“É o melhor time do mundo. Hoje aprendemos a jogar futebol. O Barcelona foi superior, tem jogadores fantásticos. O que vivemos nesse jogo vamos tomar como lição e levar para o Brasil. O Barcelona ensinou como se joga futebol”.
De Neymar, humilde, reconhecendo os méritos do campeão.
Quando os jogadores brasileiros irão parar de chamar os enroladores de “professor”?
O Muricy teve um ano para estudar o Barcelona – agora podemos legitimamente chamá-lo de burro.
A técnica é apredida nas escolinhas. Assim, quando a mídia esportiva vai mudar a denominação de “técnicos” de futebol, para aqueles devem ser exatamente organizadores táticos, de um jogo?
O problema do futebol brasileiro não é “técnico” – nisso nós somos bons – o problema é de tática.
Precisamos de Comissões Táticas (para ganhar jogos, empatar ou perder)- e não de Comissões Técnicas. A técnica, insisto, deve ser assimilada nas escolinhas.
Pelo fim das posições fixas. Isso se tornou medieval.
CurtirCurtir
Me surpreendi com a humildade e amadurecimento do Neymar! Espero que o cacete que o time do SANTOS tomou, deixem muitos times brasileiros ressabiados quando o negócio for jogar futebol de verdade.
CurtirCurtir
Existem Deuses e Santos…
CurtirCurtir
e o Al-Sadd, ainda foi o terceiro…rsrsrs.
CurtirCurtir
Nao foi só o tecnico o responsavel,com excessão do Neymar e do Ganso o time do Santos tem suas limitações,ganhou o melhor e ponto final. Uma pergunta a quem quiser responder.Será que o estilo do Ganso daria certo no futebol europeu?Não falta ao atleta um pouco mais de força fisica e velocidade,para carregar a bola até ao ataque de vez em quando?.Não estou diminuindo o valor do craque paraense,é apenas uma duvida minha.
CurtirCurtir
Amigo Marcelo,sinceramente fiquei desapontado com o nosso PH Ganso. Tem inegáveis qualidades, passe bom e habilidade pro drible, mas como atleta ali da meiúca sua lentidão é impressionante. Talvez num time mais afiado, com outros operários ao lado, possa dar certo, mas nesse Santos só vai aparecer se o adversário for inferior. Neymar, ao contrário, apresenta um repertório melhor e pode vingar como craque.
CurtirCurtir
Tudo bem que o Barcelona tem um time excelente e que, seus jogadores fazem a diferença pelo talento individual. Mais acho que o Santos foi muito abaixo do futebol que ele tem apresentado ultimamente, poderia ser mais ousado e determinado, quem sabe assim, o vexame poderia ser menor.
CurtirCurtir
Não sei por que bater no Santos.Venceu o melhor time .Nada de esculachar o perdedor.O que deve ser assimilado é o que já começou pelo Neymar, um menino ainda de 19 anos, demonstrou que está no caminho certo ao reconhecer as limitações.Nada a ver ele ser apenas um bom jogador.Ele é acima da média.No Brasil tem esses “comentaristas” que se o time vence é bestial e se perde é besta.Neymar foi marcado de um jeito que ninguém no Brasil pensou. Alguém aí saberia dizer como ?O escriba sabe o que digo.Não havia uma marcação NELE , apenas de protocolo mesmo , Puyol.mas o que o técnico Guardiola fez foi EVITAR que a bola chegasse nele.Marcação versátil e constante sob pressão no campo do Santos.A bola não chegando no craque ele nada pode fazer.Concordo que ganso precisa acelerar mais o jogo.Mas no todo O Santos jogou errado.E se alguém , pelo menos um concordar comigo , já fico feliz em saber que não vi o jogo errado tbm.O Murici sabia , até eu sei , que o Barça não tem centroavante fixo que até MESSI FAZ ÁS VEZS de centroavante , portanto ao invés de por 3 zagueiros , deveria jogar com um zagueiro fixo, adiantar o outro , ou os dois para marcar os toques do meio-campo do Barça que vem com a bola , de trás.Assim o Barça tocava a bola com 10 jogadores contra 7,8 do santos.Aí virou passeio, por isso fica-se com a impressão que o time espanhol tem sempre 20 jogadores a mais.Porém o que quero mesmo dizer é que a Bíblia , apóstolo Paulo ensina que se imitarmos o bom , seremos iguais a ele.Não seria a hora de o Brasil parar de ensinar os meninos a marcar e começar a copiar esse estilo , de toques?Hora de nossos “professores” , ensinarem os meninos de 10,11, 12 anos a tocarem a bola .Hora de implantar esse estilo na base.Infelizmente o que vai acontecer é o contrário.
CurtirCurtir
Resultado normal.
Infelizmente o Santos não jogou no primeiro tempo, sendo que a única jogada no primeiro tempo (Neymar recebeu de Ganso) Neymar optou pelo drible ao invés de tocar a bola pra qurm vinha chegando.
Quanto aos críticos de Ganso, creio que este tenha sido o melhor jogador do Santos no torneio. Fala-se muito em Neymar (que é craque sim, mesmo havendo aqueles que dizem que ele é apenas um bom jogador), mas as principais jogadas do time santista sempre, absolutamente sempre (será coincidência?) sairam ou começaram nos pés do paraense.
Quanto a Ganso se criar na europa, creio que seja mais este se criar na europa que Neymar, posto que, taticamente, Ganso é um jogador que preza pelo jogo coletivo e toques de primeira.
CurtirCurtir
Uma observação importante. O jogo de hoje é importante para o futebol brasileiro. Ele nos mostra que devemos voltar as origens (toque e posse de bola) e largar por um tempo o futebol de resultados (vide Corinthias e São Paulo). Mas que isso, ele serve para a Seleção brasileira rever seus conceitos táticos.
CurtirCurtir
É importante ressaltar o papel da “Comissão de Preparação Física” do Barcelona. Não é possível manter aquela atuação – de movimentação constante – sem uma boa preparação física. Sempre tem alguém para receber a bola.
Então, um time de futebol precisa de 3 elementos essenciais:
1 – Boa Comissão Técnica – fundamentos e Escolinha
2 – Boa Comissão Física – e médica
3 – Boa Comissão Tática – para estudar adversários e definir tratamento específico, abordagens.
E, claro, uma boa equipe de dirigentes.
Tudo como no futebol do Pará
CurtirCurtir
Meu primeiro comentário nesse tópico aparece como ” em moderação”.Não sei por que ,mas td bem aguardarei por ele.Mas quero publicar no tópico a tristeza de não ter visto ninguém nem da Globo, muito menos da da Sport tv ter citado o nome do paraense Giovanni, como jogador do Barça , jogador vencedor.CONSEGUIU MUITOS TITULOS E SEMPRE JOGAVA BEM. Cl´ber Machado, casagrande, Caio falaram de Ronaldo Gaucho , de Ronaldo Gordo, de Rivaldo, de Roma´rio, mas parece que esqueceram nosso Giovani.Perseguição pós- carreira será ?Na Sport tv tbm , no troca de passes, falaram nesses jogadores e “esqueceram ” nosso paraense.Te dizer.
CurtirCurtir
Gerson até concordo com vc quanto a lentidão. Mas, Ganso e Neymar também precisam de outros jogadores ao seu lado para poder jogar e para dividir responsabilidade, caso contrário, fica um time de uma nota só.
Para Ganso tenho uma sugestão, o Santos precisa contratar um personal trainador de meio para este jogador – Zico? – seria interessante ele compartilhar idéias com outra pessoa.
CurtirCurtir
Boa observação.
CurtirCurtir
Um amigo meu disse hoje, após o jogo. Se o time do SANTOS, tivesse a defesa do VASCO da GAMA, é o meio campo marcador do CORINTHIANS, talvez tivesse melhor sorte no jogo.
Entendo que o que ele quiz dizer, que o time do SANTOS do meio para tráz e um tremendo PESADELO, concordo com ele! A dupla de ZAGA do SANTOS e bastante velha e lenta, além do lateral esquerdo LÉO, o lateral direito e bastante fraquinho, já a dupla de volantes praticamente não marca ninguém, quanto mais conseguir marcar o MESSI e cia.
Espero que o MURICY, tenha o resultado do jogo como resposta! O disse – que so iria considerar o PEPE GUARDIOLA, como o melhor treinador mundo se o mesmo conseguisse ser campeão com um time brasileiro. Porém o GUARDIOLA, foi campeão mundial encima de um treinador que já foi campeão brasileiro inumeras vezes e nem ficou contando bafo após o jogo.
HUMILDADE E TUDO! Seja onde quer que seja, ou em qualquer lugar do mundo, ou em qualquer modalidade esportiva.
CurtirCurtir
A diferenca e que o Barcelona faz a bola correr, eles nao correm mais de 10 ou 15 metros sem passar a bola, jogam o tempo todo no campo do adversario, com isso correm menos e o desgaste fisico e menor, ficar correndo o tempo todo atras da bola durante + de 70% do jogo, isso irrita o adversario, acaba com o preparo fisico do mesmo, mina psicologicamente os jogadores que nao conseguem tocar na pelota, irritando e fazendo com que o mesmo nao tenha mais forca para reagir e acabam perdendo o interesse pela jogo.
Tele Santana ja dizia: “O mais importante no futebol e o passe” e o Barcelona esta ensinando nos brasileiros a jogar o verdadeiro futebol Arte.
CurtirCurtir
Jaime, a ironia é que nasceu com os gênios do futebol brasileiro esse estilo obsessivo de prender a bola e agredir o adversário sem dó nem piedade. O moderno Barça inspirou-se no próprio Santos de Pelé-Coutinho-Pepe para se transformar nessa máquina de triturar incautos.
CurtirCurtir