STJD vai julgar CRB por suposta armação

O Pleno do STJD julga nesta quinta-feira, às 13h30, o recurso do Campinense contra o Fortaleza a respeito do jogo entre o tricolor cearense e o CRB pela Série C. O Campinense acusa o Fortaleza de haver se beneficiado de um arranjo com o clube alagoano para conseguir marcar os gols que garantiram sua classificação. O caso já foi julgado em primeira instância pela Segunda Comissão do STJD, que decidiu punir o jogador Carlinhos Bala e multar o Fortaleza, sem alterar o resultado da partida. Agora, junta-se o julgamento dos recursos dessa decisão ao pedido de impugnação da partida feito pelo Campinense para apreciação do Pleno.

No primeiro julgamento, o CRB não foi tipificado como réu. Somente o lateral-direito Maizena foi acusado. Ele teria orientado o volante Roberto Lopes, que estava como goleiro, a deixar o Fortaleza fazer gols. Desta vez, porém, o CRB vai a julgamento também, sob acusação de combinar o resultado com os cearenses. As provas causaram a punição à Carlinhos Bala em primeira instância. Imagens do jogo mostram a pressão dos jogadores do Fortaleza em cima de Aloísio Chulapa, atacante do CRB.

O resultado julgamento interessa diretamente a Paissandu, América-RN e Luverdense, que torcem por uma punição ao CRB para se beneficiarem na tabela de classificação do grupo E, que tem a equipe alagoana como líder isolada.

25 comentários em “STJD vai julgar CRB por suposta armação

  1. Caro Gerson e amigos do blog,

    Já postei aqui neste nosso espaço que entendo que este caso é muitíssimo mais grave que do Rio Branco.

    As imagens são chocantes. Há claro ajuste entre os jogadores de ambas as equipes combinando resultado, ou seja, a necessidade de o Fortaleza conquistar mais um gol.

    Isso é contra a ética esportiva. A pena pode variar entre determinar a renovação do jogo (Fortaleza vs CRB) ou até mesmo a exclusão do Fortaleza e do CRB.

    Lamento que o STJD não tenha resolvido essa questão antes.

    Vamos aguardar a decisão da Corte, o que é inadmissivel é manter a decisão de 1a instância que se limitou a punir os jogadores. E os clubes beneficiados? Ficariam polpados?

    Curtir

  2. Nunca tanta visto tanta bagunça no futebol como nesta série C. Nunca tinha visto tanta bagunça no Paissandú como na era LOP.

    Moral da estória: Falta moral nesta história.

    Curtir

  3. Pelo que ouvi no cartaz Esprtivo nao tem nenhuma possibilidade do CRB perder pontos ou ser eliminado da competição.O que pode acontecer seria a anulação do jogo Fortaleza x CRB tendo que ser disputado novamente.Nao vai zerar e nem alterar nada o Grupo E.O julgamento só interessa ao Campinense-PB.

    Curtir

  4. Uma coisa é a opinião de jornalistas distantes em outra capital e outra coisa é um julgamento com novos parametros, com novos entendimentos e com obrigação MORAL perante o meio desportivo.Sei que alguns jornalistas , da RBA são advogados ou bachareis em direito, por isso opinam com conhecimento de causa , mas eles tbm sabem que TUDO pode mudar .No ordenamento juridico é comum mudar-se veredicto e compreensão sobre o bojo de um caso ou assunto quando uma virgula muda de lugar.Nunca se deve afirmar nada antes , somente após acoisa julgada .
    E claro a possibilidade remota de o CRB ser punido existe , até porque serão outros que o julgarão.Quem milita com justiça sabe que o Direito não é uma ciência exata.

    Curtir

  5. E mesmo não concordando em alguns assuntos , amigo Ricardo primeiro, estarei sempre com vc e com qualquer um .Aqui , discordar faz parte , o importante é sermos amigos e cultivarmos a amizade e o respeito.E nessa linha de raciocinio acho que o CRB core risco sim.
    Moralmente o caso é pior do que o RB.Se houver o entendimento sobre isso CRB deveria ser punido até com rebaixamento junto com Fortaleza.Mas é a CBF.Tsc tsc tsc

    Curtir

  6. Depois de tanta bagunça nesta série C prefiro esperar mesmo é pelo o julgamento, se bem que o Pastor Carlos sempre tem acertado seus palpites, principalmente por ficar sempre antenado com as informações.

    Curtir

  7. Generosidade sua amigo Edson.Mas é que esse comportamento anti-ético no desportos tem sido combatido pela FIIFA( embora seja casa de ferreiro e espeto de pau).Moralmente se estivessemos em outro pais com outra cultura CRB E FORTALEZA já teriam sido condenado.Vamos aguardar.
    Como disse aqui o ordenamento juridico não é ciencia exata.Já vi o mesmo caso ter opiniões muito diferentes do mesmo juiz , só por que dormiu e acordou.Imagine se houver a observação MORAL sobre o que significa para o desporto um arranjo de resultado em uma partida de futebol ou de outro esporte.Além disso o amigo Icca tem postado antes de mim sobre isso e concordo com ele em todos os graus.Moralmente essa caso é um acinte contra as regras da DIGNIDADE do futebol.Se encarado de forma sensivel e com acuidade o CRB e o fortaleza serão punidos sim.

    Curtir

  8. Acabo de ver no site do Stjd a pauta deste julgamento e constatei que nao tem nenhum artigo do CBJD que possa punir o CRB,ate porque se o CRB fosse rebaixado ele nao poderia fazer de novo a partida contra o Fortaleza.Infelizmente e isso.A luta do Campinense nesse julgamento será anular a partida e nao punir os clubes.

    Curtir

  9. Isso é típico de timinho, já pegaram duas porradas do CRB e agora querem conseguir uma ajudinha da CBF, assim meu filho até a mucurinha sobe p/ a serie B. Nota: no tapetão claro.

    Curtir

  10. La vem mais merda neste avacalhado compeonato nacional! Coisas do nosso futebol brasileiro.

    Sinceramente, o mais correto a ser feito, seria a interrupção desta fase, para que fosse resolvida essas mazelas envolvendo esses clube mencionados.

    – Na minha opnião, isso não vai dar em nada mais uma vez, e o nosso papão, irá permanecer da mesma forma que está! Te contar…

    Curtir

  11. Engraçado é que se o PAPÃO é timinho que dizer dos demais no norte do PAÍS? Quanto ao CRB não estar tipificado amigo Gabriel já demonstra a IMORALIDADE DO NOSSO futebol.Fortaleza e CRB estão claramente favorecidos e favorecendo um ao outro.No mínimo dá pra se imaginar o que acertaram por trás das cortinas.Mas como eu disse antes, se estivessemos em um pais sério ambos os times seriam punidos.SE as regras dizem que que qualquer torcedor ou órgão quando apela em nome do CLUBE , este será punido, e, casos da esfera esportiva , então por que se um ou mais jogadores do CLUBE praticam atos suspeitos/comprovados de arranjos de resultados ou de “cambalacho’ favorecendo o CLUBE por que o Clube não é punido?Sinceramente o papão se quiser pode se classificar sim, por que o MECÃO vai perder pts , mas que está CHATO , está .

    Curtir

Deixe uma resposta