Fred realmente andou decidindo para o Flu, fez o o que se espera de um atacante como ele.

    Mas pra mim o Ronaldinho caiu como uma luva no Galo e o Bernard joga muito.

    Mas não concordo com o amigo do texto sobre o Neymar, ele pode ganhar até 10 BP se não fizer o que fez Pelé, isto será só um record batido.

    Ou vcs acham que Klose fazendo mais 2 gols na copa será melhor que os seus antecessores no record?

    Vcs acham que pelo fato de Messi ter quebrado o record de gols do Pelé já o faz melhor.

    Na Formula 1 o MS é o recordista de titulos, mas com certeza não supera Senna e uns dois mais.

    Record foi feito pra ser quebrado, mas nem sempre quem bater será o maior da história.

    Curtir

  2. O del Bosque, tecnico espanhol, disse que o Neymar precisa jogar na Europa, pra ver se nao acontece o mesmo que houve com Robinho. Sei nao, mas soa a profecia…

    Curtir

  3. Pra quem não sabe, a carreira do Neymar é gerenciada pelo Ronaldo Fenômeno, que despeja rios de dinheiro nos meios de comunicação para comprar essa unanimidade burra em torno do atleta. Nada desta paixão que os programas esportivos demonstram por ele é gratuita. Tudo é mera propagando, regada com muita grana vinda dos inúmeros patrocinadores do jogador, que agora fizeram dele “hors-concours”, inventaram que é tão superior aos outros que nem precisa entrar no concurso, quando todos sabemos ser apenas um novo Robinho, ou um novo Diego, que se destaca aqui apenas pelo baixo nível do futebol brasileiro e lá fora será somente mais um. Triste de um futebol que, por não ter mais craques, precisa fabricá-los desta forma, e por um pseudo marketeiro, como Ronaldo Fenômeno.

    Curtir

  4. Na minha visão,o Neymar é um excelente jogador,possui grande potencial,pode e deverá evoluir,mas que a imprensa força a barra,isso é indiscutível…

    Meu Caro Rodrigo,hoje,Futebol é puro negócio,elementar.

    Curtir

  5. O Neimar é o jogador mais qualificado dos que se encontram em atividade no Brasil atualmente. Mas, retirá-lo antecipadamente da disputa com os demais porque seu desempenho será sempre melhor do que o desempenho dos outros em todos os jogos de que ele participe é um credo que não se sustenta. Aliás, foi desmentido no próprio campeonato nacional de 2012. Aqui mesmo no blog várias vezes se debateu o péssimo desempenho do Neimar em alguns jogos do Brasileirão deste ano. Enfim, este hors concours foi uma clara jogada de Marketing. O Neimar não merecia ter seu talento exposto para contestação da maneira como foi. A boa notícia é que ele tem talento suficiente para superar até estes falsos galardões.

    Curtir

  6. Estava pensando: além da crise de talentos pós 2006, o Brasil ainda foi vítima da perda de muitos talentos e dava pra formar um time muito bom e a seleção foi a que mais perdeu. Sem contar as aposentadorias de Ronaldo, Roberto Carlos, Cafu etc., perdemos, pelos mais diversos motivos, vários jogadores que não vingaram, como Anderson (ex-Grêmio), Lulinha (ambos profissionais aos 16 anos), Diego (ex-Santos), Ganso, Jobson, Adriano (Imperador), Pato e Robinho. É muito talento desperdiçado e dava pra formar um meio de campo e ataque de respeito. Se acontecer o mesmo com Neymar, Lucas e Oscar, será toda uma geração perdida.

    Curtir

  7. Aos amigos do blog que tal um happy hour para nos confraternizarmos em razão das festas de final de ano?

    Favor colocar sugestões.

    Em tempo, este comentário será replicado em alguns posts para melhor divulgação.

    RRamos

    Curtir

  8. Pra mim está difícil, eu moro em João Pessoa, mas tenham um ótimo encontro e desejo a todos um abençoado Natal e um 2013 com muitas realizações positivas na vida de vocês!!!!

    Curtir

Deixe uma resposta