10 comentários em “Um Brasileirão cada vez mais regional

  1. Esse é o outro lado do campeonato por pontos corridos: sempre se sabe quem vai ser campeão. Desde que foi criado o campeonato por pontos corridos sempre foram quase os mesmo times campeões ou classificados à Libertadores, diferente dos mata-mata quando outros times surpresa apareciam como por exemplo o Bahia campeão em 88 ou o Atlético-PR campeão em 2001.

    Curtir

    1. Esta também é minha bronca em relação ao sistema de pontos corridos: a ausência de surpresas. Ficou um campeonato praticamente previsível. O pior é que tiraram do torcedor a emoção de uma verdadeira final de campeonato.

      Curtir

  2. Espero que um dia esse RiTx saia da CBF, e o que for lhe suceder faça uma reforma nessas divisões do nosso futebol.
    Ex: Aumentar o n° de clubes nas três principais divisões e acabar com essa famigerada 4° divisão.

    Esse palhaço montou 4 divisões, e só deu estrutura pra 1° e uma esmolinha pra 2° e o resto que se vire. Divisões que só serviram pra acabar com times de tradição de certos estados, como a Tuna e o Santa Cruz por ex.

    Curtir

    1. Édson, boa observação sobre o abandono em que se encontram divisões e clubes do nosso futebol. Terceira e quarta divisões não contam com qualquer ajuda da poderosa e bilionária CBF, que só criou os dois campeonatos para fazer marola, tentando se igualar – veja você – às ligas inglesa e espanhola.

      Curtir

  3. Isso era previsível, apesar da resistência de alguns grandes aos pontos corridos, não só pela falta de mata-mata mas principalmente pelo medo de uma queda sem volta pra B. Pergunta agora se eles querem mudar de novo.
    Sobre as divisões, tem timinho tão azarado que é capaz de Paysandu e Fortaleza subirem pra B, guindarem o Santa Cruz e eles ficarem sem D e muito menos C que podem ser extintas.

    Curtir

  4. Vocês, incluindo o escriba mor do blog, estão com saudade do mata mata ou das viradas de mesa? onde qualquer um metido a grande, ia na CBF e forçava a campeonatos com até 98 clubes. Gente, por mais que muitos critiquem, o estatuto do torcedor veio pra moralizar essa avacalhação, que era uma fórmula para cada campeonato brasileiro e time metido a grande, não caia nunca de divisão.Por outro lado, ganham sempre os mesmos com pontos corridos, porque são mais organizados e com maior poder de conseguir patrocínios. Em mais de 50 anos de campeonatos brasileiros as únicas surpresas como campeões foram Bahia, Coritiba, Atlético Paranaense e talvez o Sport do Recife. Ou seja 4 em 50, portanto, é papo furado dizer que mata mata reserva surpresas. Viva o Estatuto do Torcedor e os pontos corridos!

    Curtir

    1. Cada cabeça uma sentença, meu caro. Não sou apóstolo da avacalhação, apenas defendo um sistema misto, com dois turnos em pontos corridos, preservando classificações para o ranking e para efeito de acesso e rebaixamento. Acho, porém, que o campeonato ganharia, sim, em emoção se tivesse uma grande final entre os vencedores de turno. Quem tivesse mais pontos no total jogaria com vantagens de empate. Simples.

      Curtir

  5. Caro Gerson,
    Essa é a nossa velha mania de imitarmos os Europeus, como esses fossem o suprasumo da sabedoria. Agora é interessante pensarmos que o pontos corridos nascem com algumas surpresas no FB. Vejamos:

    1) O Brasil adotou pontos corridos, devido a Europa atuar em pontos corridos e acreditar ser o sistema mais justo;

    2) Se pararmos para fazer a leitura, observamos que os pontos corridos nascem com a vitória do Atlético Paranaense (campeão brasileiro), com as surpresas da Copa do Brasil e com a vitória do Paysandu na Copa dos Campeões. Em outras palavras, vamos mudar a formula, vai que um clube sem a devida expressão ganha o campeonato!

    3)Vivo dizendo e volto a repetir, o Brasil, por ser um país continente, deveria trabalhar o campeonato de maneira semelhante a NBA. Duas grandes ligas (Norte, Nordeste e Centro-Oeste E Sul e Sudeste) os dois primeiros disputariam um play-off de três jogos, sendo o último em campo neutro. Com isso, fariamos o futebol brasileiro crescer em todos os cantos do país além de revelar mais craques.

    Observação: esta proposta três nunca irá acontecer, pois para os Clubes do Sudeste e Sul o melhor e manter a hegemonia.

    Curtir

Deixe uma resposta