Por Jota Ninos, de Santarém
Uma das mais lindas poesias sobre o sentimento de ser pai é sem dúvida a do “poetinha”, o nosso grande Vinícius de Morais (1913-1980). “O filho que eu quero ter”, uma poesia inspiradíssima e que foi musicada por seu parceiro Toquinho, mostra que o sentimento paterno começa lá atrás quando somos filhos e sonhamos em um dia ser pais.
Vinícius retrata a beleza de um sentimento paterno que acompanha o crescimento de seu filho, ainda em sonho, desde seus primeiros passos até o fim de sua vida. A música foi lindamente gravada por Chico Buarque de Hollanda em seu disco Sinal Fechado (1974), já que tendo sido censurado tantas vezes só lhe restou gravar canções de amigos. Com isso ganhamos uma interpretação magnânime de Chico, mostrando um pai que cresce e morre nos braços do “filho que ele quer ter”, mostrando que a vida continua…
Com essa música, homenageio todos os pais, inclusive meu velho Georgios Joannis Ninos, que há 90 anos continua firme e forte entre nós. Acompanhe letra e música neste link do You Tube:
http://www.youtube.com/watch?v=_UlvYM3t76E