Por Gerson Nogueira
Sem perda de tempo, Edson Gaúcho assumiu o Remo ontem pela manhã e tratou de modificar o time titular logo no primeiro treino. Afinal, Neném Prancha e outros grandes filósofos da bola sempre recomendaram a técnicos estreantes que apliquem o chamado choque de realidade. É a melhor maneira de demonstrar que as coisas realmente mudaram.
Fiel ao seu estilo, Gaúcho observou o rendimento de todos os jogadores do elenco e é provável que lance contra o Penarol uma formação mais ao gosto do torcedor. Veteranos, como Adriano e Ávalos, estão ameaçados. Jogadores mais jovens, como Tiago Cametá, Igor João e Jaime, voltam a ser aproveitados. Esquecidos, como Edu Chiquita e Jamilton, também passam a ter chances.
Na contramão das expectativas de renovação, o novo treinador bateu o pé pela contratação de Mendes, veterano atacante que teve alguns bons momentos no Paissandu e no Águia, mas não confirmou a fama de goleador. Com 34 anos, o jogador acaba reforçando o sub-40 do Remo. É o 12º jogador do elenco com idade acima de 30 anos.
Léo Medeiros, outro reforço anunciado, carrega um problema maior. Lesionado gravemente em março, o meia-armador deve levar algumas semanas para entrar em forma. Uma história que lembra, perigosamente, a do veterano Finazzi, que tinha uma fratura na costela quando foi contratado.
Ao torcedor, porém, importa mais observar a mudança de ânimo imposta pela chegada de Gaúcho ao Evandro Almeida. A troca de técnicos costuma ter um efeito motivador sobre os jogadores e pode produzir algumas transformações.
Acontece que, para tornar o time mais competitivo, o novo técnico não pode repetir equívocos de Flávio Lopes, como a insistência com zagueiros lentos e a fragilidade dos laterais. Mais ainda: terá que operar alguma mágica para tornar o meio-de-campo menos previsível.
Mas foi no campo da disciplina interna que Gaúcho impôs sua marca. Baixou normas rígidas para coibir os atrasos e mandou recados diretos para os “barqueiros”. Não satisfeito, ainda deu pitacos quanto ao melhor palco para o time se apresentar na Série D. Com o desassombro habitual, escolheu o Mangueirão para os jogos e propôs usar o Baenão apenas como local de treinos. Marketing ou não, é uma aposta corajosa.
O Paissandu estabeleceu em R$ 20,00 o ingresso para a estréia na Série, contra o Luverdense, e decidiu transferir o jogo para segunda-feira à noite – caso a CBF confirme hoje, como se espera, o começo da competição.
A troca do sábado pela segunda é para fugir da concorrência com o primeiro fim de semana do veraneio de julho. A definição do valor dos bilhetes atende à febril expectativa da torcida pela primeira apresentação do time de Roberval Davino na competição.
O Corinthians defendeu como nunca e empatou milagrosamente como sempre. Com seis homens plantados na zaga, Tite conseguiu manter a média de dois ou três chutes por jogo, resistiu a uma pressão infernal e saiu da Bombonera pregando a razoabilidade do resultado fora de casa.
De frasistas Tite é que o futebol sobrevive. Enquanto eles formulam as teses mais mirabolantes, seus times se esmeram em estripulias para não tomar gols. Quando calha de aproveitar um contra-ataque, nasce a possibilidade de um golzinho.
Quis o destino desta vez que uma faísca de talento garantisse o empate quase impossível àquela altura da peleja. O iluminado Romarinho, três gols em dois clássicos, saiu do banco para adentrar na história. Balançou as redes após encobrir o goleiro Orion.
De impressionar a fria tranqüilidade para controlar a bola e disparar o arremate final. Característica dos grandes artilheiros, como o atacante que inspirou (em parte) seu nome. A jogada do garoto foi tão admirável que fez esquecer a estratégia de time de várzea que o Corinthians utilizou nesta primeira partida da decisão continental.
Direto do Twitter
“Mais chato que badalação no Romarinho é essa lembrança recorrente da vitória do Paissandu na Argentina. Que adianta o passado com um presente triste?”.
De André Cavalcante, advogado e desportista, repelindo a onda de louvações ao jovem atacante corintiano.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quinta-feira, 28)
Vale a pena mostrar para os mosqueteiros o jogo da volta em 2003. Quanto ao little romario, quem sabe seja um futuro para 2014. Acho que os paulistas serao campeoes nas penalidades.
CurtirCurtir
O que atrapalha o gaucho é esse jeito rude dele, passa a imagem de treinador implicante e não disciplinador.
Era assim mesmo no paysandu, e até os discussos são iguais.
Mas isto não é problema de nós bicolores, mas se servir pra alguma coisa fica aí o alerta.
Ele era pra está treinando o papão na série B, mas……………..
*Gostaria de saber do tuiteiro André por onde anda o São Raimundo?
Pelo que eu saiba de tanto brigarem por ele deixaram a Pantera sem nada pra disputar e rebaixado no parazão.
A lembrança da vitória sobre o Boca sempre despertará dois sentimentos:
Nos invejosos, o do fracasso e da impotencia.
E em nós bicolores a alegria de sabermos que fazemos parte da história do futebol sul americano.
Há, apesar do LOP, estamos em plena atividade.
**Parabéns ao Romarinho e a torcida corintiana, na minha opinião campeã da Libertadores 2012.
CurtirCurtir
Jogador indicado pelo Gaúcho, jamais iria estar com problemas de contusão. Jogador, em Março sofreu uma luxação(nunca antes acontecido com ele), no Guarani-MG, mas já está totalmente recuperado.
Nunca é bom comparar contratações feitas por dirigentes (Finazzi), com contratações feitas por bons técnicos(Leo Medeiros). É muita diferença. Não tem comparação.
Ontem, um comentarista, perguntado se o Mendes poderia jogar com o F.Oliveira, ele disse: ” Impossível” (até ri). Hoje, no Camisa 13, o Gaúcho disse ser plenamente possível essa dupla. Disse mais, que com ele, jogador joga até se tiver 40 anos, desde que ele perceba que ele se cuida. Ele não vai colocar um jogador, só porque é novo, mas que não está bem, em detrimento de um com mais idade, mas que está bem, só porque o garoto é novo…Te contar..
– Ainda do Gaúcho no Camisa 13, perguntado se iria aproveitar a base(aquela velha bobagem) e, ele respondeu: ” Garotos de base, são pra serem colocados aos poucos, como eu fiz no Paysandu.Você monta uma boa equipe e, o jogador de base que entrar, vai entrar bem e jogará a responsabilidade para os mais velhos. Engraçado, já li isso…Te dizer…
– Disse, mais sobre a base: ” Se eu colocar muitos desses garotos para resolver o problema do time, eu não vou resolver e, ainda vou queimar os garotos”. Engraçado, já li sobre isso.. Te dizer..
Palavras de um bom técnico.
CurtirCurtir
Então, amigo Cláudio, como explicar a “excelente” contratação de Sidrailson pelo Paissandu, recomendada por Roberval Davino?
CurtirCurtir
Amigo Claudio, o EG declarou ontem na GE que é torcedor do Paysandu, isso não irá prejudica-lo junto a torcida do sofrenômeno azul? abraço!
CurtirCurtir
Bom Carlos Barreto eu sou torcedor do remo, e acho que isso não influência em coisa alguma, desde que o mesmo faça seu trabalho com competência, e a diretoria dê o suporte pra ele trabalhar bem ele vai fazer o melhor e muitos nem vão lembrar-se do time que ele torce, agora existem outros tipos de torcedores que são os fanáticos que não consegue enxergar o lado profissional de um trabalhador.
CurtirCurtir
Concordo com o amigo Geovany, amigo Carlos. Quando o Davino veio para o Paysandu, falaram a mesma coisa, dizendo ser ele torcedor do Remo. Um bom técnico pode até ter preferência por esse ou por aquele clube, mas nada vai influenciar em seu trabalho profissional. Pode ter certeza. Remo e Paysandu estão bem servidos de técnicos.
É a minha opinião.
CurtirCurtir
Oxalá, os srs. tenham razão nas sábias palavras escritas!
CurtirCurtir
EG que fazer média com a nação bicolor, nada mais, agora deve pensar duas vezes no que diz, numa dessa o SADAM se aborrece e lá vem mordidas.
O estilo de jogo aplicado do Corinthians nunca será elogiado pelos ant-corintianos, ainda mais quando vitória ou expressivos empates aconteçam. A medida que o time avança na competição, as mordidas de línguas são mais iradas. Fazer o que?
CurtirCurtir
Se o passado não tiver valor, que tire do dedo o anel de graduado que hoje usa. Caso tenha.
Te dizer, mas coisa chata é a inveja.
CurtirCurtir
O PASSADO E UMA PARADA!
Esta vitória é eterna do LOBO MALVADO que ontem foi comentada na BAND, FOX, Esporte Interativo, a inveja mata!
CurtirCurtir
E pra sangrar de vez, lembro que sempre será o eterno campeão dos campeões de clubes brasileiros.
CurtirCurtir
Eu quero mesmo é que o papão comece logo a jornada rumo a serie B.
Já tou com muita saudade do meu querido paysandu.
VAMU SUBIR PAPÃÃÃÃÃOOOO!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Inveja doi muito e faz, as vezes, o invejoso matar. Porém se ela fizesse o invejoso se matar, certamente o Andre Cavalcante ja teria se praticado suicidio porque ele tem muita inveja da vitoria do Papão da Amazonia na LA Bonbonera em Taça Libertadores. Vitoria merecida e cinvincente e que não foi em amistoso. Eu não sei a idade desse Andre Cavalcante, mas seja qual for, ele deve ser um daqueles remistas que comemoram até hoje como se fosse uma Conquista de Copa de Mundo, a vitoria por 2×1 do Remo sobre o Flamengo no Maracanã a quase 50 anos trás por lance de pura sorte porque os radialistas antigões daqui que cobriram o jogo falam até hoje que o Mengão deu umas 05 bolas na trave e perderam mais ums 5 gols. . Ele deve ser um dos Remistas iludidos que ficam extasiados quando o Caxiado impõe repetitivamente como a maior glória do mundo a viagem do Remo Para e Europa. Isso concerteza ele não deve achar chato e ainda acredita!!! Agora so para acalmar o coração dele para ele não sucumbir na inveja da vitoria do Paysandu na Bombonera, lembro que esse fato não não é somente lembrado pela nação bicolor mas por muitas pessoas sda imprensa do Brasil e até do mundo os quais reconhecem que ganhar desse time na Bombonera não é para qualquer um. Ontem mesmo o narrador da globo falou do poder do Boca Junior jogando na Bombonera e lembrou que esse time disputou 118 jogos pela libertadores nesse estádio e perdeu apenas 5 jogos um dos dos quais foi para o lobo malvado de Belém. E além do Paysandu so mais 3 clubes brasileiros ( Santos de Pelé) Cruzeiro e Fluminense conseguiram essa façanha pela Libertadores. E olhem que no Brasil tem quase 500 clubes profissionais, muitos dos quais são milionários e poderosos. Esse proprio Corinthias que empatou na sorte la é um exemplo. por tudo isso eu vou dar uma de Caxiado ou viu Andre? : “”Os números não mentem jamais. A vitória do Paysandu na Bonbonera foi histórica, maiuscula e deve ser lembrada para sempre”””
CurtirCurtir
Companheiros, vocês disseram tudo. A inveja mata.
Quero lembrar ao sujeito que, dos times que ganharam o Boca na Bonbonera, o Campeão dos Campeões foi o único que não lhes deu nem o prazer de gritar gol.
Apesar de um presente triste, estamos lutando por um acesso à Série B e não precisaremos disputar seletivo ao paraense do ano que vem.
Perdeu uma grande oportunidade de continuar no ostracismo.
CurtirCurtir
Cotovelo de remista é muito sensível…vive dolorido.
CurtirCurtir
Edilson, também acho que não tem nada a ver esse negócio de ficar reclamando as louvações alheias.
Mas, para sua informação o jogo contra o Flamengo foi transmitido ao vivo para Belém e todos viram que naquele dia o Leão venceu com autoridade, no Maracanã, um time que tinha entre os seus verdadeiros craques ninguém menos do que o Zico. Todo ficaram maravilhados com a inspirada “puxeta” (era assim que se dizia naquela época quando o jogador puxava para seu controle com o lado e dorso do pé uma bola que já ia passando ao seu lado um, dois palmos acima do chão) que o Mesquita (Portuga) tirou da cartola antes de marcar o gol da vitória do Leão.
CurtirCurtir
Cotovelo de remista, é igual a dente PODRE! Só vive doendo, doendo e doendo.kkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Gerson Nogueira,,
Falando em fato repetitivo e chato de verdade mesmo , ontem novamente ouvi noticias sobre o jogo do Paysandu contra o Luverdense que me deixaram indignados se for verdade. A imprensa daqui divulgou que a policia não vai garantir a segurança desse jogo na segunda , alegando que ja tem jogo domingo do Remo, e início de veraneios e deram um monte de deculpas mais. Quando digo que esse fato e repetitivo e chato é porque lembro que ultimamente em jogos do Paysandu, principalmente os de prenuncio de grandes publicos, a policia vem com essa frescura( desculpem a expressão). No jogo pela copa do BRASIL contra o Coritiba, o comando da policia falou a mesma coisa porque eu ouvi a entrevista do comandante da PM. So que a desculpa dele foi que o LOP que disse que seriam so 12 mil ingressos no Mangueirão a venda e depois mudou para 42 mil e para garantir o jogo eles limitaram os ingressos em 32 mil e bicola perdeu muito dinheiro com o anuncio da falta de segurança e com a limitação dos ingressos . Mas agora qual é a deculpa da polícia?? Será um complô contra o bicola??. O jogo é na Curuzu, estadio pequeno e eles não tem condições de fazer segurança???? Eu começo a acreditar que alem desse Andre cavalcante muitas outras pessoas tem inveja do Paysandu e da nação Bicolor. So pode ser, porque quando é jogo do Remo tudo é feito em termos de segurança para facilitar o acesso da torcida. Propaganda, redução de preço de ingresso, apoio da imprensa local e até atitude em obrigar a FPF a mudar o jogos da decisão do Parque do Bacurau para o Mengueirão com apoio total da imprensa e até desse policia que está aí reclamando.
Moral da história: Será que esse comandante geral da PM e remista e integra o “fenomeno azul do Caxiado”???
CurtirCurtir
Infelizmente, Edilson, o problema já é mais ou menos antigo e envolve os dois grandes de Belém. Lembre que a decisão do returno, entre Remo x Águia, teve que ir para o Mangueirão porque a PM disse que não tinha condições de garantir o jogo – veja bem: jogo de uma torcida só. Há algo de esquisito nessas atitudes, parece mais um gesto de acomodação.
CurtirCurtir
Tabela da série C grupo A: início no sábado dia 30/06
Sábado: Madureira x Brasiliense, Sto. André x Chapecoense, tupi x duque de Caxias, Rio branco x Salgueiro,Vila Nova x oeste
Domingo: Sta. Cruz x Guarani, Cuiabá x Icasa, Fortaleza x Águia, Caxias x Macaé . Segunda-feira : Paysandu x Luverdense
Fonte: Leonardo Baran
CurtirCurtir
O Baran é Vascaíno..gente boa…a informacao procede entao…rs rs rs
CurtirCurtir
Se fosse Flamenguista, então….hehe
CurtirCurtir
Lembrete ao Albany Pontes.
Não esquecer de contratar os jogadores: Dema, Belterra, Edil e Ageu, para compor o sub-40 do Remo, com certeza serião mais proveitosos que estas perebas que estão no Baenão.
CurtirCurtir
Romarinho já é esperança para 2014, pois aparenta ser um artilheiro nato. Tomará !
CurtirCurtir
E Heleno, pelo menos não parece pipocar em jogos decisivos como o Leandro Damião!
CurtirCurtir
Para o Sr. advogado
Esse presente não é eterno, nada é eterno, Eterno só Deus.
Porém fique certo de uma coisa. Essa vitória do Paysandu lá dentro da bombonera vai permanecer por muitos e muitos anos na lembrança do futebol.
Não do futebol brasileiro: não do futebol argentino, mas do futebol do MUNDO.
CurtirCurtir
STJD ACABA DE LIBERAR COMEÇO DA SÉRIE C.DOCUMENTO ENVIADO A CBF,BORA PAPÃOOOOOOOOO!
CurtirCurtir
Sidraílson estava bem, amigo Gerson, tanto que fizeram de tudo pra ele ficar, segundo um dirigente no Twitter, mas o jogador quis ir embora.
CurtirCurtir
Engraçado como palavra de dirigente no Twitter vale e para indicar contratação de jogador, não. Camarada, o jogador chegou lesionado e o departamento médico previa pelo menos 20 dias para que ele voltasse a treinar. Até teria dado tempo devido ao atraso da competição, mas não é o recomendável, sabemos disso.
CurtirCurtir
Mas da gosto de ver como torcedor é conformado com “mereca”.
CurtirCurtir
Caro Gerson .
Não entendo e até entendo, na verdade, o seu comentário desairoso com relação ao Corinthians, pois, afinal, não é fácil torcer por um time que só tem arrancada e jamais mostra competencia para chegar a uma final.O Corinthians tem o melhor sistema defensivo do mundo e sempre vemos três jogadores onde a bola está e quando pode, faz gols, como fez contra o louvado Santos de Neymar.Aliás, quanto a este, reconheço que é um jogador ágil e de muita habilidade, que, no entanto, está ficando manjado pelos zagueiros de melhor técnica, que jamais entram nele precipitadamente e por não agirem assim deixam-no sem opção para os dribles.O Corinthians é um belo time, sem grandes estrelas, mas com um pulmão e um coração admiráveis.Quem dera o Botafogo fosse assim, hein?
CurtirCurtir
Questão de opinião e bom gosto, camarada. Sempre preferi ver em ação times mais corajosos. Tenho dúvidas quanto a este “melhor sistema defensivo do mundo”, mas é a prova evidente da modéstia corintiana rss, até porque você deixou de fora a modesta zaga do Chelsea. Se você prefere ver isso apenas sob o ponto de vista de pinimba clubística, tudo bem. Mas não analiso os finalistas da Libertadores comparando com o meu Botafogo, que realmente está muito abaixo disso. De qualquer forma, parabéns pelo empate.
CurtirCurtir
Não sei porque a PM não libera a cuuuruzú pro paysandú jogar na segunda, só vai aparecer uns 3 mil torcedores mesmo! Parece inveja da PM, não querer que o paysandú iguale o público do águia que joga domingo.
CurtirCurtir
O Boca pode ter um time envelhecido como todos sabem, mais ainda merece respeito! Além disso, o clube argentino sabe como ninguém a importancia dessa competição continental, o Boca pode ate ser derrotado pelo Corinthians em São Paulo, mais com certeza não será fácil para o time do parque São Jorge conseguir esse título dos argentinos que estão acostumados a ganhar esse título fora de seu país.
CurtirCurtir