Por Gerson Nogueira
Dá para reverter a diferença de três gols? Os desfalques enfraquecem muito o Coritiba? Vânderson joga e Neto fica no banco? Paulo Rafael faz muita falta? Será possível igualar os 40 mil torcedores do jogo do Remo? Lecheva continuará no comando se o Paissandu não se classificar? Tantas perguntas em torno de um jogo que, inicialmente, parecia apenas cumprimento de tabela. Sinal de que há muita esperança pairando no ar.
Há uma semana, depois da goleada no estádio Couto Pereira, tudo fazia crer que a parada estava inapelavelmente decidida em favor dos paranaenses. Poucos ousariam apostar, de verdade, numa reação do Paissandu diante da diferença imposta no primeiro jogo. Afinal, o próprio time saiu de campo cabisbaixo, sorumbático, após o mau resultado.
Alguns elementos, porém, contribuíram para reduzir o peso da responsabilidade e aumentar a carga de confiança da torcida e dos jogadores. O mais notório foi o entrevero entre o meia Harisson e um repórter de rádio curitibano, que mexeu com os brios alvicelestes.
Harisson, diante da incredulidade do radialista, afirmou que a torcida do Paissandu é maior que a do Coritiba e que ajudaria o time a se classificar no Mangueirão. O episódio, reproduzido nas redes sociais, impulsionou a mobilização dos torcedores e deve garantir a presença de um público superior a 30 mil pessoas.
Todo esse entusiasmo não arrefeceu nem mesmo diante das trapalhadas da diretoria, que inventou uma promoção de ingressos a R$ 10,00, recolheu os bilhetes antes do tempo e não cumpriu o prometido de manter o preço mais baixo até 18h de ontem.
Outro fator responsável pela reação da torcida foi, seguramente, o exemplo do maior rival, que levou 40 mil pessoas ao Mangueirão na decisão do returno, no último domingo. O exemplo do vizinho pode ter atiçado ainda mais a torcida Fiel a se manifestar.
Como a torcida está fazendo sua parte, resta ao time de Lecheva corresponder dentro de campo. Mais que obter a vaga, é fundamental que mostre gana e alma. Precisa estar, pelo menos, à altura da esperança cega que move a massa.
A formação desenhada por Lecheva traz Jairinho de volta à lateral e efetiva Harisson no meio-de-campo. Vânderson deve ser mantido e o ataque terá Rafael Oliveira e, provavelmente, Adriano Magrão.
Ainda prefiro Neto ao lado de Billy no meio, com Harisson na armação. No ataque, Potiguar, Rafael Oliveira e Héliton.
O Real Madri sagrou-se campeão espanhol em pleno apogeu de seu maior rival, Barcelona. Os lusos Cristiano Ronaldo e José Mourinho estão nos braços da galera merengue enquanto o brasileiro Kaká, endeusado pela mídia paulistana, não foi sequer lembrado para aquele protocolar encerramento de jogo, os 10 ou 15 minutos que reservas de luxo ganham para ficar em paz com a torcida.
Mourinho não confia e nem quer o brasileiro no elenco. Aturou Kaká porque tem um salário de estrela e não apareceu clube interessado em contratá-lo. As contusões seguidas e a conseqüente dificuldade do meia-armador em arrancar com a bola, sua principal característica, fecharam as portas do Santiago Bernabeu para ele. A saída, honrosa ou não, é apenas questão de dias.
Essa situação dá bem a dimensão do nível atual do futebol brasileiro. Renegado pelo Real, Kaká é apontado por quase todos os técnicos como possível titular da Seleção na Copa de 2014. Valha-nos quem?, perguntaria o implacável Comendador Raymundo Mário Sobral.
Depois de ter sido anunciado com pompa e circunstância como novo homem-forte do futebol alviceleste, logo no começo do returno, o ex-deputado Robgol sumiu e aparentemente não pertence mais ao departamento de futebol do clube. Com as funções esvaziadas pelo próprio presidente Luiz Omar, segundo fontes do próprio clube, o eterno artilheiro perdeu interesse e decidiu sair de cena. O estranho é que não houve qualquer comunicação oficial sobre seu desligamento ou possível licença. Na prática, Robgol não dá as caras na Curuzu há mais de um mês.
(Coluna publicada na edição do Bola/DIÁRIO desta quinta-feira, 03)
Gerson e amigos, penso que o Paysandu tem que ir pra cima, mas com organização. É bom não confundir o jogo de lá, com o daqui. O de lá, o Coxa teve que sair para o jogo, para fazer o resultado, por isso deu brechas lá atrás, no que se beneficiou o Paysandu, aqui, é o inverso, mas jogando com inteligência, com Potyguar onde ele rende mais, no meio e, com Magrão e Rafael Oliveira na frente, as coisas poderão ser bem mais fáceis.
– Quanto ao LOP, é mais do mesmo e, faz isso, inclusive com essa comissão, que para não perder o foco da mídia, acaba se sujeitando as atitudes dele. Tem um membro dessa comissão, que descarta a contratação do Moisés, mas o LOP já está conversando com esse jogador. Pode?
-Parabéns ao Real Madrid, dos amigos Gerson e Icca, pelo título. O Kaká, todos sabemos, joga muito, apenas não está num bom momento.
É a minha opinião.
CurtirCurtir
Vamos láh Papão, todos sabemos que podemos reverter esse resultado ! E jogar com garra, que na arquibancada a Fiel vai dar um show como sempre, é bom lembrar “Ganhamos do Boca na Labombonera, então podemos ganhar do coxa aqui no Mangueirão !
CurtirCurtir
É, mas perderam do boca no mangueirão… : (
CurtirCurtir
Após essa semana de inúmeras trapalhadas ficou claro o real motivo de o Paysandu ainda está na serie C, não possui o mínimo de administração, mesmo que seja para ganhar dinheiro com venda de ingressos.
Mas hoje deixemos isso de lado e vamos pra cima, sem esquecer a defesa. O time não precisa se desesperar desde o início, virando o primeiro tempo vencendo por 1 x 0 ainda está bom. Vamos lá Papão, já superamos situações piores e é isso que a outra torcida não entende.
CurtirCurtir
O torcida pra sofrer, vão ver outra goleada do Coritiba.
Essa onda dos ingressos deve ser o mico do ano.
CurtirCurtir
É incrivel a capacidade que se humano tem de se iludir com manchetes chamativas e frases rocambolescas, o time do paissandu e muito inferior ao do Coritiba e falo isso com tristeza pois prazeroso seria ver o time do norte classificar. A Fiel biclor esta indo a campo não por confiança em sua esquadra e sim por sentir-se desafiada pelo que o fenomeno azul fez no domingo. O maior patrimonio dos times do Pará chama-se torcida e esse e o motivo unico do futebol ainda possuir algum apelo de midia e público nessas plagas Papa Chibé. Achra que o paissandi fara trÊS GOLS e não ira tomar nenhum é propaganda enganosa é engodo e deveria ser evitado, como sempre nesta contenda haverá cobertura competente da imprensa esportiva, campo lotado de torcedores apaixonados e um time paraense mediocre que não honrara as tradições bicolores. Infelizmente será assim o resto é quinquilharia.
CurtirCurtir
De verdade, não acredito que o Papão tire essa diferença, (embora ache que o time vá vencer o jogo) não tem time e nem esquema tático para tal façanha… 😦
Agora se o time jogar com garra e vontade, respeitando a torcida que vai lotar o mangueirão, isso já vai me deixar satisfeito.
o Paisandú sempre sai perdendo, por não ter uma diretoria a altura de sua torcida, mais uma vez essa corja que comanda o clube mostrou seu despreparo e desrespeito com a nação bicolor.
Só o amor ao clube faz a torcida voltar ao estádio (eu não) e é esse amor que não deixa morrer o clube deu as maiores glórias ao futebol paraense!
FORA LOP!!
CurtirCurtir
Acredito na vitória, mas, infelizmente, não na classificação. O time do Paysandu é inferior técnica, tática e fisicamente ao do Coritiba para reverter esta enorme vantagem. O que me faz acreditar que, pelo ‘empurrão’ da torcida, o time consiga vencer, mas com diferença inferior à necessária. Uma pena, pois nossa torcida não merece o que vem passando durante todos esses anos da DINASTIA ALOPRADA E INCOMPETENTE.
CurtirCurtir
Via Sky à partir das 19:30 hs. estarei torcendo, e muito, pelo Papão. Sou aguiano mas agora contra o coxa branca, sou bicolor. Será interessante fazer 1 gol logo no início do jogo. Prá cima deles Papão… Em 03.05.12, Marabá-PA.
CurtirCurtir
Não acredito na classificação mas acredito em uma bela ´vitória do papão que está rumo á serie B esse ano.
CurtirCurtir
Meus amigos, eu que sou normalmente comedido, dessa vez algo me diz que o emocional criado pelo Harisson e repercutido pela FIEL entrará em campo e o Coritiba vai sentir. Pode crer, os cara pálida estão preocupados sim, eu acredito, intuição positiva.
CurtirCurtir
Amigos e baluartes do espaço, liberei várias postagens feitas há pouco sob mesma identificação (187.23.102.50) para que vocês entendam a necessidade de filtrarmos comentários. É extremamente injusto e desonesto, inaceitável mesmo, que alguém entre neste espaço de discussão – que pretendemos democrático – e utilize identidades diferentes para distorcer fatos, instigar brigas e confundir as pessoas. Conto, mais uma vez, com o apoio e a compreensão de todos nesta luta que é de interesse de todos os que acreditam em jogo limpo.
CurtirCurtir
Uma pena Gerson, isso nos deixa triste mas não nos desanima pq sabemos que os bons são a maioria. Sobre o Róbson, é muito, mas muito estranha mesma essa situação.
CurtirCurtir
Seria bom alguem que conheça de informatica verificar de onde é esse IP…
CurtirCurtir
É justamente o que estamos providenciando neste momento, amigo Edmundo. Esse IP e outros endereços que registrei aqui no blog nos últimos meses.
CurtirCurtir
Nobre baionense fico imaginando que se todos da comissão técnica e os jogadores lessem sua coluna, essa ,desse tópico principalmente , muita coisa estaria melhor no Papão.Concordo com suas palavras totalmente em relação ao jogo de logo mais que assistirei via sky .O quase é em relação ao ataque hoje .Acho que Magrão ,se hover jogadas pelos flancos , pode fazer a diferença,seja cabeceando ou fazendo pivô.Coxa vem fechado.
As jogadas deveriam ser pelos flancos para a chegada de quem vem de trás ou cabeceios.Também acho que se o time estiver bem e fizer um gol logo no começo ou dois ainda no primeiro tempo o milagre pode acontecer.
Quanto aos clones ilustre escriba, deveriam responder legalmente por seus atos.Art.5º da CF/88 neles.!
CurtirCurtir
Gerson o Voz da galera da Radio Clube está impestado das ações deste clonador ou clonadores, entre em contato com o administrador de lá que isso vai lhe ajudar.
Como já disse uma vez, participava lá, mas como fui clonado e nada era feito, nunca mais postei nada lá e tão pouco leio as baboseiras que são escritas lá.
Quando o Sr, me disse que alguêm postou um comentário com o meu endereço, fiquei acabrunhado.
Então tomei a providência de mudar minha senha que era PAYSANDU. Pensei o patife sabendo meu email ( que ele pegou deste voz da galera ) é só arriscar uma senha, que no meu caso pra ele ficou fácil de chutar, por eu ser papão.
Agora duvido que isso ocorrerá de novo.
O que pode acontecer é ele fazer o que fez hoje escrever meu nome, e fazendo graça, assim como está fazendo com o patrão do Pr. Carlos. Só que não com o meu email.
CurtirCurtir