CBF é acusada de doping financeiro na Série B

No final do ano passado, Guarani, América-RN e ABC, todos da Série B do Brasileiro, conseguiram antecipações de receitas junto à CBF. O caso chegou agora ao conhecimento de federações de outros Estados que reclamam da medida. A queixa é de que ao ajudar financeiramente o trio, a confederação desequilibrou a Série B. Falam em falta de “fair play financeiro.” Em outras palavras, teria havido “doping financeiro” em favor dos três clubes, já que eles tiveram um reforço de caixa para se preparar, teoricamente levando vantagem sobre os rivais. O Guarani, por exemplo, levantou R$ 600 mil na CBF. Cerca de cinco meses depois, comemorou o vice-campeonato paulista. Já o América-RN foi a sensação da primeira rodada da Segundona. Enfiou 5 a 2 no Goiás e lidera a competição. Assim como o Guarani diante do Paraná Clube, o ABC estreou com empate em um gol fora de casa, no caso com o Ipatinga.

Procurada pelo blog, a CBF informou que só ajudou os clubes que pediram a antecipação. A entidade não ofereceu o auxílio, foi procurada e fez as antecipações porque os times alegaram precisar do dinheiro por conta de problemas financeiros. Diz ainda que trata todas as equipes da mesma forma, mas que não pode antecipar receitas sem que haja pedido. Um presidente de federação, que prefere não se identificar, afirmou que irá pedir explicações da CBF por acreditar que ela estimulou uma concorrência desleal na Série B. Declarou que a entidade deveria ter estipulado uma cota a ser antecipada para todos os participantes. (Por Ricardo Perrone)

3 comentários em “CBF é acusada de doping financeiro na Série B

  1. O América de Natal foi aquele que gastou igualmente ao Paysandu em passagens inúteis para Rio Branco, porém foi até a CBF e garantiu que não cobraria da madrastra mesmo com todo o prejuízo provocado pela CBFem decorrência de não ter paralisado a série C 2011. Coinscidência ou não, subiu para B e recebeu o generoso adiantamento.

  2. Obrigado pela lembrança do amigo Edson. Pô, tava chegando em Sampa com o jogo começando. A caminho do hotel tava agoniado no cel, mas já achando q ia dar Flu. Eis que lá pelas tantas minha cunhada liga pra minha esposa e nos dá a triste notícia. O Boca é meu calo rsrs.. abs!

  3. Pois é Mauricio, o Boca calou 36 mil tricolores no Engenhão
    Mais é vida que segue parceiro..
    Já publiquei no meu twuitter que todo tricolor apartir de hoje não vai querer papo com San Thiágo!

    Agora vou dar um tempinho na net, pra secar o Corinthians.

    *Segundo o plantonista da Clube 690, o São paulo foi recebido a pedradas em Goiás, parece que lá as desorganizadas tomaram conta do pedaço, uma pena!

Deixe uma resposta