O STJD decidiu, na tarde desta quarta-feira, suspender o início dos campeonatos das Séries C e D, que estava marcado para o próximo fim de semana. O tribunal adiou o começo das competições até que sejam resolvidas as pendências provocadas por liminares na Justiça Comum. Em função do adiamento, a CBF comunicará a situação à Fifa, que deve determinar punições aos clubes que descumpriram as normas da entidade. Paissandu, Águia e Remo ganham pelo menos uma semana para se prepararem para as competições.
Quero acreditar, Gerson e amigos, que a CBF e o STJD vão tratar de dar um basta a essas liminares e, tanto o Brasil como o Treze, deverão ser duramente penalizados.
– Agora, era tudo que Remo e Paysandu queriam. Pior para o Águia, que já estava pronto.
CurtirCurtir
Concordo com Cláudio com a punição aos clubes acima citados, mas também o retorno do Rio Branco que logo depois foi substituído pelo Luverdense, trouxe ou não trouxe prejuízos ao Paysandú, que naquela altura precisava apenas de uma vitória simples sobre o Rio Branco para retornar a série B?
Não entendi o “acordo” CBR e Rio Branco. Com a retirada da ação o Rio Branco ganhou de volta a vaga na série C e por outro lado o Araguaina que perdeu todos os jogos menos um contra o Águia, ainda tem cara de pau de pleitear vaga na série C se em campo foi um fiasco? É ruim!
CurtirCurtir
Ufa…meu bolso tambem dah uma respirada…he he he …….
CurtirCurtir
Após toda esta confusão de liminares,fizeram a melhor escolha,pois resovlem-se estes problemas juduciais antes de a competição começar,e além do mais,evitam o que ocorreu no ano passado na série C,que foi uma vergonha … O Paysandu precisa de mais um lateral esquerdo…
CurtirCurtir
Adiantou tentar esconder?
CurtirCurtir
Penso que a incompetência da CBF não tem fim! Gerir 60 clubes sem confusão, 20 da C e 40 da D. Tudo começou quando a CBF permitiu o retorno do Rio Branco, agora segura!
CurtirCurtir
Ops,Resolvem-se…. Cláudio,não sei não,mas creio que tanto Brasil-RS quanto Treze-PB podem sim,ganhar esta pendência judicial,e por hora,o Treze-PB está garantido na série C,já o Brasil-RS irá até às últimas consequências a fim de conquistar esta vaga…
CurtirCurtir
Vale dizer que até o Araguaína pode entrar nesta parada,esperemos o transcorrer dos acontecimentos….
CurtirCurtir
Penso ser muito difícil, amigo Charles, o mais provável é que sejam suspensos pela FIFA. anote.
CurtirCurtir
Entendo que a CBF está aprendendo a lição. Fez o que deixou de fazer no ano passado, tendo sido imprudente em não suspender a competição antes do desenlace final no caso Rio Branco. Trouxe prejuízos financeiros aos clubes especialmente a América de Natal e Paysandu que gastaram o que não podiam para deslocamento inútil até a capital acriana. Este ano, como é ela que paga a conta vai esperar decisão final de mérito. Como diz o adágio: “pimenta nos olhos dos outros é refresco.” A CBF foi em 2011 autoritária, inicialmente indo contra a decisão do STJD que liminarmente eliminou o Rio Branco por ter procurado a Justiça Comum antes da desportiva. A prudência pedia a suspensão da série C em 2011 também. Por outro lado, é perfeitamente legal e constitucional, ir até justiça comum quando se esgotar recursos na esfera administrativa, como é o caso do Treze e Brasil de Pelotas. O que não é permitido pela CBF e Fifa é utilizar a justiça comum antes de esgotada a esfera administrativa, todos dois entraram primeiramente na justiça desportiva. NINGUÉM, mesmo CBF e FIFA, podem impedir que se busque a Justiça comum até as últimas instâncias. Ora, se ano passado que não havia esse processo sucessório e eletivo na CBF, o R.Branco não foi banido das competições, imagine agora. Ela só poderá desfiliar, eliminar sumariamente, se o clube for 1º à justiça comum. Esta é a regra.
Em tempo: Será que a antecipação de grana pela CBF ao América de Natal tem haver com que ela( cbf) causou ao time potiguar no ano passado?Vide post anterior.
CurtirCurtir
Ainda que um clube possa ser injustiçado como o Paysandu já foi um dia, não acho bom a intromissão da Justiça comum.
O certo é a coisa ficar só na esfera desportiva.
Alô Mauricio tá 1X0 pro Flu contra o Boca, estou na torcida pelo pó de arroz. Tá indo pro penal.
CurtirCurtir
Fifa deveria PUNIR Rio Branco .Simples assim.
CurtirCurtir
Com os times que têm, creio que o adiamento é o de menos para Remo e Paysandu. Os dois elencos encontram-se inchados e as diretorias com os nervos à flor da pele.
CurtirCurtir
Acho que os técnicos de Papão e CR gostaram desse adiamento, pois haverá mais uma semana para treinar mais e ajustar os times. Eu acho que, teoricamente, na chave do Papão, os que têm mais chances para atingir a classificação são: Papão, Fortaleza, Santa Cruz. Não vejo, dentre os demais, um favorito à 4a vaga para a 2a fase.
CurtirCurtir
Meus caros, o treze tem grande chance, sim, de ficar na série C. Vejam bem, o Rio Branco antes de esgotar todos os recursos dentro da justiça desportiva, acionou a Justiça comum. Isto não é permitido. Depois a CBF fez um “acordinho” com o Rio Branco, recolocando-o na série C. Uma vergonha para o direito! Daí, o setor jurídico do Treze, observou tal irregularidade, acionou a Justiça Desportiva e perdeu. Depois, sim, Acionou a Justiça Comum, ganha uma liminar. Ou seja, o Direito está do lado do Treze. Qualquer outro comentário apressado, falando de punição ao Galo da Borborema implica em “malhar em ferro frio”!
CurtirCurtir
Não há qualquer previsão para o início das duas séries, a não ser que os times insatisfeitos desistam de seus recursos. Do contrário, com três liminares rolando, deverá haver grande atraso, como no ano passado.
CurtirCurtir
Se nao estou enganado isto ja aconteceu com Remo nao me lembro o ano, a CBF ameacou levar o caso para a FIFA e ai o Remo foi obrigado a retirar a acao da justiva comum sob pena de ficar desfiliado durante dois anos, acredito que a CBF vai fazer o mesmo com os clubes que usaram desse expediente para serem inclusos nas series C e D.
CurtirCurtir
http://esporte.uol.com.br/infografico/2012/05/18/qual-e-a-maior-torcida-do-brasil.htm#comentarios Gerson, os dois titãs lideram disparado uma simples enquete na internet, na frente dos timecos paulistas e cariocas! Como o futebol paraense é maltratado
CurtirCurtir
E quem comprou uma vaguinha ? Como fica a situação ?
CurtirCurtir
Gil, se aquele pedido do Cametá de querer a sua vaga de volta não fosse apenas jogo de cena, este poderia melar de vez o início da série D. Acredito que é jogo de cena, porque a negativa da FPF é a prova final de abuso de poder por parte dela e o Cametá a partir desta decisão recorreria ao STJD com base no artigo 88 do CBJD.Veja o que reza este artigo:
” Art. 88. Conceder-se-á mandado de garantia sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, alguém sofrer violação em seu direito líquido e certo, ou tenha justo receio de sofrê-la por parte de qualquer autoridade desportiva.
Parágrafo único. O prazo para interposição do mandado de garantia extingue-se decorridos vinte dias contados da prática do ato, omissão ou decisão.”
A entrada na FPF 1 dia antes da data do pedido de desistência da vaga, a presteza em enviar para CBF imediatamente na 3ª feira, pois o prazo era a 4ª feira e a presença do presidente da FPF dentro da CBF aguardando para assinar o documento da FPF, seria a tese do abuso de poder. Por outro lado, o direito líquido e certo estaria amparado pelo regulamento do campeonato e art. 10 do Estatuto do Torcedor. Esses são os fatos que nunca foram debatidos. Fica parecendo que a decisão do último dia 18 (6ª feira passada) por parte da FPF, não acatando o pedido do Cametá seria terminativa. O Cametá tem ainda até o dia 06 de junho de 2012 para recorrer ao STJD e melar de vez a série D e não é através da Justiça Comum, como muitos tentam sofismar.
PS: Gil, não deram tempo para o povo de Cametá se maninfestar.
CurtirCurtir
Fica esperando do mesmo jeito que qualquer outro time… e outra, esse lance já deu o que tinha que dar.
CurtirCurtir
Entendo, caro Gerson e amigos do blog, que desde o início o Rio Branco é a maior vítima de toda essa confusão, que começou justamente quando o Ministério Público acreano resolveu pedir à Justiça a interdição da Arena da Floresta.
Ora, a quem o Rio Branco recorreria se o foro original não era o desportivo?
CurtirCurtir
O MP acreano decidiu pela interdição e comunicou à CBF que por sua fez deu conhecimento a seu afiliado.
A este caberia recorrer da decisão da CBF ao STJD e não à Justiça Comum, mas como havia urgência eles tomaram o caminho errado.
Sou pela punição de qualquer clube que antes de esgotadas as vias desportivas apele para a justiça comum.
De vítima o Rio Branco não tem nada. Se tem algum clube prejudicado com essa safadezatoda foi o Paysandu.
Por mim eles deveriam ser sumariamente eliminados e para mim ainda é pouco.
Nesse caso sou Treze desde pequenininho.
CurtirCurtir
Venho lembrando à todos: Leiam ” A ELITIZAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO”
CurtirCurtir
Valeu Ricardo, obrigado pelos esclarecimentos.
CurtirCurtir
O Cametá se realmente entrar nesta briga será o de maior possibilidades de exito, acontece que a informação do Ricardo [e verdadeira, jogo de cena para acalmar a torcida local com um possível procedimento de real interesse.
CurtirCurtir
Aparente procedimento de real interesse fica mais adequado.
CurtirCurtir
FIFA e CONMEBOL acabam de anunciar que o Treze da Paraíba e o Brasil de Pelotas foram eliminados de competições Nacionais e Internacionais. Bem feito. Escapou o CAMETÀ, dessa… viva o Peixoto.
CurtirCurtir
Então pode começat o campeonato como previsto no domingo.
CurtirCurtir
Acredito que sim, amigo Lúcio. Domingo começam as séries, C e D.
CurtirCurtir
Não sei não, Lúcio Vaz! Daquilo que foi possível ouvir no programa da Clube, eis que havia um participante mal educado e mal humorado que gritava com todo o mundo por lá, acho que o negócio vai ficar mais enrolado ainda. É que havia uma ordem judicial amparando os clubes eliminados. E, se for assim mesmo, uma decisão de um órgão constituído de um país soberano não pode ser subjugada por uma ordem de uma entidade privada como é a FIFA. Pelo menos não sem alguma manobra política como se deu no caso das bebidas nos estádios, as quais são sempre mais demoradas.
CurtirCurtir
Prezado Cláudio, anunciaram onde? O estado brasileiro é autônomo e nas decisões de nossa justiça, FIFA e muito menos CONMEMBOL irão interferir. Somente através da CBF e esta, é uma entidade brasileira, poderá pedir a eliminação de clubes que ingressarem ANTES DE ESGOTADO todos os recursos na justiça desportiva. ! E Brasil de Pelotas e 13 da PB esgotaram todas as possibilidades na JD. Portanto, não cabe tal punição. E se a CBF não cumprir o que determina a Justiça Brasileira o Sr. Marins poderá ser preso por desobediência de decisão judicial. Somente com acordos de retirada das ações por parte do 13 e do Brasil de Pelotas ou recurso da CBF na JC que as séries C e D retornariam. Isto é mera ameaça fajuta sem respaldo legal. É igual ao bordão daquela personagem da Praça é nossa: “Vai que cola.” Essas ameaças já aconteceram por aqui… e aceitaram, feitos cordeirinhos.
São outros tempos.
CurtirCurtir
Bem lembrado amigo Antônio. concordo com você.
CurtirCurtir
Você está com a razão Antônio Oliveira. Ocorre que muita gente se arvora a falar o que não entende e começa emitir opinião que muitas vezes não é verdade. Veja o caso do Cametá, por uma boca só dizem que são favas contadas. Não é não, O Cametá tem até o dia 06/06/12 para recorrer no STJD. Mas na minha opinião não irá recorrer e o pedido da vaga foi apenas jogo de cena para se justificarem em Cametá.
CurtirCurtir
Desculpe. Em tempo, amigo Lúcio, séries C e D iniciando no domingo, 03/06. Pra esse domingo dia 27, é claro, não dá mais.
CurtirCurtir
Amigo Cláudio, acho que apelar para a justiça comum complicou a série C e D, podendo ter seu início e acusar paralisação como ano passado. Resta aguardar.
CurtirCurtir
Amigo Ricardo, sou leigo no assunto, apenas repassei o que o Jornalista Welington Campos relatou em seu Twitter. A CBF será comunicada e, essa comunicará aos clubes.
Ouvindo um advogado consagrado do Rio, ele disse que as pessoas confundem as coisas. Clube de futebol NÃO pode em hipótese alguma, entrar na justiça comum. Pelas leis da FIFA(penso ser isso,não recordo). Não tem essa de esgotar a justiça desportiva e depois sim, entrar na justiça comum. Aliás, já tinha lido sobre isso, de vários juristas. Se é verdadeiro ou não, não vou entrar no mérito, não é minha praia.
Quanto ao tempo para início das séries C e D, foi apenas um palpite.
Grande abraço.
CurtirCurtir